Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01133
Acrónimo :
01133
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
56.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer os princípios de ética e deontologia da profissão de contabilista e saber aplicá-los perante situações concretas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a frequência da UC os alunos devem ser capazes de: OA1.Sintetizar as bases gerais dos princípios de ética e deontologia; OA2.Explicar a importância do comportamento ético no exercício da sua futura atividade profissional, motivando os alunos a privilegiar um comportamento ético no reporte de informação para utilizadores internos e externos; OA3.Explicar a importância da existência de códigos de ética e em particular o relacionado com o exercício da atividade profissional de contabilista e auditor - Código do IFAC; OA4.Aplicar os conhecimentos teóricos e desenvolver competências de escrita e comunicação, quando confrontado com um conjunto de situações concretas na contabilidade e controlo de gestão, incentivando o aluno a ter comportamentos éticos, a ser claro na sua apresentação e, em particular, às situações que lhe venham a surgir no contexto da sua atividade profissional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceitos chave 1.1. Conceito de ética 1.2. A deontologia 1.3. A ética nos negócios (ética económica e ética empresarial) 1.4 Exemplos 2. A Ética em contabilidade e auditoria 2.1. Particularidades 2.2. Alguns dos problemas do contabilista 2.3. Princípios éticos 2.4. Os códigos de conduta 2.5. Elementos necessários para a construção de um código de ética 2.6. Exemplos de códigos de ética 3. Código de Ética do IFAC 4. Conclusões

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: - OA1 – Com o OA1 pretende-se que os alunos sintetizem os princípios gerais de ética e deontologia profissional, pelo que os capítulo 1 começa por introduzir os conceitos base. - OA2 – No OA2 pretende-se que os alunos saibam explicitar a importância do comportamento ético, o que também é conseguido pelos conceitos introduzidos no capítulo 1 do programa. - OA3 – Os capítulos 2 e 3, abordando essencialmente os códigos de ética e o código de ética do IFAC, permitem que os alunos consigam explicitar a sua importância, que é o que se encontra comtemplado no OA3. - OA4 – Com os capítulos 3 e 4 do programa também será possível que os alunos, já conhecendo o código do IFAC e com as conclusões da UC, consigam aplicar e ser incentivados a ter comportamentos éticos em situações concretas, cumprindo o OA4.

Avaliação / Assessment


A avaliação desta UC prevê duas modalidades de avaliação: 1.Avaliação ao longo do semestre. Os alunos no regime de avaliação ao longo do semestre são avaliados pelos seguintes instrumentos: - Trabalho de grupo (40%) - Prova Final escrita (60%) Requisitos: - Nota mínima de 7.5 tanto no trabalho de grupo como na prova final escrita. 2. A avaliação em exame consiste na realização de um exame final com uma ponderação de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. No decorrer das aulas teórico-práticas, os alunos terão contacto com os principais quadros de referência e princípios éticos e deontológicos em contabilidade apresentados de uma forma expositiva e poderão de forma participativa e ativa aplicar esses conhecimentos através de um conjunto de exercícios e casos, cumprindo, assim, os OA1, OA2 e OA3. As metodologias mais ativas e participativas permitirão que o aluno seja confrontado com situações concretas e apliquem os conhecimentos transmitidos, alcançando também o OA4. Para alcançar todos os objetivos, os alunos terão também de desenvolver trabalho autónomo de estudo e preparação para as aulas, sendo o auto estudo transversal a todos os objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Brivot, M. e Cho, C. (Eds.) (2023). Research Handbook on Accounting and Ethics, Edward Elgar Publishing Código de Ética do IFAC (International Federation of Accountants) Código de ética da Ordem dos Contabilistas Certificados

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mathews, M. R., e Perera, M. H. B.; Accounting Theory & Development; 3Th edition Thomson Publishing; 1996. MOREIRA, José Manuel; Ética, Economia e Política; Lello Editores; 2a edição, 1996, Porto. FERNANDES FERREIRA, Rogério; A Ética e a Actividade Profissional; Jornal de Contabilidade n°.227, Fevereiro de 1996, Lisboa. FERNANDES FERREIRA, Rogério; Ética na Prestação de Contas; Revista de Contabilidade e Comércio n° 212; Dezembro de 1996, Porto. FERNANDES FERREIRA, Rogério; Reflexões Éticas na Prestação de Contas; Boletim da CROC n° 9 (II série); Outubro-Dezembro de 1997; Lisboa. MAURICE, Jack; Accounting Ethics; Pitman Publishing; 1996; London. PEREIRA SILVÃO, António Joaquim; Código de Ética e Deontologia Profissional dos Revisores Oficiais de Contas - Comentários;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-15