Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00961
Acrónimo :
00961
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo fundamental desta u.c. é o de promover entre os estudantes a capacidade para identificar, analisar e debater problemas e procedimentos associados a estratégias metodológicas de tipo comparativo, bem como conceber e aplicar desenhos de pesquisa comparativos a projectos de investigação no campo das políticas públicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


a) aprofundar conhecimentos sobre a fundamentação epistemológica, a diversidade metodológica e os saberes técnicos associados a estratégias de investigação de tipo comparativo; b) avaliar criticamente a articulação entre opções teóricas, objectivos de pesquisa e estratégias técnico-metodológicas em processos de recolha e análise de informação empírica de teor comparativo; c) desenvolver competências para conceber e levar a cabo projectos de investigação que recorram a metodologias comparativas, designadamente através da capacidade para identificar e resolver problemas que surjam nos contextos concretos da sua aplicação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Análise comparativa-histórica em ciência política 2.Lógica científica (questões, estilos de pesquisa, inferência e teoria) 3.Descrição (conceitos, tipologias e indicadores) 4.Unidades de comparação (escolha de casos, comparações no espaço e no tempo) 5.Teoria e Hipóteses 6.Causalidade (processos e mecanismos)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos a) e b) definidos para esta u.c., relativos ao aprofundamento de conhecimentos e avaliação critica de opções metodológicas referidas à utilização do método comparativo concretizam-se ao longo das várias sessões teórico práticas de apresentação pelo docente e debate com os estudantes que compõem o programa da u.c.. O objectivo c) relativo ao desenvolvimento de competências para conceber projetos de investigação de natureza comparativa é aimentado pelas sessões teóricas e particularmente concretizado no trabalho de apresentação e discussão de pesquisas empíricas realizado em sessões seminariais ao longo do semestre.

Avaliação / Assessment


O trabalho pessoal dos estudantes inclui os seguintes elementos com a respetiva ponderação: a) apresentação (em grupo) e discussão na aula de textos seleccionados- 20% b) elaboração de um ensaio individual escrito com a extensão máxima de 25 páginas A4 (espaço 1.5, margens de 3cm)- 80%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os objectivos desta unidade curricular concretizam-se através de sessões teóricas, de tipo seminarial, de orientação tutorial e conferências, bem como pelo trabalho pessoal dos estudantes. Cada estudante deve preparar uma apresentação e discussão em aula sobre textos distribuídos, a qual deve ser precedida pela circulação entre o grupo de um breve sumário e questões propostas para debate.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A organização desta u.c em torno de sessões de tipo teórico-prático e seminarial é consentânea com os objectivos enunciados.O ensino-aprendizagem de competências metodológicas ganha com a utilização sistemática de exemplos e ilustrações, sendo dificilmente compatível- sobretudo a um nível de estudos aprofundado - com a transmissão abstracta de conjuntos de regras e procedimentos metodológicos, de forma apriorística e descontextualizada das práticas concretas de investigação.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Venesson, P., «Case studies and process tracing: theories and practices», Approaches and Methodologies in the Social Sciences Hall, P., ?Aligning Ontology and Methodology in Comparative Research?, em Comparative Historical Analysis in the Social Sciences Rueschemeyer, D., Can one or a few cases yield theoretical gains?, Comparative Historical Analysis in the Social Sciences Mair, P., Concepts and concept formation?, em Approaches and Methodologies in the Social Sciences Schmitter, P., The design of social and political research?, em D. Porta and M. Keating, Approaches and Methodologies in the Social Sciences Skocpol, T., "Sociology's Historical Imagination," and ?Emerging Agendas and Recurrent Strategies in Historical Sociology?, em Theda Skocpol, ed., Vision and Method in Historical Sociology Ragin, C., The Comparative Method. Mahoney, J., D. Rueschemeyer, Comparative Historical Analysis: Achievements and Agendas,? Com-parative Historical Analysis in the Social Sciences.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tilly, Charles (1984), Big structures, large processes, huge comparisons, New York, Russell Sage Foundation. Smelser, Neil, Comparative Methods in the Social Sciences, Englewood Cliffs NJ, Prentice-Hall. Sartori, G. e Leonardo Morlino (1991) La Comparación en las Ciencias Sociales, Madrid, Alianza Editorial. Smelser, Neil, (1995) ?Reflections on the Methodology of comparative studies? Fiesole (non-published conference paper). Lijphart, Arend (1971) "Comparative Politics and Comparative Method", American Political Science Review, 65,3. Kennett, Patricia A. (ed.) (2013), A Handbook of Comparative Social Polilcy, Cheltenham (UK), Edward Edgar Publishing. Gupta, Kuhika (2012), ?Comparative Public Policy: Using the Comparative Method to Advance Our Understanding of the Policy Process?, The Policy Studies Journal, 40(S1), pp. 11-26. Mares, I., The Politics of Social Risk. Business and Welfare-State Development Martin, C., D. Swank, The Political Construction of Business Interests. Coordination, Growth and Equality Grzymalla-Busse, A., Nations Under God. How churches use Moral Authority to Influence Policy Capoccia, G., Defending democracy. Reactions to Extremism in Interwar Europe Shola Orloff, A., The Politics of Pensions. A comparative analysis of Britain, Cana-da, and the United States Mahoney, J., «Strategies of causal assessment in comparative historical analysis», in Comparative Historical Analysis in the Social Sciences Capoccia, G., D. Ziblatt, ?The Historical Turn in Democratization Studies, Comparative Political Studies, 2010.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16