Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa desenvolver competências que permitam a compreensão do modelo de competência e das suas implicações ao nível do planeamento e desenvolvimento de competências ao nível macro e microeconómico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Identificar os principais problemas de competências em Portugal e na Europa 2. Distinguir o conceito de qualificação do conceito de competência 3. Compreender a relevância da abordagem multidisciplinar no estudo das competências 4. Identificar os principais métodos de planeamento de competências 5. Analisar os mecanismos de desenvolvimento de competências formais e informais 6. Compreender o debate em torno da educação e desenvolvimento de competências
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Principais problemas de competências: défice, desvios, desajustamento 2. Conceito e medida de qualificação e competência: contributos da economia, sociologia e gestão 3. Metodologias de diagnóstico de necessidades de educação e competências 4. Metodologias de diagnóstico de âmbito sectorial e empresarial 5. O papel da educação e formação profissional no desenvolvimento de competências. 6. Ensino superior e competências.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - 1: Diversidade de problemas de competências OA2 - 1: Conceito e medida de qualificação e competência OA3 - 2: Metodologias de diagnóstico de necessidades de educação e competências; 3: Metodologias de diagnóstico de âmbito sectorial e empresarial OA4 - 2: Metodologias de diagnóstico de necessidades de educação e competências; 3: Metodologias de diagnóstico de âmbito sectorial e empresarial OA5 - 4: Desenvolvimento de competências e sistema de educação; 5: Desenvolvimento de competências e formação profissional OA6 - 5: Desenvolvimento de competências e ensino superior
Avaliação / Assessment
A avaliação processa-se em avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui 1 teste (50%); trabalho individual (50%). Teste e trabalho implicam uma nota mínima de 8 valores. A aprovação pressupõe a nota igual ou superior 9.5 valores. Exame final equivale a 100% da nota. As notas da avaliação contínua não são consideradas para a avaliação por exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias atribuem particular relevância ao trabalho autónomo e distinguem-se em: 1.Aulas expositivas para a discussão dos conceitos e quadros de referência da UC 2.Participativas para análise de estudos de caso e estudos aplicados e bases de dados disponíveis 3.Ativas para a realização de trabalho individual 4.Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo de preparação para o teste e de preparação do trabalho.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino aprendizagem visam desenvolver as competências de pesquisa e análise crítica de referências teóricas relevantes. Pretende-se também informar os alunos sobre a informação relativa à temática da educação e competências, recolhida em diversos estudos internacionais e da sua disponibilidade para estudos de caráter académico. Neste sentido, as aulas expositivas visam contribuir para todos os objetivos de aprendizagem através da apresentação e discussão dos quadros de referência clássicos e recentes sobre a evolução do conceito de competência e suas implicações ao nível do planeamento e desenvolvimento de competências. Pretende-se dar especial enfoque à análise pluridisciplinar que o conceito de competência envolve e chamar a atenção para a dificuldade de estabelecer uma definição de competência. Nas aulas participativas pretende-se que o aluno atinja particularmente os ojetivos de aprendizagem OA3, OA4 e OA5 de modo a distinguir as abordagens mais recentes do planeamento e desenvolvimento de competências das abordagens convencionais. Para apoiar o desenvolvimento dessas competências, prevê-se a lecionação de aulas por parte de especialistas que complementem a formação dos docentes da UC. As aulas de tipo ativo incidem especialmente sobre os OA5 e OA6 sobre os quais se pretende desenvolver temas de trabalho individual. Estas aulas pretendem aprofundar os conhecimentos e capacidades sobre os conteúdos da UC, visando também a aplicação de alguns desses conhecimentos e capacidades no trabalho a realizar. Finalmente, o auto-estudo representa um elemento fundamental de aprendizagem transversal a todos os objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Suleman, F. & Costa, A.L., The employability skills of graduates and employers? options in Portugal: An explorative study of anticipative and remedial strategies, 2018, Education+Training, Vol. 60 No. 9, pp. 1097-1111 Suleman, F., The employability skills of higher education graduates: insights into conceptual frameworks and methodological options, 2018, Higher Education, 76: 263-278 CEDEFOP, Skill shortages and gaps in European enterprises. Striking a balance between vocational education and training and the labour market, 2015, CEDEFOP Cappelli, P. H., Skill gaps, skill shortages, and skill mismatches: Evidence and arguments for the United States., 2015, ILR review, 68(2), 251-290 Suleman, F. & Costa, A.L. (2018) The employability skills of graduates and employers? options in Portugal: An explorative study of anticipative and remedial strategies. Education+Training, Vol. 60 No. 9, pp. 1097-1111. Suleman, F. (2018) The employability skills of higher education graduates: insights into conceptual frameworks and methodological options. Higher Education, 76: 263-278. McGuinness, S., Pouliakas, K., & Redmond, P. (2018). Skills mismatch: Concepts, measurement and policy approaches. Journal of Economic Surveys, 32(4), 985-1015. EC (2009) New skills for new jobs: anticipating and matching labour market and skills needs, DGESAEO. CEDEFOP (2015). Skill shortages and gaps in European enterprises. Striking a balance between vocational education and training and the labour market. Bruxelas. Cappelli, P. H. (2015). Skill gaps, skill shortages, and skill mismatches: Evidence and arguments for the United States. ILR review, 68(2), 251-290.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Busemeyer, M.R., & Christine Trampusch, C., The politics of vocational training: Theories, typologies, and public policies, 2019, The Wiley Handbook of Vocational Education and Training: 137-164 CEDEFOP, Insights into skill shortages and skill mismatch Learning from Cedefop's European skills, 2018, CEDEFOP EC (2023) Employment and Social Developments in Europe 2023 Sítios da internet: www.decowe.org Suleman, F. (2007) O valor das competências: um estudo aplicado ao sector bancário, Lisboa, Livros Horizonte. Sgobbi, F. and Suleman, F. (2013) A methodological contribution to measuring (mis)match, The Manchester School, 81(3): 420-437. OECD (2011) Towards an OECD Skills Strategy. MTSS (2010) Cadernos Sociedade e Trabalho, Competências, XIII. Green, F. (2013) Skills and Skilled Work: An Economic and Social Analysis, Oxford Press. and jobs survey. Bruxelas. CEDEFOP (2018). Insights into skill shortages and skill mismatch Learning from Cedefop?s European skills Allen, J. and van der Velden, R. (2001). Educational Mismatches Versus Skill Mismatches: Effects on Wages, Job Satisfaction and on-the-Job Search, Oxford Economic Papers, 53(3):434-452.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-20