Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de compreender e analisar situações de internacionalização de empresas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender a importância de estratégias de internacionalização num mercado cada vez mais global, 2. Compreender o papel de entidades de apoio à internacionalização de empresas de um país, 3. Avaliar e comparar a relevância de vários mercados chave para a internacionalização de empresas, 4. Compreender e aferir o valor do mercado espanhol para empresas de outros países.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução à Realização de Negócios Internacionais, 2. O papel da AICEP Portugal Global 3. Informação sobre mercados chave para a internacionalização de empresas 4. Espanha como mercado chave para Portugal e outros países
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ? Pontos do programa: 1 OA2 ? Pontos do programa: 2 OA3 ? Pontos do programa: 3 OA4 ? Pontos do programa: 4
Avaliação / Assessment
Na Época Normal, os estudantes que optem pela avaliação contínua, terão de ter uma assiduidade mínima de 80% e serão avaliados do seguinte modo: a)Um trabalho de grupo (máximo de 6 elementos), com ponderação de 50% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 8 valores; b)Um trabalho individual com ponderação de 50% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 8 valores. A nota final deve ser maior ou igual a 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos OA 2. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA4 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. - Todos OA
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Documentação a entregar em aula
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Documentation to be provided in class
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16