Bibliografia

Principal

  • Seabra, Teresa (2010), Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, Lisboa, ICS-UL Seabra, T., H. Carvalho e P. Ávila (2019), ?The effect of school´s ethnic composition on Mathematics results of students with immigrant origin in primary school?, Portuguese Journal of Social Science, vol. 18 (1), pp. 9-26 Gomes, Carlos A. (1987), "A interacção selectiva na escola de massas", Sociologia- Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49 Grácio, Sérgio (1997), Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais, Lisboa, Educa, pp. 49-66. Bourdieu, P. e P. Champagne (1992), « Les exclus de l´interieur », Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 91/92, pp. 71-75 Barrère, A. E N. Sembel (2006, 2002), Sociologia da Escola, S. Paulo, Ed. Loyola, pp. 15-37Bernstein, B. (1980), "Entrevista com Basil Bernstein" (dada a Elisabete Oliveira), O Professor, nº 25 (nova série), pp. 19-23:

Secundária

  • Vincent, G., B. Lahire e D. Thin (1994), « Sur l´histoire et la théorie de la forme scolaire » em G. Vincent (dir.), L´éducation prisonnière de la forme scolaire? ? scolarisation et socialisation dans les sociétés industrielles, Lyon, PUL, pp.11-48. Veloso, Luisa e P. Abrantes (2013) (org.), Sucesso escolar : da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Thrupp, Martin (1999), Schools making difference: let´s be realistic!- school mix, school effectiveness and social limits of reform, Buckingham, Open University Press. Torres, Leonor L. e J. A. Palhares (org.) (2014), Entre Mais e Melhor Escola em Democracia: inclusão e Excelência no Sistema Educativo Português, Lisboa, Mundos Sociais. Torres, Jurgo S. (1995), O curriculum oculto, Porto, Porto Editora. Terrail, Jean-Pierre (2002), De l´inegalité scolaire, Paris, La Dispute. Silva, Cristina Gomes da (1999), Escolhas Escolares, Heranças Sociais, Oeiras, Celta. Sebastião, João (2009), Democratização do Ensino, Desigualdades Sociais e Trajectórias Escolares, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Seabra, Teresa e Sandra Mateus (2008), ?Imigração e escolaridade: trajectórias, quotidiano e aspirações?, em Guerreiro, Maria das Dores, Anália Cardoso Torres e Luís Capucha (org.), Quotidiano e Qualidade de Vida, em Portugal e a Europa: Sociedade, Estado, Quotidiano, Volume III, Lisboa, CIES-ISCTE e Celta. Renato Miguel do Carmo (org.), Desigualdades Sociais 2010: Estudos comparativos, Lisboa, Editora Mundos Sociais, p. 165-172. Sandel, Michael J. (2022 [2020]), A Tirania do Mérito: O que Aconteceu ao Bem Comum?, Lisboa, editorial Presença Seabra, Teresa e outros (2010), ?Alunos descendentes de imigrantes no final do ensino básico: orientações escolares e condicionalismos sociais? Escolaridade Básica, Lisboa, ACIDI, IP. Trajectos e Projectos de Jovens Descendentes de Imigrantes à Saída da Seabra, Teresa, Sandra Mateus, Elisabete Rodrigues e Magda Nico (2011), Seabra, Teresa e Sandra Mateus (2012), ?Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português?, em Dayrell, Juarez, Maria Alice Nogueira, José Manuel Resende e Maria Manuel Vieira (org.), Família,Escola e Juventude: Olhares Cruzados Brasil-Portugal, Minas Gerais, EditoraUFMG, pp. 408-424. Seabra, Teresa, Ana Figueiredo, Leonor D. Castro e Mafalda Gomes (2012), Relatório de Avaliação : estudo sobre o impacto das Turmas com Percursos Curriculares Alternativos no ensino básico e dos Planos de Recuperação, Acompanhamento e Desenvolvimento no sucesso escolar, Lisboa, MEC/D.Geral Educação. Seabra, Teresa, P. Ávila e