Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A Unidade Curricular (UC) visa situar os Estudos Africanos no actual panorama das ciências sociais, tendo em consideração a natureza interdisciplinar de um doutoramento especializado numa área geográfica. A UC tem como objectivos apresentar a construção do africanismo colonial e as suas heranças nos actuais Estudos Africanos, relacionar as diferentes disciplinas na composição destes estudos de área, reflectir sobre os constrangimentos da alteridade na investigação e a produção de conhecimento autorizado sobre realidades africanas, discutir a ligação entre os estudos das "duas Áfricas", a Norte e a Sul do Sahara e, por fim, debater os principais quadros metodológicos nos Estudos Africanos
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A UC tem como objectivo reflectir sobre questões epistemológicas da construção dos Estudos Africanos com mais relevo para a formação específica nesta área. O doutorando que complete a UC terá adquirido competências para situar, no quadro das ciências sociais, o lugar dos Estudos Africanos, enquadrar teoricamente as problemáticas de análise das realidades africanas, reconhecer os principais conceitos desenvolvidos no âmbito dos Estudos Africanos e aplicá-los na sua investigação, interpretar de forma crítica os materiais utlizados, produzir discursos críticos e informados sobre as realidades em análise e perceber e aplicar no projecto de tese a dimensão de interdisciplinaridade concernente ao cariz teórico e metodológico dos Estudos Africanos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo 1. Estudos Africanos: académicos e programas 1.1. Produção de conhecimento sobre África 1.2. Estudos Africanos e os Estudos da África do Norte 1.3. Estudos Africanos e interdisciplinaridade Módulo 2. Metodologia nos Estudos Africanos 2.1. Questões éticas da investigação em contextos africanos 2.2. Estudos de caso e método comparativo 2.3. Bases de dados 2.4. Metodologias etnográficas 2.5. História oral e entrevistas 2.6. Conhecimentos endógenos e propostas metodológicas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Na UC, a discussão sobre os Estudos Africanos relaciona-se com as questões ligadas ao diálogo entre conhecimentos produzidos por disciplinas científicas diferentes sobre um objecto de estudo e com a história política e científica da construção desta área científica. A selecção de questões metodológicas pretende providenciar aos alunos algumas ferramentas iniciais para a elaboração dos projectos de investigação, mostrando diferentes possibilidades para a recolha de dados e seu tratamento.
Avaliação / Assessment
1. Avaliação ao longo do semestre: a) Presença e participação activa nas aulas, demonstrando a leitura dos textos de apoio às aulas (mínimo de 60% assistência a aulas) - 40%; b) Redacção de um ensaio (1000 a 1500 palavras) no qual os estudantes reflictam sobre o contributo do projecto de investigação que desenvolverão no doutoramento, usando também obrigatoriamente dois textos da bibliografia da UC - 60% O ensaio poderá ser escrito em português ou inglês e deverá ser submetido em PDF no Moodle até à data acordada entre docente e alunos (Janeiro de 2026). O ensaio deve ser um trabalho original e realizado de forma autónoma, em conformidade com o código de conduta académica do Iscte. Detecção de plágio e de outras formas de fraude académica implica a anulação da prova de avaliação. Pode ser requerida uma prova oral complementar ao ensaio. 2. Exame final
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No plano pedagógico, procura-se privilegiar a discussão e o confronto de ideias em detrimento da exposição. Assim, fornecendo atempadamente material de apoio (bibliografia principal, textos de apoio, etc.) e fazendo intervir especialistas em Estudos Africanos com formações diferentes, incentiva-se a participação activa de todos os doutorandos nas sessões.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas da UC são teórico-práticas, o que implica que, a momentos de exposição aprofundada dos conteúdos programáticos pela docente - ou por conferencistas convidados, se aplicável - se sigam momentos de debate e de discussão à volta de textos previamente disponibilizados. Esta opção implica que as sessões sejam um espaço privilegiado de discussão e de debate e não apenas de exposição de conteúdos relativos ao lugar dos Estudos Africanos no actual panorama das ciências sociais e das grandes questões epistemológicas e metodológicas desta área científica.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Basedau, M. (2020). Rethinking African studies: Four challenges and the case for comparative African studies. Africa Spectrum, 55(2), 194–206. Bates, R., Mudimbe, V. Y., & O'Barr, J. (Eds.). (1993). Africa and the disciplines: The contributions of research in Africa to the social sciences and humanities. University of Chicago Press. Bob-Milliar, G. (2022). Introduction: Methodologies for researching Africa. African Affairs, 121(484), e55–e65. Lauer, H., & Anyidoho, K. (Eds.). (2016). O resgate das ciências humanas e das humanidades através de perspectivas africanas. FUNAG. Mama, A. (2007). Is it ethical to study Africa? Preliminary thoughts on scholarship and freedom. African Studies Review, 50(1), 1–26. Mkandawire, T. (Ed.). (2005). African intellectuals: Rethinking politics, language, gender and development. CODESRIA. Mudimbe, V. Y. (1988). The invention of Africa: Gnosis, philosophy and the order of knowledge. Indiana University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ampofo, A. A. (2016). Re-viewing studies on Africa, #BlackLivesMatter, and envisioning the future of African studies. African Studies Review, 59(2), 7–29. Arowosegbe, J. O. (2016). African scholars, African studies and knowledge production on Africa. Africa, 86(2), 324–338. Briggs, J. (2005). The use of indigenous knowledge in development: Problems and challenges. Progress in Development Studies, 5(2), 99–114. Demarest, L., & Langer, A. (2018). The study of violence and social unrest in Africa: A comparative analysis of three conflict event datasets. African Affairs, 117(467), 310–325. Dodsworth, S., & Cheeseman, N. (2017). The potential and pitfalls of collaborating with development organizations and policy makers in Africa. African Affairs, 117(466), 130–145. Hountondji, P. J. (2008). Conhecimento de África, conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, 149–160. + Lesutis, G. (2018). The politics of narrative: Methodological reflections on analysing voices of the marginalized in Africa. African Affairs, 117(468), 509–521. Marshall, A., & Batten, S. (2004). Researching across cultures: Issues of ethics and power. Forum: Qualitative Social Research, 5(3), Article 39. Ndlovu-Gatsheni, S. J. (2015). Decoloniality as the future of Africa. History Compass, 13(10), 485–496. Neto, P. F. (2019). Surreptitious ethnography: Following the paths of Angolan refugees and returnees in the Angola-Zambia borderlands. Ethnography, 20(1), 128–145.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-16