Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01011
Acrónimo :
01011
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Este programa introdutório confere uma preparação básica a intermédia no domínio de estudos dos contos maravilhosos europeus, incluindo: 1. Apresenta as noções «tradicional», «simbolismo», «simbolismo tradicional». 2. Apresenta o método comparativo como base para compreender o simbolismo nos contos tradicionais. 3. Apresenta ciclos específicos de contos, lidando com textos concretos, por forma a apreender os padrões simbólicos subjacentes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Perceber os conceitos «tradição oral», «conto maravilhoso», «variante». OA 2 - Dominar o funcionamento do índice internacional de Aarne-Thompson-Uther. OA 3 - Compreender as bases da análise semântica. OA 4 - Compreender as interações entre contos orais, contos literários e as variantes multimédia dos nossos dias. OA 5 - Ser capaz de escrever um curto ensaio sobre interpretação de contos. OA 6 - Ter conhecimentos no domínio do simbolismo tradicional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 -Trabalhar as noções básicas de «tradição oral», «conto maravilhoso», «variante». P2 - Fornecer instrumentos de trabalho básicos neste domínio: iniciação ao índice internacional de Aarne-Thompson-Uther e à análise morfológica dos contos. P3 - Iniciação a ciclos concretos de contos orais, literários e multimédia. P4 - Iniciação à análise simbólica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1=todos OA2=todos OA3=todos OA4=todos OA5=todos OA6=todos

Avaliação / Assessment


Periódica: Uma apresentação em aula (30%), trabalho final até 1.500 palavras (70%), a entregar até ao dia do exame de 1ª época. Ou: Exame final (100%). Nota: Os textos a ler para exame são aqueles indicados para discussão nas aulas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas de exposição e de discussão. Leituras em casa para exploração conjunta nas aulas. Contacto directo com textos de contos tradicionais e análise, individual e colectiva, dos mesmos. Exploração de recursos bibliográficos em biblioteca e na internet. Realização de um projeto pessoal ao longo do semestre.. Atendimento em tutorias via Moodle.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios: Todos 3.Ativas, com realização de trabalhos: Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno : Todos

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cardigos, Isabel David e Paulo Jorge Correia. Catálogo dos Contos Tradicionais Portugueses, 2 vols. Lisboa: Afrontamento, 2015. Cardigos, Isabel. In and Out of Enchantment: Blood Symbolism and Gender in Portuguese Fairytales. FF Communications 260. Helsinki: Academia Scientiarum Fennica, 1996. Holbek, Bengt. «The Language of Fairy Tales.» In Nordic Folklore: Recent Studies, coord. Reimund Kvideland e Henning Sehmsdorf, 40–62. Bloomington: Indiana University Press, 1989. Propp, Vladimir. Morphology of the Folktale. Trad. Laurence Scott. Austin: University of Texas Press, 1968. [Biblioteca ISCTE, Moodle.] (em português: Morfologia do Conto. Trad. Vítor Oliveira. 5ª edição. Lisboa: Vega, 2003. Vaz da Silva, Francisco. The Meanings of Enchantment: Wondertale Symbolism Revisited. FF Communications 326. Helsinki: Kalevala Society, 2023.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bartlett, F. C. Some Experiments on the Reproduction of Folk-Stories.? Folklore 31, no. 1 (1920): 30-47. Jakobson, Roman and Petr Bogatyrev. Folklore as a Special Form of Creation. Trans John M. O'Hara. Folklore Forum 13, no. 1 (1980): 1-21. Uther, Hans-Jörg. The Types of International Folktales: A Classification and Bibliography, Based on the System of Antti Aarne and Stith Thompson. 3 vols. FF Communications 284-286. Helsinki: Academia Scientiarum Fennica, 2004. Vaz da Silva, Francisco. 'Fairy-Tale Symbolism: An Overview.' Oxford Research Encyclopedia of Literature. 2017.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16