Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00964
Acrónimo :
00964
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
430.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Aprender a conceber um projeto de investigação e a formular uma proposta de tese segundo os requisitos do doutoramento em Políticas Públicas. a)desenvolver aptidões para conceber e desenvolver um projecto de tese em políticas públicas de qualidade e respeitando os princípios da ética; b)elaborar uma proposta de tese em políticas públicas que contribua para o avanço do conhecimento sobre políticas públicas, usando ferramentas teóricas e metodológicas adequadas e com qualidade para publicação; c)desenvolver competências para a análise e desenho de políticas públicas. No final do ano, o aluno deverá produzir uma proposta de tese em políticas públicas, incluindo a definição do problema, as hipóteses, a revisão de literatura, a metodologia e a bibliografia, de acordo com o esquema previsto nos formulários de concursos para atribuição de bolsas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Produzir uma proposta de tese em políticas públicas, incluindo a definição do problema, as hipóteses, a revisão de literatura, a metodologia e a bibliografia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Após duas sessões iniciais, os tópicos do programa serão abordados no contexto da apresentação e discussão dos trabalhos nas sessões do seminário de projeto. Parte I - Introdução aos métodos de investigação 1-Definições básicas sobre investigação científica, problemas de investigação. O processo de investigação. 2-Métodos de investigação científica: quantitativos e qualitativos. Ética. Conceitos básicos, modelos e tipos de análise. 3- Como fazer uma revisão de literatura e o estado da arte. O plágio. 4- Como conceber um projeto de investigação. Parte II-Projeto de Investigação 5-Como conceber e escrever a proposta de tese de doutoramento. Que métodos escolher? Como escolher o orientador. Elementos da proposta: Objetivo/Problema de investigação; Contextualização/Estado da Arte/Revisão de literatura; Objetivos específicos / Modelos de análise/Hipóteses; Referências Empíricas/ campo de observação; Metodologia/Plano de investigação/Cronograma; Disseminação/Publicação; Bibliografia.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular é eminentemente prática. Os alunos debatem questões à medida que o professor apresenta os conteúdos básicos. As aulas supõem uma interação permanente, e para além das aulas, está prevista a interação individual com o professor de modo de discutir de forma personalizada a ideia e projeto de tese.

Avaliação / Assessment


A unidade curricular é anual. A avaliação incide sobre a participação, incluindo presença nas aulas a participação no seminário de projeto (20%), sobre a problematização do tema escolhido para a tese (10%) e sobre o trabalho escrito segundo o modelo FCT (70%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As sessões incluem uma parte expositiva mas implicam interação permanente com os alunos. Espera-se que os alunos participem ativamente partilhando as suas experiências, colocando dúvidas de forma tal que o grupo comece a construir de forma conjunta os projetos de tese. Os alunos devem realizar durante o segundo semestre uma apresentação oral do projeto de tese, com o fim de receber comentários da professora e dos colegas. O trabalho final será uma versão aperfeiçoada da apresentação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino adequa-se aos objetivos na medida em que as exposições orais incidem sobre casos concretos e com recurso a muitos exemplos, permitindo assim que os alunos percebam mais claramente todos os aspectos relacionados com o objetivo final de elaborar uma proposta de tese em politicas públicas.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rodrigues, M. L. e Silva, P. A. (org.) (2013), Políticas públicas para a Reforma do Estado, Coimbra, Almedina. (no prelo) Rodrigues, M. L. e Silva, P. A. (org.) (2012), Politicas Públicas em Portugal, Lisboa, INCM. Rodrigues, M. L. (org.) (2013), Exercícios de Análise de Políticas Públicas, Lisboa, INCM. (no prelo); Wong, Paul ?How to Write a Research Proposal? http://www.meaning.ca/archives/archive/art_how_to_write_P_Wong.htm Becker, Howard (1986) Writing for Social Scientists. How to start and finish your Thesis, Book or Article, University of Chicago Press: Chicago. Becker, Howard S. (1998), Tricks of the Trade. How to Think about Your Research While You're Doing It, University of Chicago Press: Chicago. Anderson, James (2006) Public Policymaking. An Introduction, Wadsworth Cengage Learning: Boston.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Young, Foin and Quinn, Lisa (2002) ?Writing Effective Public Policy Papers: A Guide to Policy Advisers in Central and Eastern Europe? Yin, Robert (2008), Case Study Research: Design and Methods (Applied Social Research Methods) Fourth Edition, Sage: Los Angeles. Smith, Catherine (2010) Writing Public Policy. A practical guide to communicating in the policy making process, Oxford University Press: New York, pp. 31-59. Schutt, Russell (2009) Investigating the Social World: The Process and Practice of Research, Sixth Edition, Pine Forge Press: Thousand Oaks. Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (orgs.) (1986), Metodologia das Ciências Sociais, Edições Afrontamento: Porto. Quivy and Van Campenhoudt (2005), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. http://ic.daad.de/accra/download/How_to_write_a_research_proposal.pdf Olk, Harald (2003) ?How to write a research proposal? Munger, Michael (2000) Analysing Policy. Choices, conflicts and practices, WWNorton Company, New York, pp 3-29. Moran, Michael, Rein, Martin and Goodin, Robert (2008) The Oxford Handbook of Public Policy, Oxford University Press: Oxford. Miller, Gerald and Yang, Kaifeng (2008) Handbook of Research Methods in Public Administration, Taylor and Francis Group: Boca Raton. Kraft, Michael and Scott Furlong (2010) Public Policy. Politics, Analysis and Alternatives, pp. 2-29. Kingdon, James (2003) Agendas, Alternatives and Public Policies, Longman: New York, pp. 231- 244 (Appendix on Methods). http://www.soc.napier.ac.uk/~hazelh/diss/diss_outline.htm Hall, Hazel (2010) ?Dissertation/Project Hints: Proposal Writing? Fowler, Floyd (2009) Survey Research Methods, Fourth Edition, Sage: Thousand Oaks. http://faculty.smu.edu/jhollifi/Modern%20Political%20Analysis.pdf Dahl, Robert (1991) Modern Political Analysis, Fifth Edition, Eglewood Press: Prentice Hall, pp 1-12. Bardach, Eugene (2009) A practical guide for Policy Analysis. The eightfold path to more effective problem solving, CQPress: Washington DC, pp.1-64 (Part I). Babbie (1990), Survey Research Methods, Belmont, Wadsworth Publishing Company.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16