Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01028
Acrónimo :
01028
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
16.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular (UC) visa situar os Estudos Africanos no actual panorama das ciências sociais, tendo em consideração a natureza interdisciplinar de um doutoramento especializado numa área geográfica. A UC tem como objectivos apresentar a construção do africanismo colonial e as suas heranças nos actuais Estudos Africanos, relacionar as diferentes disciplinas na composição destes estudos de área, reflectir sobre os constrangimentos da alteridade na investigação e a produção de conhecimento autorizado sobre realidades africanas, discutir a ligação entre os estudos das "duas Áfricas", a Norte e a Sul do Sahara e, por fim, debater os principais quadros metodológicos nos Estudos Africanos

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC tem como objectivo reflectir sobre questões epistemológicas da construção dos Estudos Africanos com mais relevo para a formação específica nesta área. O doutorando que complete a UC terá adquirido competências para situar, no quadro das ciências sociais, o lugar dos Estudos Africanos, enquadrar teoricamente as problemáticas de análise das realidades africanas, reconhecer os principais conceitos desenvolvidos no âmbito dos Estudos Africanos e aplicá-los na sua investigação, interpretar de forma crítica os materiais utlizados, produzir discursos críticos e informados sobre as realidades em análise e perceber e aplicar no projecto de tese a dimensão de interdisciplinaridade concernente ao cariz teórico e metodológico dos Estudos Africanos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1. Estudos Africanos: académicos e programas 1.1. Produção de conhecimento sobre África 1.2. Estudos Africanos e os Estudos da África do Norte 1.3. Estudos Africanos e interdisciplinaridade Módulo 2. Metodologia nos Estudos Africanos 2.1. Questões éticas da investigação em contextos africanos 2.2. Estudos de caso e método comparativo 2.3. Bases de dados 2.4. Metodologias etnográficas 2.5. História oral e entrevistas 2.6. Conhecimentos endógenos e propostas metodológicas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Na UC, a discussão sobre os Estudos Africanos relaciona-se com as questões ligadas ao diálogo entre conhecimentos produzidos por disciplinas científicas diferentes sobre um objecto de estudo e com a história política e científica da construção desta área científica. A selecção de questões metodológicas pretende providenciar aos alunos algumas ferramentas iniciais para a elaboração dos projectos de investigação, mostrando diferentes possibilidades para a recolha de dados e seu tratamento.

