Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01027
Acrónimo :
01027
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
16.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
8.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa facultar um conhecimento sistemático sobre o funcionamento das organizações enquanto sistema social. Nesse sentido, a Unidade Curricular incide sobre os processos políticos nas organizações, articulando-os com a liderança. Estuda-se também os processos motivacionais em contexto organizacional e a partilha de perceções e de valores procurando-se assegurar uma integração conceptual dos diferentes níveis de análise das organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1 -Explicar a dinâmica dos processos políticos nas organizações e desenvolver competências de gestão política. OA2 -Descrever as principais teorias sobre liderança e identificar a sua adequação ao contexto grupal e organizacional OA3 -Explicar os principais modelos de motivação nas organizações OA4 -Descrever e contrastar os conceitos de clima e cultura organizacional OA5 -Integrar os níveis individual, grupal e organizacional na análise das organizações

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Introdução -Comportamento organizacional: conceito, objeto, método e níveis de análise CP2 Módulo A - Poder e comportamento organizacional político -Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo do poder -Jogos de poder e a análise estratégica do poder -Configurações organizacionais políticas CP3 Módulo B - Liderança -Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo da liderança -Abordagens funcionalistas versus abordagens genéticas -Fronteiras conceptuais e problemáticas afins CP4 Módulo C - Motivação -Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo da motivação -Modelo teóricos motivacionais -Transposição dos modelos para a prática profissional CP5 Módulo D - Clima e cultura organizacionais -Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo do clima e cultura -Perspectivas de abordagem do clima e da cultura -Modelos tipológicos de clima e de cultura

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Aplicando o modelo de comportamento organizacional de Robbins & Judge (2018), esta UC cobre quatro aspetos atravessando os 3 níveis de análise desse modelo (individual: motivação; grupal: liderança e comportamento político organizacional; e organizacional: cultura e clima organizacional) cuja leitura integrada se pretende fomentar. É dada maior ênfase ao nível grupal onde os alunos deverão focar mais a sua atenção, tomando em consideração a centralidade das equipas na questão das políticas de desenvolvimento dos recursos humanos. A dinâmica e competências no domínio do poder nas organizações é assegurada logo na introdução e no módulo A que introduz conceitos e teorias-chave. A descrição e avaliação crítica das teorias de liderança é assegurada no módulo B. A explicação dos principais modelos de motivação nas organizações é assegurada pelo módulo C. Espera-se ainda que os alunos consigam descrever e contrastar clima e cultura organizacional, para o que contribui o Módulo D.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) trabalho de grupo com debate (50%) e 2) teste escrito individual (50%). A nota do trabalho de grupo resulta da média de uma apresentação oral (50%) e um relatório escrito (50%). A avaliação ao longo do semestre implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação implica um mínimo de 8 valores em ambos os instrumentos de avaliação e uma média final não inferior a 10. A avaliação final é realizada por meio de um único instrumento: exame escrito individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores neste instrumento.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência). - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos). - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais). - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios / participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ACada metodologia de ensino está relacionada com os objetivos de aprendizagem: - Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência): todos os objetivos. - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos): OA1 e OA2 - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais): OA1 a OA4 - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios/participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral): todos os objetivos.

Observações / Observations


Nenhumas

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Buchanan, D. & Badham, R. (2020). Power, politics and organizational change. Sage Caetano, A., Neves, J. & Ferreira, J.M.C. (2020). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Lisboa: Sílabo Robbins, S. & Judge, T. (2018). The essentials of Organizational Behavior. 14ª ed., Harlow: Pearson. Schedlitzki, D., Larsson, M., Carroll, B., Bligh, M., & Epitropaki, O. (2023). The SAGE handbook of leadership. Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ferris, G. & Treadway, D. (2017). Politics in organizations: Theory and research considerations. New York: Routledge. Gagne, M. (2014). Oxford handbook of work engagement, motivation, and self-determination theory. Oxford University Press. Neves, J.G. (2000). Clima organizacional, cultura organizacional e gestão de recursos humanos. Lisboa, RH Editora. Ramalho, N. (2020). Poder e comportamento político. In A. Caetano. J. Neves, & J.M. -Ferreira (eds). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e aplicações, (413-433). Lisboa: Sílabo. Ryan, R. & Deci. E. (2017). Self-determination theory. New York: Guilford. Schneider, B. & Barbera, K. (2014). Oxford Handbook of Organizational climate and culture, Oxford: Oxford University Press. Wesche, J. S., & Sonderegger, A. (2019). When computers take the lead: the automation of leadership. Computers in human Behavior, 101, 197-209. Whetten & Cameron, K. (2023). Developing management skills (10 ed). Boston: Pearson. Zhu, J., Song, L., Zhu, L., & Johnson, R. (2019). Visualizing the landscape and evolution of leadership research. Leadership Quarterly, 30(2), 215-232.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-28