Sumários
AULA 1
1 Abril 2024, 18:30 • Rui Pedro Alves
Sumário Aula
1
Apresentação do
conteúdo e natureza da Unidade Curricular
Apresentação dos
alunos e do professor
Explicação do
modelo de avaliação da Unidade Curricular
Apresentação e
exploração da Disciplina de “Comportamentos de Consumidor”
Reflexão sobre a
utilidade para os gestores do conhecimento de “Comportamentos de Consumidor”
(ilustração de contributos para o desenho de diferentes componentes de “modelos
de negócio”)
AULA 2
27 Março 2024, 20:30 • Rui Pedro Alves
Sumário Aula
2
Aprofundamento
das “entidades” subjacentes ao estudo de comportamentos de consumidor como foco
particular: (i) na definição de consumidor, (ii) na definição de necessidade e
(iii) no escalpelizar do “Processo”
Análise do
Processo como uma “resolução de problemas” com diferentes etapas
Discussão dos
factores que determinam diferentes comportamentos por parte de diferentes
consumidores (factores sociodemográficos, factores psicológicos e
comportamentais)
Definição de
Tendências (de Comportamento de Consumidor)
Definição do
conceito de “Segmento” como forma de organizar o mercado em moldes accionáveis
para uma determinada empresa
Apresentação do
“Enunciado” do Trabalho de Grupo
AULA 3
25 Março 2024, 18:30 • Rui Pedro Alves
Sumário Aula
3
Discussão de um
Framework para a “compreensão holística” de indivíduos e seus comportamentos de
consumidor
Reflexão sobre a
forma como “gerações” configuram reais diferenças de comportamentos de
consumidor (exploração da GEN Z como exemplo de uma geração com comportamentos
substantivamente diferentes dos de gerações que a precederam)
Mapeamento e
explicação das diferentes abordagens e ferramentas disponíveis para conhecer e
compreender os consumidores (clientes) e os seus comportamentos
Exploração de
diferentes ferramentas de Consumer Research (com análise comparativa de
ferramentas Qualitativas e Quantitativas)
Apresentação de
casos concretos de Projectos de Consumer Research (metodologias e resultados)
AULA 4
18 Março 2024, 18:30 • Rui Pedro Alves
Sumário Aula
4
Apresentação e
explicação da ferramenta “Personas” como instrumento de elevado valor na
síntese e partilha da compreensão que se tenha de um determinado perfil /
segmento de consumidores
Proposta de
diferentes “ilustrações” de formas de apresentar “Personas”
Aprofundamento
da ferramenta de “Etnografia” e da sua utilidade em desafios de Design Thinking
AULA 5
6 Março 2024, 20:30 • Rui Pedro Alves
Sumário Aula
5
Imersão na
análise de novos comportamentos de consumidor (A realidade dos consumidores
portugueses em 2024)
Abordagem ao
conceito de Consumer Foresight como forma de projectar comportamentos de
consumidores em futuros próximos (com as suas complexidades)
Reflexão sobre
as principais forças e macro-tendências que determinam mudanças nos
comportamentos de consumidores
Discussão sobre
cenários de futuro e mudanças subjacentes em comportamentos de consumidores
Apresentação de
casos concretos de Projectos de Consumer Foresight (metodologia e conteúdos)