Avaliação / Assessment


1. Avaliação contínua: a) Presença e participação activa nas aulas, demonstrando a leitura dos textos de apoio às aulas (mínimo de 70% assistência a aulas) - 40%; b) Redacção de um ensaio de revisão de 2 textos indicados na bibliografia da UC (1000 a 1500 palavras) - 60% O ensaio poderá ser escrito em português, inglês ou espanhol e deverá ser enviado em PDF, Word ou equivalente para o correio electrónico ana.lucia.sa@iscte-iul.pt até à data acordada entre docente e alunos (Janeiro de 2023). Detecção de plágio implica a anulação da prova de avaliação. 2. Exame final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No plano pedagógico, procura-se privilegiar a discussão e o confronto de ideias em detrimento da exposição. Assim, fornecendo atempadamente material de apoio (bibliografia principal, textos de apoio, etc.) e fazendo intervir especialistas em Estudos Africanos com formações diferentes, incentiva-se a participação activa de todos os doutorandos nas sessões.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas da UC são teórico-práticas, o que implica que, a momentos de exposição aprofundada dos conteúdos programáticos pela docente - ou por conferencistas convidados, se aplicável - se sigam momentos de debate e de discussão à volta de textos previamente disponibilizados. Esta opção implica que as sessões sejam um espaço privilegiado de discussão e de debate e não apenas de exposição de conteúdos relativos ao lugar dos Estudos Africanos no actual panorama das ciências sociais e das grandes questões epistemológicas e metodológicas desta área científica.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Zeleza, Tiyambe (ed), 2007, The Study of Africa. The Global and Transnational Engagements (Vol II), Dakar, CODESRIA Zeleza, Tiyambe (ed), 2006, The Study of Africa. Disciplinary and Interdisciplinary Encounters (Vol I), Dakar, CODESRIA Mudimbe, Valentin Y., 1988, The Invention of Africa: Gnosis, Philosophy and the Order of Knowledge, Bloomington: Indiana University Press Mkandawire, Thandika (ed.), 2005, African Intellectuals: Rethinking Politics, Language, Gender and Development, Dakar: Codesria Lauer, Helen e Ko Anyidoho (org.), 2016, O resgate das ciências humanas e das humanidades através de perspectivas africanas, Brasília, FUNAG Desai, Gaurav e Adeline Masquelier, 2018, Critical Terms for the Study of Africa, Chicago, University of Chicago Press Bates, Robert, Valentin Y. Mudimbe e Jean O'Barr (eds), 1993, Africa and the Disciplines - The Contributions of Research in Africa to the Social Sciences and Humanities, Chicago, University of Chicago Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ndlovu-Gatsheni, Sabelo J., 2015, "Decoloniality as the Future of Africa", History Compass 13(10): 485-496 Briggs, John, 2005, "The use of indigenous knowledge in development: problems and challenges", Progress in Development Studies, 5(2): 99-114 Adams, Glenn, 2014, "Decolonizing methods: African studies and qualitative research", Journal of Social and Personal Relationships, 31(4): 467-474 2.6. Conhecimentos endógenos e propostas metodológicas Vansina, Jean, 1985, Oral Tradition as History, Oxford, James Currey Guest, Greg, Arwen Bunce e Laura Johnson, 2006, "How Many Interviews Are Enough?: An Experiment with Data Saturation and Variability", Field Methods, 18(1): 59-82 Lesutis, Gedminas, 2018, "The Politics of Narrative: Methodological Reflections on Analysing Voices of the Marginalized in Africa", African Affairs, 117 (468): 509-521 2.5. História oral e entrevistas Howlett, Marnie, 2021, "Looking at the ?field? through a Zoom lens: Methodological reflections on conducting online research during a global pandemic", Qualitative Research, Online first Neto, Pedro Figueiredo, 2019, "Surreptitious ethnography: Following the paths of Angolan refugees and returnees in the Angola-Zambia borderlands", Ethnography, 20 (1): 128-125 Benzecry, Claudio E., 2015, "What did we say they've said? Four encounters between theory, method and the production of data", Ethnography, 18 (1): 24-34 2.4. Metodologias etnográficas Lutmar, Carmela e Lesley G. Terris, 2019, "Introducing a new dataset on leadership change in rebel groups, 1946-2010", Journal of Peace Research, 56(2): 306-315 Demarest, Leila e Arnim Langer, 2018, "The study of violence and social unrest in Africa: A comparative analysis of three conflict event datasets", African Affairs, 117 (467): 310-325 Coffe, Hilde e Catherine Bolzendahl, 2011, "Gender Gaps in Political Participation Across Sub-Saharan African Nations", Soc Indic Res, 102: 245-264 2.3. Bases de dados Gerring, John, 2004, "What Is a Case Study and What Is It Good for?", American Political Science Review, 98 (2): 341-354 Collier, David, 1993, "The comparative method", in Finifter, Ada W. (Ed.), Political Science: The State of the Discipline II, Washington, D.C.: American Political Science Association: 105-119 Bhattacherjee, Anol, 2012, "Social Science Research: Principles, Methods, and Practices", Textbooks Collection. Book 3 2.2. Estudos de caso e método comparativo Marshall, Anne and Batten, Suzanne, 2004, "Researching Across Cultures: Issues of Ethics and Power", Forum: Qualitative Social Research, 5 (3), art. 39 Mama, Amina, 2007, "Is It Ethical to Study Africa? Preliminary Thoughts on Scholarship and Freedom", African Studies Review, 50 (1): 1-26 Dodsworth, Susan e Nic Cheeseman, 2017, "The Potential and Pitfalls of Collaborating with Development Organizations and Policy Makers in Africa", African Affairs, 117(466): 130-145 2.1. Questões éticas da investigação em contextos africanos Módulo 2. Bob-Milliar, George M., 2020, ?Introduction: Methodologies for researching Africa?, African Affairs, Online First van Leeuwen, Theo, 2005, "Three models of interdisciplinarity", in Wodak, Ruth and Chilton, Paul (Ed.), A New Agenda in (Critical) Discourse Analysis, Theory, Methodology and Interdisciplinarity, Amsterdam: John Benjamins Publishing Company Bryceson, Deborah Fahy, 2012, "Discovery and denial: social science theory and interdisciplinarity in African Studies", African Affairs, 111(443): 281-302 Basedau, Matthias, 2020, "Rethinking African Studies: Four Challenges and the Case for Comparative African Studies", Africa Spectrum, 55(2): 194-206 1.3. Estudos Africanos e interdisciplinaridade Robinson, Pearl T., 2002, "Area Studies in Search of Africa", in Szanton, David (Ed.), The Politics of Knowledge: Area Studies and the Disciplines, Oakland: University of California Press Lydon, Ghislaine, 2005, "Writing trans-Saharan history: Methods, sources and interpretations across the African divide", The Journal of North African Studies, 10(3-4): 293-324 Hamminga, Bert, 2005, "Epistemology from the African point of view", in Hamminga, Bert (Ed.), Knowledge Cultures, Comparative Western and African Epistemology, Amsterdam, New York: Rodopi: 57-84 Ampofo, Akosua Adomako, 2016, "Re-viewing Studies on Africa, #Black Lives Matter, and Envisioning the Future of African Studies", African Studies Review, 59 (2): 7-29 1.2. Estudos Africanos e os Estudos da África do Norte Melber, Henning, 2009, "The relevance of African Studies", Stichproben, Wiener Zeitschrift für kritische Afrikastudien, 16: 183-200 Hountonddji, Paulin J., 2008, "Conhecimento de África, conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos", Revista Crítica de Ciências Sociais, 80: 149-160 Friedman, Steven, 2018, "The 'science' of superiority: Africa and scholarly colonial assumptions", Journal of Contemporary African Studies, 36 (4): 449-463 Arowosegbe, Jeremiah O., 2016, "African scholars, African Studies and knowledge production on Africa", Africa, 86 (2): 324-38 1.1. Produção de conhecimento sobre África Módulo 1.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16