L. Duarte (2013), « Imigração e condições sociais no desempenho escolar: resultados das provas de aferição em alunos da AML», L. Veloso e P. Abrantes (org.), Sucesso escolar : da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Seabra, T., M.M. Vieira, P. Ávila, L. Castro, I. Baptista e S. Mateus (2014), Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica, Relatório Final, CIES-IUL/FCT. Seabra, T., M.M. Vieira, L. Castro e I. Baptista (2014), A diferença que a escola pode fazer: estudos de caso em escolas do ensino básico da AML em Benedita P. Melo e outros, Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, Porto, Universidade do Porto/Fac. de Letras, pp. 947-974. Seabra, Teresa (1999), Educação nas famílias: etnicidade e classes sociais, Lisboa, IIE. Seabra, Teresa (2007), "Relações das famílias com a escolaridade e resultados escolares: comparando alunos de origem cabo-verdiana, de origem indiana e autóctones", em P. Silva (org.), Escolas, Famílias e Lares: Um caleidoscópio de olhares, Lisboa, Profedições. Seabra, Teresa (2008), Desempenho Escolar, Desigualdades Sociais e Etnicidade: Os descendentes de imigrantes indianos e cabo-verdianos no ensino básico em Portugal, Lisboa/ISCTE (Tese de doutoramento). Seabra, Teresa (2010), Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, Lisboa, ICS-UL. Seabra, T. (2012), ?Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da AML?, Sociologia, pp. 185-210. Sarmento, Manuel Jacinto (2000), Lógicas de acção nas escolas, Lisboa, Instituto de Inovação Educacional. Ravon, B. (2000), L´?echec scolaire?: histoire d´un problème public, Paris, In Press Ed. Pinto, J. Madureira (1990), ?Escolarização, relação com o trabalho e práticas sociais? em S. Stoer (org.), Educação, Ciências Sociais e Sociedade Portuguesa, Porto, Afrontamento, pp. 15-32. Martins, SC (2020), ?Alargamento social e condições de vida dos estudantes do ensino superior: Portugal e o contexto europeu?, em A.J. Barbosa de Oliveira, E. R. Pereira e R. Mauritti (Ed.), Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: UFRJ e Iscte (ISBN: 9786580879007). Mauritti, Rosário, e Susana da Cruz Martins (2007), "Estudantes do ensino superior: origens e contextos sociais", em António Firmino da Costa, Fernando Luís Machado, e Patrícia Ávila (orgs.), Sociedade e Conhecimento (Portugal no Contexto Europeu, vol. II), Oeiras, Celta Editora, pp. 85-101. Matos, M. e I. Duarte (2003), Identificação dos Riscos Educativos no Ensino Básico, Lisboa, CNE. Mateus, Sandra (2002), ?Futuros Prováveis: um olhar sociológico sobre os projectos de futuro no 9º ano?, Sociologia, Problemas e Práticas, 39, 117-149. Lima, Jorge A. (2008), Em busca da boa escola: instituições eficazes e sucesso educativo, V. N. Gaia, Fundação Manuel Leão. Laurens, Jean-Paul (1992), 1 sur 500, la reussite scolaire en milieu populaire, Toulose, Press Universitaire du Mirail. Lahire, Bernard (2008), La raison scolaire ? École et pratiques d´écriture, entre savoir et pouvoir, Rennes, PUR. Jarl, M. K. Andersson e U. Blossing (2021), ?Organizational characteristics of successful and failing schools: a theoretical framework for explaining variation in student achievement?, School Effectiveness And School Improvement, 32 (3), pp. 448?464 https://doi.org/10.1080/09243453.2021.1903941 Grácio, Sérgio e S. Stoer (Org.) (1982), Sociologia da Educação II - A construção social das práticas educativas, Lisboa, Liv.Horizonte. Grácio, Sérgio, S. Miranda e Stephen Stoer (Org.) (1982), Sociologia da Educação I - Funções Da Escola E Reprodução