Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01133
Acrónimo :
01133
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
56.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer os princípios de ética e deontologia da profissão de contabilista e saber aplicá-los perante situações concretas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a frequência da UC os alunos devem ser capazes de: 1.Conhecer as bases gerais dos princípios de ética e deontologia; 2.Compreender e fazer compreender a importância do comportamento ético no exercício da sua futura actividade profissional, motivando os alunos a privilegiar um comportamento ético no reporte de informação para utilizadores internos e externos; 3.Compreender a importância da existência de códigos de ética e em particular o relacionado com o exercício da actividade profissional de contabilista e auditor ? Código do IFAC 4.Aplicar os conhecimentos teóricos e desenvolver competências de escrita e comunicação, quando confrontado com um conjunto de situações concretas na contabilidade e controlo de gestão, incentivando o aluno a ter comportamentos éticos, a ser claro na sua apresentação e, em particular, às situações que lhe venham a surgir no contexto da sua actividade profissional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 ? Conceitos chave 1.1. Conceito de ética 1.2. A deontologia 1.3. A ética nos negócios (ética económica e ética empresarial) 1.4 Exemplos 2. A Ética em contabilidade e auditoria 2.1. Particularidades 2.2. Alguns dos problemas do contabilista 2.3. Princípios éticos 2.4. Os códigos de conduta 2.5. Elementos necessários para a construção de um código de ética 2.6. Exemplos de códigos de ética 3. Código de Ética do IFAC 4 . Conclusões

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ? ponto 1 do programa OA2 - ponto 1 do programa OA3 ? pontos 2 e 3 do programa OA4 - pontos 3 e 4 do programa

Avaliação / Assessment


A avaliação desta UC é realizada quer em regime de avaliação periódica quer em regime de exame. Os alunos no regime de avaliação periódica são avaliados pelos seguintes instrumentos: Trabalho de grupo (40%) e Frequência (60%). A avaliação em exame consiste na realização de um exame com uma ponderação de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1 ? OA1, OA2 MEA2 ? OA2, OA3 MEA3 ? OA2, OA3 MEA4 ? Transversal a todos os OA

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Código de Ética do IFAC (International Federation of Accountants) ? distribuído aos alunos. -JESUS, Maria Margarida Nascimento ? Ética y Actividad Empresarial, Cultura y Valores Éticos en las Empresas Algarveñas. Tese de Doutoramento, Universidade de Huelva, 2001. -Mathews, M. R., e Perera, M. H. B.; Accounting Theory & Development; 3Th edition Thomson Publishing; 1996. -MOREIRA, José Manuel; Ética, Economia e Política; Lello Editores; 2a edição, 1996, Porto. -MORGADO, Isabel Salema ? Uma ética para a Política. Lisboa, Instituto Piaget, 2004. -PIEPER, Annemarie ? Ética y Moral. Barcelona, Editorial Crítica, 1990. ´ -RENAUD, Isabel e Michel ? Ética e Moral. In L. Archer, J. Biscaia e W. Osswald - Bioética. Lisboa, Verbo, 1996. -RENAUD, Michel ? Novas Perspectivas sobre a Ética e a Moral. In M. Patrão Neves (coord.) ? Comissões de Ética: das bases teóricas à actividade quotidiana. Coimbra, Gráfica de Coimbra, 2002. -SINGER, Peter ? Ética Prática. Lisboa, Gradiva, 2002.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Jornais diários e/ou semanários com temáticas de contabiidade e de gestão; -Jornais da base de dados da Biblioteca do ISCTE ?A..Z?, ou ?b-on?, relacionados com as principais temáticas da UC; -Artigos diversos, dos quais se destacam; FERNANDES FERREIRA, Rogério; A Ética e a Actividade Profissional; Jornal de Contabilidade n°.227, Fevereiro de 1996, Lisboa. FERNANDES FERREIRA, Rogério; Ética na Prestação de Contas; Revista de Contabilidade e Comércio n° 212; Dezembro de 1996, Porto. FERNANDES FERREIRA, Rogério; Reflexões Éticas na Prestação de Contas; Boletim da CROC n° 9 (II série); Outubro-Dezembro de 1997; Lisboa. FERNANDEZ FERNANDEZ, José Luis; Ética Empresarial y Competi ti vidad; Boletin AECA n° 35; 2o cuadrimestre de 1994; Madrid. GONÇALO ANGULO, José António; Ética en las Organizaciones: Moda o Necesidad?; Boletin AECA n° 35; 2o cuadrimestre de 1994; Madrid. GUISLAIN, Georges; Didáctica e Comunicação; Edições Asa; 1994; Porto; 240 p.HUB LER Myron; International Professional Interaction and Propensity for EthicalConflicts of Interest; Comunicação ao XVII Congresso da European Accounting Association; 1995; Veneza. MATOS CARVALHO, José Manuel de; A Ética e o ROC; Boletim da CROC n° 4 (II série); Julho-Setembro de 1995; Lisboa. ?MAURICE, Jack; Accounting Ethics; Pitman Publishing; 1996; London. PALMA, José de; A Ética nos Negócios como Base do Sucesso de Livre Concorrência; Semanário Económico; edição de 7 de Fevereiro de 1997; Lisboa. PEREIRA SILVÃO, António Joaquim; Código de Ética e Deontologia Profissional dos Revisores Oficiais de Contas - Comentários; Boletim da CROC n° 6 (I série) Setembro-Dezembro de 1987; Lisboa. PLÁCIDO LISBOA, Lázaro (coor.); Ética Geral e Profissional em Contabilidade; Editora Atlas; 1996; São Paulo. SARMENTO COELHO, Manuela; A Contabilidade como Instrumento de Gestão e Garante da Ética nos Negócios; Jornal de Contabilidade n° 240, Março de 1997, Lisboa.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16