Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa introduzir os estudantes às problemáticas da ciência, tecnologia e inovação nas sociedades contemporâneas. Pretende-se proporcionar a aprendizagem de conceitos e a familiarização com os principais e mais atuais debates teórico-metodológicos neste domínio das ciências. O programa tem em vista a promoção de competências de análise sociológica dos processos de desenvolvimento técnico-científico, dos seus contextos, aplicações e implicações sociais. Paralelamente espera-se que os processos de aprendizagem no âmbito desta UC favoreçam o reforço de competências transversais tais como de pesquisa exploratória, trabalho em equipa, fundamentação, apresentação e debate, bem como a mobilização de conhecimentos teórico-metodológicos de natureza genérica, explorados em semestres anteriores.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os estudantes que terminem com sucesso esta unidade curricular deverão ser capazes de: a. Conhecer os debates contemporâneos mais relevantes da sociologia da ciência, da tecnologia e da inovação b. Conhecer e debater diferentes perspetivas teórico-metodológicas nestes domínios; c. Descrever e problematizar a relação entre ciência, tecnologia, inovação e sociedade; d. Identificar e problematizar diferentes contextos, atores e modos de produção de conhecimento, bem como diferentes tipos de inovação; e. Descrever e problematizar exemplos de políticas de promoção da inovação tecnológica; f. Descrever e problematizar exemplos de aplicações/implicações da C&T em termos sociais, económicos e cívicos; g. Conhecer e debater exemplos de iniciativas de promoção de cultura científica; h. Conhecer e utilizar indicadores estatísticos utilizados neste domínio; i. Pesquisar de modo autónomo, expor e debater ideias (oralmente e por escrito), e trabalhar em grupo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Da ciência moderna à atualidade: contextos, agentes, indicadores e tendências 2. Primeiros olhares sociológicos sobre a ciência: ethos científico e ciência enquanto instituição; processos e evolução do conhecimento científico 3. Novas perspetivas sobre a (tecno)ciência: estudos de laboratório e sociologia do conhecimento científico; campo científico, lugares e modos de produção de conhecimento 4. Tecnologia e inovação como objeto sociológico: construção social da tecnologia; atores e políticas de inovação 5. Usos socio-económicos da C&T, ética, cultura: controvérsias e desafios 6. Comunicação de ciência e tecnologia e envolvimento público
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos, considerando os pontos enunciados no programa e os seus desdobramentos, cobrem de forma exploratória, mas abrangente, os principais conceitos, domínios de análise, perspetivas teórico-metodológicas e avanços cognitivos que constituem o património da sociologia da ciência, tecnologia e inovação. Os debates suscitados por estes conteúdos permitem ainda apoiar a problematização do desenvolvimento científico-tecnológico e das suas aplicações/implicações sociais, económicas e político-cívicas.
