Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Este programa introdutório confere uma preparação básica a intermédia no domínio de estudos dos contos maravilhosos europeus, incluindo: 1. Apresenta as noções «tradicional», «simbolismo», «simbolismo tradicional». 2. Apresenta o método comparativo como base para compreender o simbolismo nos contos tradicionais. 3. Apresenta ciclos específicos de contos, lidando com textos concretos, por forma a apreender os padrões simbólicos subjacentes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Perceber os conceitos «tradição oral», «conto maravilhoso», «variante». OA 2 - Dominar o funcionamento do índice internacional de Aarne-Thompson-Uther. OA 3 - Compreender as bases da análise semântica. OA 4 - Compreender as interações entre contos orais, contos literários e as variantes multimédia dos nossos dias. OA 5 - Ser capaz de escrever um curto ensaio sobre interpretação de contos. OA 6 - Ter conhecimentos no domínio do simbolismo tradicional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1 -Trabalhar as noções básicas de «tradição oral», «conto maravilhoso», «variante». P2 - Fornecer instrumentos de trabalho básicos neste domínio: iniciação ao índice internacional de Aarne-Thompson-Uther e à análise morfológica dos contos. P3 - Iniciação a ciclos concretos de contos orais, literários e multimédia. P4 - Iniciação à análise simbólica.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1=todos OA2=todos OA3=todos OA4=todos OA5=todos OA6=todos
Avaliação / Assessment
Periódica: Uma apresentação em aula (30%), trabalho final até 1.500 palavras (70%), a entregar até ao dia do exame de 1ª época. Ou: Exame final (100%). Nota: Os textos a ler para exame são aqueles indicados para discussão nas aulas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas de exposição e de discussão. Leituras em casa para exploração conjunta nas aulas. Contacto directo com textos de contos tradicionais e análise, individual e colectiva, dos mesmos. Exploração de recursos bibliográficos em biblioteca e na internet. Realização de um projeto pessoal ao longo do semestre.. Atendimento em tutorias via Moodle.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios: Todos 3.Ativas, com realização de trabalhos: Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno : Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cardigos, Isabel David e Paulo Jorge Correia. Catálogo dos Contos Tradicionais Portugueses, 2 vols. Lisboa: Afrontamento, 2015. Cardigos, Isabel. In and Out of Enchantment: Blood Symbolism and Gender in Portuguese Fairytales. FF Communications 260. Helsinki: Academia Scientiarum Fennica, 1996. Holbek, Bengt. «The Language of Fairy Tales.» In Nordic Folklore: Recent Studies, coord. Reimund Kvideland e Henning Sehmsdorf, 40–62. Bloomington: Indiana University Press, 1989. Propp, Vladimir. Morphology of the Folktale. Trad. Laurence Scott. Austin: University of Texas Press, 1968. [Biblioteca ISCTE, Moodle.] (em português: Morfologia do Conto. Trad. Vítor Oliveira. 5ª edição. Lisboa: Vega, 2003. Vaz da Silva, Francisco. The Meanings of Enchantment: Wondertale Symbolism Revisited. FF Communications 326. Helsinki: Kalevala Society, 2023.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bartlett, F. C. Some Experiments on the Reproduction of Folk-Stories.? Folklore 31, no. 1 (1920): 30-47. Jakobson, Roman and Petr Bogatyrev. Folklore as a Special Form of Creation. Trans John M. O'Hara. Folklore Forum 13, no. 1 (1980): 1-21. Uther, Hans-Jörg. The Types of International Folktales: A Classification and Bibliography, Based on the System of Antti Aarne and Stith Thompson. 3 vols. FF Communications 284-286. Helsinki: Academia Scientiarum Fennica, 2004. Vaz da Silva, Francisco. 'Fairy-Tale Symbolism: An Overview.' Oxford Research Encyclopedia of Literature. 2017.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16