Sumários

AULA 1

1 Abril 2024, 18:30 Rui Pedro Alves


Sumário Aula 1

Apresentação do conteúdo e natureza da Unidade Curricular

Apresentação dos alunos e do professor

Explicação do modelo de avaliação da Unidade Curricular

Apresentação e exploração da Disciplina de “Comportamentos de Consumidor”

Reflexão sobre a utilidade para os gestores do conhecimento de “Comportamentos de Consumidor” (ilustração de contributos para o desenho de diferentes componentes de “modelos de negócio”)

AULA 2

27 Março 2024, 20:30 Rui Pedro Alves


Sumário Aula 2

Aprofundamento das “entidades” subjacentes ao estudo de comportamentos de consumidor como foco particular: (i) na definição de consumidor, (ii) na definição de necessidade e (iii) no escalpelizar do “Processo”

Análise do Processo como uma “resolução de problemas” com diferentes etapas

Discussão dos factores que determinam diferentes comportamentos por parte de diferentes consumidores (factores sociodemográficos, factores psicológicos e comportamentais)

Definição de Tendências (de Comportamento de Consumidor)

Definição do conceito de “Segmento” como forma de organizar o mercado em moldes accionáveis para uma determinada empresa

Apresentação do “Enunciado” do Trabalho de Grupo

AULA 3

25 Março 2024, 18:30 Rui Pedro Alves


Sumário Aula 3

Discussão de um Framework para a “compreensão holística” de indivíduos e seus comportamentos de consumidor

Reflexão sobre a forma como “gerações” configuram reais diferenças de comportamentos de consumidor (exploração da GEN Z como exemplo de uma geração com comportamentos substantivamente diferentes dos de gerações que a precederam)

Mapeamento e explicação das diferentes abordagens e ferramentas disponíveis para conhecer e compreender os consumidores (clientes) e os seus comportamentos

Exploração de diferentes ferramentas de Consumer Research (com análise comparativa de ferramentas Qualitativas e Quantitativas)

Apresentação de casos concretos de Projectos de Consumer Research (metodologias e resultados)

Ponto de Situação do desenvolvimento do Trabalho de Grupo

AULA 4

18 Março 2024, 18:30 Rui Pedro Alves


Sumário Aula 4

Apresentação e explicação da ferramenta “Personas” como instrumento de elevado valor na síntese e partilha da compreensão que se tenha de um determinado perfil / segmento de consumidores

Proposta de diferentes “ilustrações” de formas de apresentar “Personas”

Aprofundamento da ferramenta de “Etnografia” e da sua utilidade em desafios de Design Thinking

Ponto de Situação do desenvolvimento do Trabalho de Grupo

AULA 5

6 Março 2024, 20:30 Rui Pedro Alves


Sumário Aula 5

Imersão na análise de novos comportamentos de consumidor (A realidade dos consumidores portugueses em 2024)

Abordagem ao conceito de Consumer Foresight como forma de projectar comportamentos de consumidores em futuros próximos (com as suas complexidades)

Reflexão sobre as principais forças e macro-tendências que determinam mudanças nos comportamentos de consumidores

Discussão sobre cenários de futuro e mudanças subjacentes em comportamentos de consumidores

Apresentação de casos concretos de Projectos de Consumer Foresight (metodologia e conteúdos)

Wrap-up da Unidade Curricular com esclarecimento de dívidas pendentes por parte dos alunos