Avaliação / Assessment
A avaliação da UC tem como base a avaliação ao longo do semestre, segundo os seguintes elementos: - Assiduidade (2/3 das aulas) e participação (20%); - Apresentação oral (30%) - Trabalho final escrito sobre um tema do programa (50%) Existe a opção de exame final (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo combina aulas teóricas e teórico-práticas com debates e apresentações pelos alunos. Para que esta estratégia seja bem-sucedida é importante a participação dos alunos nas aulas. As leituras propostas são essenciais para o processo de aprendizagem. Pesquisas de material on-line adicional visa atualizar estatísticas, controvérsias e notícias científicas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A unidade curricular pressupõe o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem diversificadas, mas complementares, e todas elas orientadas para os objetivos anteriormente expostos. As aulas teóricas e os debates por estas suscitados têm em vista a familiarização dos alunos com os principais conceitos e abordagens desenvolvidas no âmbito da sociologia da ciência, tecnologia e inovação. As apresentações ao longo do semestre são uma forma de motivar o envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem, proporcionar a possibilidade de operacionalizar alguns dos conceitos tratados nas aulas, estimular as capacidades de investigação, suscitar dúvidas e debates, estimular o trabalho em equipa. O trabalho final, com apelo à leitura de textos incluídos na bibliografia básica da UC, tem como principal objetivo a consolidação das aprendizagens acerca de aspetos teóricos centrais desta UC e a promoção da capacidade de reflexão fundamentada.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Barnes, Barry e David Edge (1982), Science in Context, MIT Press. Bijker, Wiebe E., Thomas P. Hughes e Trevor Pinch (orgs.) (1989), The Social Construction of Technological Systems, MIT Press. Bourdieu, Pierre (2004), Para uma Sociologia da Ciência, Lisboa, Edições 70. Bucchi, Massimiano (2004), Science in Society. An Introduction to Social Studies of Science, Londres, Routledge. Mackenzie, Donald e Judy Wajcman (eds) (1999), The Social Shaping of Technology, Buckingham, Philadelphia, Open University Press. Merton, Robert K. (1973), The Sociology of Science, Chicago University Press. Merton, R. K., & Marcovich, A. (2013). Ensaios de sociologia da ciência. São Paulo: Editora 34.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
AAVV (2003), Science meets society, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Bijker, Wiebe, (2010), "How is technology Made? That is the question", Cambridge Journal of Economics, 34 (1), pp. 63-76. Brossard, Dominique, «Media, scientific journals and science communication: examining the construction of scientific controversies», Public Understanding of Science, Vol. 18, no 3, 2009, p. 258?274. Callon, Michel (1986), "The sociology of an actor-network: the case of the electric vehicle" em Michel Callon, John Law e Arie Rip (eds.) Mapping the Dynamics of Science and Technology, London, Macmillan Press, pp.19-34. Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila e Sandra Mateus (2002), Públicos da Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva. Entradas, Marta (2023). "Women in science: Rising numbers but an eternal glass ceiling." Cultures of Science 6.1, pp. 23-33. Gibbons, Michael; et al (1994), The New Production of Knowledge. The Dynamics of Science and Research in Contemporary Societies, London, Sage Publications. Gilfillan, S. C. (1963,1935), The Sociology of Invention, Cambridge, Massachusetts and London, Copyright. Godin, Benoit (2006), ?The Linear Model of Innovation?, Science, Technology and Human Values, Vol. 31, Nº 6. 639-667. Gonçalves, Maria Eduarda (Coord.) (2000), "Cultura Científica e Participação Pública”, Lisboa, Celta Editora. Hagstrom, Warren (1975), The Scientific Community, New York, Basic Books. Jasanoff, Sheila, Gerald E. Markle, James C. Petersen e Trevor Pinch (orgs.), Handbook of Science and Technology Studies, Thousand Oaks, Sage Publications. Jesuíno, Jorge Correia e outros (1995), A Comunidade Científica Portuguesa nos Finais do Século XX: Comportamentos, Atitudes e Expectativas, Oeiras, Celta Editora. Martins, Herminio; José Luís Garcia (2009) "O ethos da ciência e suas transformações contemporâneas, com especial atenção à biotecnologia", Scientiæ Studia, 7 (1), pp. 83-104. Mcgrayne, Sharon Bertsch (2001). Nobel prize women in science: Their lives, struggles and momentous discoveries, Washington, DC, National Academy of Sciences, Joseph Henry Press. Nowotny, Helga; Peter Scott; Michael Gibbons (2003), "'Mode 2' Revisited: The New Production of Knowledge", Minerva (41), pp 179-194. Oliveira, Luísa (2000) "Desafios à universidade. Comercialização da ciência e recomposição dos saberes académicos", Sociologia Problemas e Práticas (34), pp. 93-116. Shinn, Terry (2002), "The triple helix and the new production of knowledge: prepackaged thinking on science and technology", Social Studies of Science (32), pp. 599-614. Sismondo, Sergio (2004), An Introduction to Science and Technology Studies, Oxford, Blackwell Publishing. Ziman, John (1984), An Introduction to Science Studies, Cambridge, Cambridge University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-16