Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01017
Acrónimo :
01017
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
16.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
8.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa desenvolver competências que permitam a compreensão do modelo de competência e das suas implicações ao nível do planeamento e desenvolvimento de competências ao nível macro e microeconómico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar os principais problemas de competências em Portugal e na Europa 2. Distinguir o conceito de qualificação do conceito de competência 3. Compreender a relevância da abordagem multidisciplinar no estudo das competências 4. Identificar os principais métodos de planeamento de competências 5. Analisar os mecanismos de desenvolvimento de competências formais e informais 6. Compreender o debate em torno da educação por competências

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Principais problemas de competências: défice, desvios, desajustamento 2. Conceito e medida de qualificação e competência: contributos da economia, sociologia e gestão 3. Metodologias de diagnóstico de necessidades de educação e competências 4. Metodologias de diagnóstico de âmbito sectorial e empresarial 5. O papel da educação e formação profissional no desenvolvimento de competências. 6. Ensino superior e competências.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - 1: Diversidade de problemas de competências OA2 - 1: Conceito e medida de qualificação e competência OA3 - 2: Metodologias de diagnóstico de necessidades de educação e competências; 3: Metodologias de diagnóstico de âmbito sectorial e empresarial OA4 - 2: Metodologias de diagnóstico de necessidades de educação e competências; 3: Metodologias de diagnóstico de âmbito sectorial e empresarial OA5 - 4: Desenvolvimento de competências e sistema de educação; 5: Desenvolvimento de competências e formação profissional OA6 - 5: Desenvolvimento de competências e ensino superior

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: 1 teste (50%); trabalho individual (50%). Teste e trabalho implicam uma nota mínima de 8 valores. A aprovação pressupõe a nota igual ou superior 9.5 valores. Exame final equivale a 100% da nota. As notas da avaliação contínua não são consideradas para a avaliação por exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias atribuem particular relevância ao trabalho autónomo e distinguem-se em: 1.Aulas expositivas para a discussão dos conceitos e quadros de referência da UC 2.Participativas para análise de estudos de caso e estudos aplicados e bases de dados disponíveis 3.Ativas para a realização de trabalho individual 4.Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo de preparação para o teste e de preparação do trabalho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino aprendizagem visam desenvolver as competências de pesquisa e análise crítica de referências teóricas relevantes. Pretende-se também informar os alunos sobre a informação relativa à temática da educação e competências, recolhida em diversos estudos internacionais e da sua disponibilidade para estudos de caráter académico. Neste sentido, as aulas expositivas visam contribuir para todos os objetivos de aprendizagem através da apresentação e discussão dos quadros de referência clássicos e recentes sobre a evolução do conceito de competência e suas implicações ao nível do planeamento e desenvolvimento de competências. Pretende-se dar especial enfoque à análise pluridisciplinar que o conceito de competência envolve e chamar a atenção para a dificuldade de estabelecer uma definição de competência. Nas aulas participativas pretende-se que o aluno atinja particularmente os ojetivos de aprendizagem OA3, OA4 e OA5 de modo a distinguir as abordagens mais recentes do planeamento e desenvolvimento de competências das abordagens convencionais. Para apoiar o desenvolvimento dessas competências, prevê-se a lecionação de aulas por parte de especialistas que complementem a formação dos docentes da UC. As aulas de tipo ativo incidem especialmente sobre os OA5 e OA6 sobre os quais se pretende desenvolver temas de trabalho individual. Estas aulas pretendem aprofundar os conhecimentos e capacidades sobre os conteúdos da UC, visando também a aplicação de alguns desses conhecimentos e capacidades no trabalho a realizar. Finalmente, o auto-estudo representa um elemento fundamental de aprendizagem transversal a todos os objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cappelli, P. H. (2015). Skill gaps, skill shortages, and skill mismatches: Evidence and arguments for the United States. ILR review, 68(2), 251-290. CEDEFOP (2015). Skill shortages and gaps in European enterprises. Striking a balance between vocational education and training and the labour market. Bruxelas. EC (2009) New skills for new jobs: anticipating and matching labour market and skills needs, DGESAEO. McGuinness, S., Pouliakas, K., & Redmond, P. (2018). Skills mismatch: Concepts, measurement and policy approaches. Journal of Economic Surveys, 32(4), 985-1015. Suleman, F. (2018) The employability skills of higher education graduates: insights into conceptual frameworks and methodological options. Higher Education, 76: 263-278. Suleman, F. & Costa, A.L. (2018) The employability skills of graduates and employers? options in Portugal: An explorative study of anticipative and remedial strategies. Education+Training, Vol. 60 No. 9, pp. 1097-1111. Cappelli, P. H., Skill gaps, skill shortages, and skill mismatches: Evidence and arguments for the United States., 2015, ILR review, 68(2), 251-290, CEDEFOP, Skill shortages and gaps in European enterprises. Striking a balance between vocational education and training and the labour market, 2015, CEDEFOP, Suleman, F., The employability skills of higher education graduates: insights into conceptual frameworks and methodological options, 2018, Higher Education, 76: 263-278, Suleman, F. & Costa, A.L., The employability skills of graduates and employers? options in Portugal: An explorative study of anticipative and remedial strategies, 2018, Education+Training, Vol. 60 No. 9, pp. 1097-1111,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Allen, J. and van der Velden, R. (2001). Educational Mismatches Versus Skill Mismatches: Effects on Wages, Job Satisfaction and on-the-Job Search, Oxford Economic Papers, 53(3):434-452. CEDEFOP (2018). Insights into skill shortages and skill mismatch Learning from Cedefop?s European skills and jobs survey. Bruxelas. Green, F. (2013) Skills and Skilled Work: An Economic and Social Analysis, Oxford Press. MTSS (2010) Cadernos Sociedade e Trabalho, Competências, XIII. OECD (2011) Towards an OECD Skills Strategy. Sgobbi, F. and Suleman, F. (2013) A methodological contribution to measuring (mis)match, The Manchester School, 81(3): 420-437. Suleman, F. (2007) O valor das competências: um estudo aplicado ao sector bancário, Lisboa, Livros Horizonte. Sítios da internet: www.decowe.org CEDEFOP, Insights into skill shortages and skill mismatch Learning from Cedefop's European skills, 2018, CEDEFOP, Busemeyer, M.R., & Christine Trampusch, C., The politics of vocational training: Theories, typologies, and public policies, 2019, The Wiley Handbook of Vocational Education and Training: 137-164,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16