Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Recomenda-se que o aluno tenha pelo menos uma UC em Microeconomia.
Objetivos Gerais / Objectives
Nesta UC focam-se as diversas facetas da interação entre a qualidade ambiental e os agentes económicos. Interessa estudar mecanismos corretores que permitam melhorar o bem-estar e fomentar a sustentabilidade. Pretende-se que os alunos enquadrem os problemas ambientais numa perspectiva económica, permitindo uma apreciação mais completa e rigorosa destes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, o aluno deve: OA1. Conhecer e compreender as técnicas de modelização relevantes, quer para as decisões de poluição quer para a gestão de recursos naturais; OA2. Ser capaz de usar, de maneira rigorosa, fontes bibliográficas diversas na análise de problemas ambientais concretos; OA3. Ser capaz de analisar objetivos e resultados das políticas ambientais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Introdução e Bases da Economia do Ambiente 1.1 Falhas de Mercado (externalidades) 1.2 Economia da Poluição e o nível ótimo de qualidade ambiental 1.3 Métodos de Análise Ambiental (Técnicas de Apoio à Decisão e Análise Custo-Benefício) P2. Instrumentos e Políticas Ambientais 2.1 Métodos de Valorização Monetária do Ambiente 2.2 Controlo da Poluição: Critérios e Instrumentos de Política Ambiental (informais, standards, impostos, subsídios, licenças transacionáveis) 2.3 Problemas Ambientais Internacionais P3. Economia dos Recursos Naturais 3.1 Sustentabilidade e Crescimento Verde 3.2 Exploração Ótima de Recursos Não Renováveis 3.3 Exploração Ótima de Recursos Renováveis 3.4 Energias Renováveis 3.5 Eficiência Energética
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação do programa (P) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, P2, P3 OA2 - P1, P2, P3 OA3 - P2
Avaliação / Assessment
Existem dois processos de avaliação: a) Avaliação contínua: - assiduidade mínima de 2/3 - trabalho de grupo (40%), cuja nota não pode ser inferior a 7,5v. para obter aprovação na disciplina. - prova escrita no final do semestre (60%), cuja nota não pode ser inferior a 7,5v. para obter aprovação na disciplina. - a participação na aula (incluindo a resolução dos cadernos de exercícios) é muito encorajada b) Exame final: (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino e avaliação: MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos MEA3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo MEA4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e avaliação visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. Por conseguinte, apresentam-se, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino e avaliação (MEA) e os respetivos objetivos (OA): MEA1: OA1 MEA2: OA1 e OA3 MEA3: OA2 e OA3 MEA4: Todos
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto significa estudar previamente às aulas, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Field, B. and M. Field, Environmental Economics: an Introduction, 2021, 8th Edition, New York: McGraw-Hill, Perman, R., M. Common, J. McGilvray, Y. Ma, Natural Resource and Environmental Economics, 2011, 4th edition, Pearson International Edition, Kaika and Zervas, The environmental Kuznets Curve (EKC) theory - Part A: Concept, causes and the CO2 emissions case, 2013, Energy Policy, 62, pp. 1392-1402, https://doi.org/10.1016/j.enpol.2013.07.131, Abdmouleh, Alammari and Gastli, Review of policies encouraging renewable energy integration & best practices, 2015, Renewable and Sustainable Energy Reviews, 45, pp. 249-262, Del Rio, The dynamic efficiency of feed-in tariffs: The impact of different design elements, 2012, Energy Policy, 41, pp. 139-151,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Stavins, Robert, Economics of the Environment: Selected Readings, 2019, 7th Edition, W.W: Norton & Company, Tietenberg, T. and L. Lewis, Environmental and Natural Resource Economics, 2018, 11th Edition, Pearson International Edition, Endres, A., Environmental Economics: Theory and Policy, 2011, Cambridge University Press, Hackett, S., Environmental and Natural Resources Economics: Theory, Policy and the Sustainable Society, 2011, 4th Edition, M.E. Sharpe, Koldstad, C., Environmental Economics, 2010, 2nd edition, Oxford University Press, Keohane, N. and Olmstead, S., Markets and the environment, 2016, 2nd Edition, Island Press, Washington, DC, Pierce, D. and K.R. Turner, Economics of Natural Resources and the Environment, 1991, John Hopkins Press, Baltimore, Dinda, Environmental Kuznets Curve Hypothesis: a Survey, 2004, Ecological Economics, 49, pp. 431-455, Menanteau, Finon and Lamy, Prices versus quantities: choosing policies for promoting the development of renewable energy, 2003, Energy Policy, 31, pp. 799-812,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16