Social, Lisboa, Liv.Horizonte. Grácio, Sérgio (1997), Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais, Lisboa, Educa. Enguita, M., L. Mena y J. Rivière (2010) : Fracaso y el abandono escolar en España, Fundación « La Caixa », colección Estudios Sociales, http://obrasocial.lacaixa.es/estudiossociales/coleccion_es.html Education et Societé, nº14, 2004/05 (Les classes moyennes, l´école et la ville: la reproduction renouvelée). Education et Societé, nº 5, 2000/01 (Les inégalités d´éducation: un classique revisité). Duru-Bellat, Marie e A. Henriot-Van Zanten (1992), Sociologie de L´école, Paris, Armand Colin. Duru-Bellat, Marie (2002), Les inegalités sociales á l´école ? genèse et mites, Paris, PUF. Dubet, F. e Martuccelli, D. (1996), A l´école - sociologie de l´experience scolaire, Paris, Ed. Du Seuil. Duarte, José B. (org.) (2002), Igualdade e Diferença numa Escola para Todos ? Contextos, Controvérsias, Perspectivas, Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Domingos, Ana M.; Helena Barradas; Helena Rainha; Isabel P. Neves (1986), A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação, Lisboa, FCG, pp. 243-277. Diogo, Ana Matias (1998), Famílias e escolaridade - Representações parentais da escolarização, classe social e dinâmica familiar, Lisboa, Ed. Colibri. Diogo, Ana M. e F. Diogo (org.) (2013), Desigualdades no Sistema Educativo: Percursos, Transições e Contextos, Lisboa, Mundos Sociais. Cipriano, G. & Martins, S. C. (2021), ?Beliefs on assessment and grade repetition among teachers in Portugal?, Meta: Avaliação. 13 (39), 248-273 Costa, António F., J. T. Lopes e A. Caetano (org.) (2014), Percursos de estudantes no ensino superior : fatores e processos de sucesso e insucesso, Lisboa, Mundos Sociais. Cousin, Olivier (1999), L´efficacité des collèges : Sociologie de l´effet établissement, Paris, Puf. Casimiro, E. (2008), Percursos escolares de imigrantes de origem cabo-verdiana em Lisboa e Roterdão, Lisboa, ACIDI. Canário, Rui, N. Alves e C. Rolo (2001), Escola e exclusão social, Lisboa, IIE/Educa. Cabral, M. V. (2002), ?Espaços e temporalidades sociais da educação em Portugal? em AA.VV., Espaços de educação, Tempos de formação, Lisboa, FCG, pp.47-67. Burns, R. e D. Mason (2002), ?Class composition and student achievement in elementary school?, American Educational Research Journal, 39 (1), pp. 207-233. Bourdieu, P. e J.C. Passeron (s/d; 1970), A reprodução - elementos para uma teoria do sistema de ensino, Lisboa, Vega. Bourdieu, P. (1979), « Les trois états du capital culturel », Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 30, pp. 3-6. Benavente, Ana, A. F. Costa, F.L. Machado e M. C. Neves (1987), Do outro lado da escola, Lisboa, IED. Benavente, Ana; J. Campiche; T. Seabra e J. Sebastião (1994), Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico, Lisboa, Fim de Século. Alves, N. e R. Canário (2004), ?Escola e exclusão social: das promessas às incertezas?, Análise Social, vol. XXXVIII (169), pp. 981-1010. Almeida, Ana N. e M. M. Vieira (2006), A Escola em Portugal, Lisboa, ICS-UL. Almeida, Ana N. (coord.) (2013), Sucesso, Insucesso e Abandono na Universidade de Lisboa: cenários e Percursos, Lisboa, Educa. Abrantes, Pedro (2003), Os Sentidos da Escola ? identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade, Oeiras, Celta, pp. 69-85. Abrantes, P.; T. Seabra, T. Caeiro, S. Almeida & R. Costa (2016), ?A escola dos ciganos?: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso. Configurações, 18, Ciganos e Educação, pp. 47-66. [ponto1]: