Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01027
Acrónimo :
01027
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
16.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
8.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa facultar aos alunos um conhecimento sistemático sobre o funcionamento das organizações enquanto sistema social. Nesse sentido, a Unidade Curricular incide sobre os processos políticos nas organizações, articulando-os com a liderança. Estuda-se também os processos motivacionais em contexto organizacional e a partilha de perceções e de valores procurando-se assegurar uma integração conceptual dos diferentes níveis de análise das organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 -Explicar a dinâmica dos processos políticos nas organizações e desenvolver competências de gestão política. OA2 -Descrever as principais teorias sobre liderança e identificar a sua adequação ao contexto grupal e organizacional OA3 -Explicar os principais modelos de motivação nas organizações OA4 -Descrever e contrastar os conceitos de clima e cultura organizacional OA5 -Integrar os níveis individual, grupal e organizacional na análise das organizações

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Introdução -Comportamento organizacional: conceito, objeto, método e níveis de análise CP2 Módulo A - Poder e comportamento organizacional político -Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo do poder -Jogos de poder e a análise estratégica do poder -Configurações organizacionais políticas CP3 Módulo B - Liderança -Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo da liderança -Abordagens funcionalistas versus abordagens genéticas -Fronteiras conceptuais e problemáticas afins CP4 Módulo C - Motivação -Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo da motivação -Modelo teóricos motivacionais -Transposição dos modelos para a prática profissional CP5 Módulo D - Clima e cultura organizacionais -Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo do clima e cultura -Perspectivas de abordagem do clima e da cultura -Modelos tipológicos de clima e de cultura

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Aplicando o modelo de comportamento organizacional de Robbins & Judge (2018) esta UC cobre quatro aspetos atravessando os três níveis de análise previstos nesse modelo (individual: motivação, grupal: liderança e comportamento político organizacional, e organizacional: cultura e clima organizacional). É dada maior ênfase ao nível grupal onde os alunos deverão focar mais a sua atenção, tomando em consideração a centralidade das equipas na questão das políticas de desenvolvimento dos recursos humanos. A correspondência entre conteúdos programáticos (CP) e objetivos de aprendizagem (OA) é a seguinte: OA1 - CP1 e CP2 OA2 - CP3 OA3 - CP4 OA4 - CP5 OA5 - CP1 a CP5

Avaliação / Assessment


Um trabalho e um exame escrito com pesos na nota final de 50% cada. Para efeitos do apuramento da classificação final é necessário que o resultado de cada instrumento de avaliação seja igual ou superior a 8 valores. Para aproveitamento final, o resultado não poderá ser inferior a 9,5 valores. O exame, independentemente da modalidade, valerá (100%). Para aproveitamento, requere-se a classificação final mínima de 9, 5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Assenta num conjunto de métodos de ensino que visa promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua e está orientado para a concretização dos objetivos da UC e de aprendizagem anteriormente referidos. Para tal, utiliza-se a exposição magistral, a discussão e trabalho em grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A exposição magistral complementada pela realização de exercícios práticos permite aos alunos concretizar as ideias e conceitos desenvolvidos bem como integrá-los no quadro das suas experiências pessoais e profissionais no âmbito das discussões alargadas que têm lugar em sala de aula. O exame permite avaliar o rigor com que os conceitos, teorias e modelos foram aprendidos e o trabalho prático, sendo realizado em grupo, oferece simultaneamente a consolidação de competências de trabalho em equipa, a construção de argumentos que permitam sustentar uma posição ao nível das políticas relativas ao comportamento organizacional, e o debate permite desenvolver competências no sentido de argumentar em contexto dialético síncrono essas posições, assim evidenciando capacidade para mobilizar o conhecimento para defender posições e persuadir stakeholders tais como decisores organizacionais.

