Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01069
Acrónimo :
01069
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Os objetivos desta UC consistem em dotar o aluno de conhecimentos sobre a avaliação de ativos financeiros: teoria da escolha, modelos de equilíbrio e de arbitragem.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: 1. Identificar os principais desafios de escolha em contexto de incerteza 2. Avaliar ativos financeiros utilizando uma abordagem de equilíbrio 3. Avaliar ativos financeiros utilizando uma abordagem de arbitragem 4. Ler um leque significativo de artigos científicos sobre avaliação de ativos financeiros e compreender as questões principais abordadas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Choice theory 2. Portfolio theory 3. Equilibrium Pricing 4. Arbitrage Pricing

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A cada objectivo de aprendizagem (OA) correspondem os seguintes conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP1, CP2 OA2 – CP3 OA3 – CP4 OA4 – CP1, CP2, CP3, CP4

Avaliação / Assessment


Os alunos podem optar por avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre consiste em: - Trabalhos individuais (50% da classificação final) - Um teste escrito (50% da classificação final) A avaliação por exame consiste em: - Um teste escrito (100% na classificação final) A aprovação na UC depende da obtenção de uma classificação final, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Com vista à prossecução dos objetivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Activas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. Na grelha seguinte, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. OA1: todas as MEA OA2: todas as MEA OA3: todas as MEA OA4: todas as MEA

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Class notes - Danthine, J-P and J. Donaldson, Intermediate Financial Theory, Elsevier Academic Press, 3rd edition, 2014

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24