Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00967
Acrónimo :
00967
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
120.0
Aula Teórica (T) :
24.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
36.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
28.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
88.0h/sem
Trabalho Autónomo :
2912.0
Horas de Trabalho Total :
3000.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aprovação em todas as unidades curriculares do curso doutoral (ou dispensa da frequência e aprovação no curso doutoral) e aprovação do projecto de investigação em Políticas Públicas, de acordo com as normas regulamentares.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral desta unidade curricular é acompanhar e apoiar os alunos no desenvolvimento de um projeto de investigação, tendo em vista a redação da tese de doutoramento em Políticas Públicas. No final do ano os alunos deverão ter redigido dois capítulos da tese de doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período dedicado à investigação conducente à elaboração da tese de doutoramento, os alunos devem demonstrar capacidade para: a)Elaborar uma profunda revisão do estado da arte e sistematização da literatura existente sobre o problema em análise; b)Conceber um quadro analítico e conceptual inovador;c)Definir e fundamentar a escolha de uma estratégia metodológica;d)Accionar os métodos e técnicas adequados à recolha e análise da informação empírica;e)Articular os elementos teóricos e empíricos e, caso aplicável, os níveis de análise solicitados pelo tratamento do objecto de análise;f)Redigir e apresentar de forma clara os resultados da investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os tópicos do programa serão abordados no contexto da apresentação e discussão dos trabalhos nas sessões do seminário doutoral. Revisão da literatura e sistematização do estado da arte; Conceção do modelo de análise e sua operacionalização; Fundamentação e explicitação da estratégia metodológica; Escolha e aplicação de métodos e técnicas de investigação; Recolha e análise de dados empíricos; Integração de resultados e redação da tese.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos corporizam directamente os objectivos de desenvolvimento de um processo de investigação empírica e redacção da tese.

Avaliação / Assessment


De acordo com as normas regulamentares, a avaliação é realizada no final de todo o processo, em contexto de defesa em provas públicas. Porém, ao longo do 2º ano de doutoramento exige-se a elaboração de dois capítulos e a apresentação e discussão de pelo menos um dos artigos no seminário doutoral, bem como a participação nos seminários de discussão dos trabalhos. No final o aluno deverá fazer entrega de um relatório de progresso e dos dois capítulos da tese elaborados durante o ano.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante o período de elaboração da tese, e para além do trabalho tutorial com orientador e, caso exista, co-orientador, os doutorandos são solicitados a participar nas seguintes actividades propiciadoras de espaços de discussão e debate científico: a)Seminário Doutoral em Políticas Públicas, no contexto do qual apresentam e discutem colectivamente os progressos do trabalho realizado;b)Ciclo Internacional de Conferências em Políticas Públicas;c)Fórum das Políticas Públicas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A realização de uma tese de doutoramento exige, para além de um forte investimento em tempo de trabalho individual, a existência de ocasiões de discussão e debate, de natureza científica e profissional. Proporcionando essas ocasiões, a metodologia de ensino-aprendizagem desenhada em torno de espaços de seminários, conferências, valorização do estabelecimento de redes e exposição aos mais recentes desenvolvimentos na área científica das Políticas Públicas, vem cumprir os objectivos definidos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rodrigues, M. L. e Silva, P. A. (org.) (2013), Políticas públicas para a Reforma do Estado, Coimbra, Almedina. (no prelo) Rodrigues, M. L. e Silva, P. A. (org.) (2012), Politicas Públicas em Portugal, Lisboa, INCM. Rodrigues, M. L. (org.) (2013), Exercícios de Análise de Políticas Públicas, Lisboa, INCM. (no prelo); Davies, Martin Brett (2007), Doing a Successful Research Project Using Qualitative or Quantitative Methods, new York, Palgrave Macmillan; Becker, Howard (1986) Writing for Social Scientists. How to start and finish your Thesis, Book or Article, University of Chicago Press: Chicago.; Becker, Howard S. (1998), Tricks of the Trade. How to Think about Your Research While You're Doing It, University of Chicago Press: Chicago.;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wong, Paul ?How to Write a Research Proposal? http://www.meaning.ca/archives/archive/art_how_to_write_P_Wong.htm; Olk, Harald (2003) ?How to write a research proposal? http://ic.daad.de/accra/download/How_to_write_a_research_proposal.pdf; Pzreworski, Adam and Salomon, Frank, The Art of Writing Proposals (Social Science Research Council, 1995 rev., 1988): http://www.ssrc.org/publications/view/7A9CB4F4-815F-DE11-BD80-001CC477EC70/

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16