Observações / Observations


Nenhumas

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vigoda-Gadot, E. & Drory, A. (2006). Handbook of organizational politics. Cheltenham: EE. Robbins, S. & Judge, T. (2018). The essentials of Organizational Behavior. 14ª ed., Harlow: Pearson. Caetano, A., Neves, J. & Ferreira, J.M.C. (2020). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Lisboa: Sílabo Bass, B. & Bass, R. (2008). The Bass handbook of Leadership. Theory, research, and managerial applications (4a ed). New York: Free Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zhu, J., Song, L., Zhu, L., & Johnson, R. (2019). Visualizing the landscape and evolution of leadership research. Leadership Quarterly, 30(2), 215-232. Yukl, G. & Gardner, W. (2019). Leadership in organizations (9 ed.). Harlow: Pearson. Whetten & Cameron, K. (2017). Developing management skills (9 ed). Boston: Pearson. Wesche, J. S., & Sonderegger, A. (2019). When computers take the lead: the automation of leadership. Computers in human Behavior, 101, 197-209. Vigoda-Gadot, E. & Drory, A. (2006). Handbook of organizational politics. Cheltenham: EE. Schneider, B. & Barbera, K. (2014). Oxford Handbook of Organizational climate and culture, Oxford: Oxford University Press. Schein, E. (2010). Organizational Culture and Leadership. (5 ed). Wiley. Ryan, R. & Deci. E. (2017). Self-determination theory. New York: Guilford. Robbins, S. & Judge, T. (2018). The essentials of Organizational Behavior. 14ª ed., Harlow: Pearson. Ramalho, N. (2020). Poder e comportamento político. In A. Caetano. J. Neves, & J.M. -Ferreira (eds). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e aplicações, (413-433). Lisboa: Sílabo. Quinn, R. (1991). Beyond Rational Management: Mastering the Paradoxes and Competing Demands of High Performance. San Francisco: Jossey-Bass Publishers. Pp. 44-65. Porter, L., Bigley, G. & Steers, R. (2003). Motivation and work behaviour (7 ed.). Boston: McGraw-Hill. Pfeffer, J. (2010). Power: Why some people have it and others don?t. New York: Harper. Pfeffer, J. (1994). Gerir o Poder: Políticas e Influências nas Organizações. Vendas Novas: Bertrand. Pearce, C. (2004). The future of leadership: Combining vertical and shared leadership to transform knowledge work. Academy of Management Executive, Vol. 18, No. 1 Padilla, A., Hogan, R. & Kaiser, R. (2007). The toxic triangle: Destructive leaders, susceptible followers, and conducive environments. The Leadership Quarterly, 18(3), 176-194. Ones, D., Anderson, N., Viswesvaran, C. & Sinangil, H. (2018). Handbook of Industrial, Work and Organization Psychology (2 ed). Los Angeles: Sage. Neves, J.G. (2008). O que é o comportamento organizacional?, working paper. Lisboa: ISCTE. Neves, J.G. (2000). Clima organizacional, cultura organizacional e gestão de recursos humanos. Lisboa, RH Editora. Neves, J.G. (2011). Clima e Cultura Organizacional. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano, Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill. Mintzberg, H. (1986). Le pouvoir dans les organizations. Paris: Les editions d'organisation. Maslow, A. (1970). Motivation and personality (2 ed.). New York: Harper & Row. Lawler, E. (1994). Motivation in work organizations. San Francisco: Jossey-Bass Publishers. Latham, G. (2007). Work motivation: History, Theory, Research, and Practices. Thousand Oaks: Sage. Kramer, R. & Neale, M. (1998). Power and influence in organizations, Thousand Oaks: Sage. Kirkpatrick, A. & Locke, A. (1991). Leadership: do traits matter? Academy of Management Executive, Vol. 5, No. 2 Katzell, R. & Thompson, D. (1990). Work motivation: Theory and practice. American Psychologist, 144-153. Kark, R., Shamir, B., & Chen, G. (2003). The Two Faces of Transformational Leadership: Empowerment and Dependency. Journal of Applied Psychology, Vol. 88, No. 2, 246?255 Jesuíno, J.C. (1996). Processos de Liderança (4 ed). Lisboa: Livros Horizonte. Jermier, J., Knights, D. & Nord, W. (1994). Resistance and power in organizations, Londres: Routledge. Hall, A., Hochwarter, W., Ferris, G. & Bowen, M. (2004). The dark side of politics in organizations. In R. Griffin e A. O?Leary-Kelly (ed). The dark side of organizational behavior (237-261). S. Francisco: Jossey-Bass Gagne, M. (2014). Oxford handbook of work engagement, motivation, and self-determination theory. Oxford University Press. Furnham, A. (2018). Management failure and derailment. In Peter Garrard (ed). The leadership hubris epidemic: Biological roots and strategies for prevention (69-92). London: Palgrave Macmillan. Ferris, G., Davidson, S. & Perrewé, P. (2010). Political skill at work: Impact on work effectiveness. Boston: Davies-Black. Ferris, G. & Treadway, D. (2017). Politics in organizations: Theory and research considerations. New York: Routledge. Day. D. (2014). Oxford handbook of leadership and organizations. Oxford: Oxford University Press. Daft, R. (2015). The leadership experience (6 ed). Stamford: Cengage. Crozier, M. & Friedberg, E. (1977). L'acteur et le système. Paris: Éditions du Seuil. Cortellazzo, L., Bruni, E., & Zampieri, R. (2019). The role of leadership in a digitalized world: a review. Frontiers in Psychology, 10, 1938 Cooper, C., Cartwright, S. & Earley, P. (2001). The international handbook of organizational culture and climate, Chechester, John Wiley. Cameron. K. & Quinn, R. (2011). Diagnosing and changing organizational culture: Based on the competing values framework. S. Francisco: Jossey-Bass. Caetano, A., Neves, J. & Ferreira, JMC (2020). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Lisboa: Sílabo. Buchanan, D. & Huczynski, A. (2019). Organizational behavior (10 ed). Harlow: Pearson. Buchanan, D. & Badham, R. (2020). Power, politics, and organizational change (3 ed). Thousand Oaks: Sage. Beck, R. (2004). Motivation: theories and principles (5 ed.). Upper Saddle River: Pearson. Bass, B. & Bass, R. (2008). The Bass handbook of Leadership. Theory, research, and managerial applications (4a ed). New York: Free Press Ashkanasy, N., Wilderom, C. & Peterson, M. (2010). Handbook of organizational culture and climate, (2a ed). Thousand Oaks, Sage. Armstrong, M. (2012). Armstrong?s handbook of management and leadership (3 ed). Kogan Page.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16