Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00996
Acrónimo :
00996
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos no final da unidade curricular sejam capazes de aplicar análises de estatística descritiva, inferência estatística e análise de components principais a problemas concretos do contexto do sector da saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá conseguir: - Aplicar métodos de recolha, análise e tratamento de informação quantitativa - Produzir informação a partir de dados recolhidos através de questionários, utilizando o SPSS - Condensar a informação através de tabelas, gráficos e medidas de síntese - Seleccionar, realizar e interpretar testes de hipóteses - Realizar e interpretar uma Análise de Componentes Principais - Reduzir a informação através da construção de novas variáveis - Ter uma perspectiva crítica face a resultados estatísticos - Conseguir comunicar oralmente e por escrito os resultados da análise estatística de dados no âmbito da saúde.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Introdução aos métodos de recolha de informação e processos de amostragem 2. Inferência estatística - Testes de hipóteses paramétricos: testes para uma média, para a igualdade de duas médias com variâncias iguais ou diferentes; - Teste para a igualdade de variâncias; - Análise de variância simples (Oneway ANOVA); - Testes de comparação múltipla; - Testes de hipóteses não paramétricos: teste de ajustamento de Kolmogorov-Smirnov; teste de independência do Qui-Quadrado; teste de Mann-Whitney e teste de Kruskal-Wallis. - Aplicações em SPSS 3. Redução de informação - Indicadores construídos por soma; consistência interna: alfa de cronbach. - Análise em componentes principais o Objectivos e definição das componentes principais; o Selecção das componentes principais: critérios de extracção; o Rotação das componentes; o Interpretação das componentes principais. - Aplicações em SPSS.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Introdução aos métodos de recolha de informação e processos de amostragem OA2 - Inferência estatística OA3 - Redução de informação OA4 - Todos

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 20%; - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os objectivos definidos são: Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador 5. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente OA2 e OA3. 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador OA2 e OA3. 5. Auto-estudo Todos

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vicente, P., 2012. Estudos de Mercado e de Opinião, Lisboa: Edições Sílabo. Maroco, J., 2014. Análise Estatística Com o SPSS Statistics, 6ª ed., Lisboa: Sílabo. Folhas de apoio elaboradas pela docente e disponibilizadas no decurso da unidade curricular.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vicente, P., E. Reis e F. Ferrão, 2001. Sondagens. A Amostragem como Factor Decisivo de Qualidade, 2ª ed., Lisboa: Sílabo. Reis, E., 2001. Estatística Multivariada Aplicada, Lisboa: Sílabo. Reis, E. et al., 2003. Estatística Aplicada (Vol. 2), 5ª ed., Lisboa: Sílabo Reis, E., 2009. Estatística Descritiva, 7ª ed., Lisboa: Sílabo

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16