Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01031
Acrónimo :
01031
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
430.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como principal objectivo o desenvolvimento de conhecimentos e competências para planificar, conceber e realizar um projecto de investigação científica na área dos Estudos Africanos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a doutorando/a que complete a UC Seminário de Projecto de Investigação em Estudos Africanos terá adquiridos competências para: - reconhecer os requisitos e as componentes principais de um projecto de investigação na área dos Estudos Africanos - integrar as boas práticas de investigação no desenvolvimento do projecto, nomeadamente nos planos do rigor e qualidade científica e da ética - desenvolver um projecto de tese de doutoramento em Estudos Africanos que contribua para o avanço do conhecimento sobre a realidade social africana e para o saber fazer nesta área cientifica - Delinear o desenvolvimento da investigação de maneira sólida, viável e adaptada ao período de tempo disponível para a realização da tese de doutoramento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Sete das oito sessões do seminário organizam-se, no essencial e sucessivamente, à volta das grandes questões que informam um projecto de investigação em Estudos Africanos, sendo a 8ª aula dedicada às apresentações orais dos projectos: 1 Pesquisa em Estudos Africanos: agendas e possibilidades 2 Definição do objecto de estudo, problemática e objectivos 3 Revisão da literatura, definição do modelo de análise e das hipóteses 4 Estudos de caso: tipologias, vantagens e desvantagens 5 Estudos comparativos: tipologias, vantagens e desvantagens 6-7 Estratégias de análise empírica: perspectivas, metodologias e soluções 8 Apresentações orais dos projectos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa da unidade curricular "Seminário de projecto de investigação em Estudos Africanos" foi construído de modo a que a diversidade temática dos projectos de investigação dos doutorando não impeça a reflexão conjunta sobre as "tramitações" de cada projecto e não descure o objectivo central da unidade curricular: globalmente proporcionar aos doutorandos conhecimentos e competências para planificar, conceber e realizar um projecto de investigação cientifica na área dos Estudos Africanos; concretamente, entre outros aspectos, proporcionar aos estudantes competências para contemplarem autonomamente os requisitos e as componentes principais de um projecto de investigação na área dos Estudos Africanos Saliente-se dos vários itens do programa o item intitulado Problemas da construção de "unidades de análise" em África - uma questão central em qualquer investigação na área das ciências sociais em África

Avaliação / Assessment


A avaliação baseia-se na : - participação no seminário; - elaboração de um projecto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito - apresentação e debate do projecto em workshop no final do 2º semestre

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objectivos desta Unidade Curricular faz-se, fundamentalmente, através do contacto directo com o docente nos seminários (8 sessões repartidas pelos 1º e 2º semestres) e, naturalmente, a orientação tutorial. A comparação em seminário das experiências individuais dos doutorandos e a leitura e debate de textos relevantes são elementos centrais no processo de ensino-aprendizagem na UC Seminário de Projecto de Investigação em Estudos Africanos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas desta UC têm um formato bastante interativo: estão previstas apresentações orais e exercícios em todas aulas sobre como formular perguntas de investigação, hipóteses e objetivos de pesquisa, ou sobre como justificar a escolha do(s) caso(s) ou definir um cronograma. Assim, passo a passo, os/as alunos/as terão a possibilidade de se familiarizar com os principais desenhos de pesquisa existentes, por forma a escolher o que melhor se adequa à sua pesquisa. Para que aulas sejam profícuas, é essencial que os/as doutorandos/as conheçam os textos indicados na bibliografia obrigatória e complementar; que reflictam nos seus projectos e que tragam questões para debate. Através da discussão de textos sobre problemas específicos de cada um dos itens, os/as doutorandos/as terão uma visão ampla das questões incontornáveis para a boa condução da investigação conducente à tese de doutoramento em Estudos Africanos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Seawright, J e J Gerring, 2008 "Case Selection Techniques in Case Study Research: A Menu of Qualitative and Quantitative Options", Political Research Quarterly, 61 (2):294-308. - Thomas, GA, 2011 "Typology for the Case Study in Social Science Following a Review of Definition, Discourse, and Structure", Qualitative Inquiry, 17(6):511-521. - Kamler, B e P Thomson, 2014 Helping Doctoral Students Write Pedagogies for supervision, Oxon, Routledge. - Chambliss, DF. e R K Schutt, 2022 Making Sense of the Social World: Methods of Investigation, London, Sage. - Cheeseman, N et al, 2017 "Notes on researching Africa", African Affairs. - Bryman, A 2012 Social Research Methods, London, OUP. - Bob-Milliar, GM, 2020 "Introduction: Methodologies for researching Africa", African Affairs, 121 (484): 55?65. - Bates, R, et al (eds), 1993, Africa and the Disciplines: The contribuitions of Research in Africa to the Social Sciences and Humanities, Chicago, UCP.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Zeleza, T (ed) 2006-2007, The Study of Africa. Disciplinary and Interdisciplinary Encounters, Dakar, CODESRIA, 2 vols. - Zanker, F e K Newbery, 2013 ?Comparison Re-Invented: Adaptation of Universal Methods to African Studies (Conference Report).? Africa Spectrum, 48 (2): 107?15. - Ridley, D, 2008 The Literature Review: a Step-by-Step Guide for Students, Londres, Sage. - Szanton, D (ed) 2004, The Politics of Knowledge - Area Studies and the Disciplines, Berkeley, The University California Press. - Mafeje , A 2001 African Social Scientists Reflections, Nairobi, Heinrich Boll. - Kumar, R, (2011, Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners. 3rd Edition,. New Delhi, Sage. - Freitas, WRS et al, 2011 Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões, Estudo & Debate, Lajeado, 18 (2): 07-22. - Feyerabend, P K, 1975, Against method: outline of an anarchistic theory of knowledge, London, Humanities Press. - Creswell, J et al. (2003, 221) Advanced Mixed Methods Research Designs, London, Sage. - Caregnato, RCA e R Mutti, 2006 Pesquisa Qualitativa: Análise De Discurso Versus Análise de Conteúdo, Texto & Contexto ? Enfermagem, 15 (4): 679-684. - Bickman, L e D Rog (eds), 1998, Handbook of Applied Social Research Methods, London, Sage. - African Studies Review, 1981, "Social Science and Humanities Research in Africa: a Assessment", African Studies Review, 2-3. - Africa Today, 1997-1998, "The Future of Regional Studies", Africa Today, 44, 2 & 3.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16