Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01136
Acrónimo :
01136
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


OG1: Aquisição de uma visão crítica do passado histórico que funcione como base para a compreensão crítica do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada; OG2: Compreensão da relação existente entre acontecimentos do presente e o passado histórico; OG3: Fornecimento de um conhecimento preciso acerca de eventos e de processos de mudança e de continuidade, numa perspectiva diacrónica; OG4: Conhecimento das ferramentas básicas do trabalho historiográfico e desenvolvimento da capacidade de aproximação crítica aos documentos históricos; OG5: Capacidade para ler textos historiográficos ou documentos originais e, também, para sumarizar, transcrever ou catalogar informação neles contida; OG6: Consciência de que as questões e os problemas colocados ao passado histórico e as respostas obtidas, se alteram com o tempo e com a diversificação dos contextos sociais e políticos. OG7: Consciência da natureza dinâmica e inacabada da pesquisa histórica e do debate historiográfico;

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Analisar o debate historiográfico sobre as origens da Guerra Fria; OA2: Identificar as raízes históricas do conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética, bem como as suas causas mais directas; OA3: Analisar as origens da Guerra Fria na Europa nas sua várias dimensões; OA4: Identificar os principais momentos da Guerra Fria na Ásia, com especial destaque para as consequências da Guerra Civil na China e para a Guerra da Coreia; OA5: Explicar a criação do Pacto de Varsóvia e avaliar a importância dos acontecimentos na Hungria em 1956 e na Checoslováquia em 1968; OA6: Analisar o significado das crise de Berlim e de Cuba; OA7: Explicar o desmantelamento dos impérios coloniais europeus no contexto internacional da Guerra Fria; OA8: Analisar a importância e o significado da Guerra do Vietname; OA9: Identificar causas, consequências e mecanismos essenciais da política de Détente; OA10: Identificar as causas do final da Guerra Fria.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. As origens da Guerra Fria. 2. A Guerra Fria na Europa. 3. A Guerra Fria na Ásia. 4. Do outro lado da Cortina de Ferro. 5. A Guerra Fria no Sul Global. 6. Détente. 7. O final da Guerra Fria.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


CP1 ? OG1, 2, 3, 4, 5, 6, 7; OA1, 2 CP2 ? OG1, 2, 3, 4, 5, 6, 7; OA3 CP3 ? OG1, 2, 3, 4, 5, 6, 7; OA4 CP4 ? OG1, 2, 3, 4, 5, 6, 7; OA5, 6 CP5 ? OG1, 2, 3, 4, 5, 6, 7; OA7, 8 CP6 ? OG1, 2, 3, 4, 5, 6, 7; OA9 CP7 ? OG1, 2, 3, 4, 5, 6, 7; OA10

Avaliação / Assessment


Duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre: Frequência (60%) + Trabalho (40%). Trabalho pode ser revisão de literatura individual ou trabalho de investigação em grupos de 2 estudantes 2. Exame final: O exame final contempla toda a matéria do programa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem desta unidade curricular assenta num conjunto aulas expositivas sobre os diversos pontos do programa nas quais o docente começa por expôr uma visão de síntese sobre o tema, seguindo-se a discussão pelos alunos, sob a orientação do professor, de documentos e fontes primárias relacionados com o tema da sessão. Os alunos dispõem igualmente de um conjunto de leituras recomendadas para cada semana de aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino seguidas nesta UC revelam-se perfeitamente coerentes com os objectivos de aprendizagem. Desde logo, porque a metodologia de ensino-aprendizagem desta UC assenta num conjunto aulas expositivas sobre os diversos pontos do programa. Ora, uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do programa e estes coincidem com os objectivos de aprendizagem, esta metodologia garante o cumprimentos dos seguintes objectivos: OA1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. Nas aulas, os estudantes são também chamados a participar, através da discussão, sob a orientação do professor, de documentos e fontes primárias relacionados com o tema da sessão. Estes documentos incidem sobre os conteúdos programáticos da UC contribuindo também assim para que os alunos alcancem todos os OA. No caso concreto desta metodologia, ela contribui também para que os estudantes alcancem outros objectivos gerais, como OG 4 e 5. Outro aspecto importante da metodologia de ensino desta UC e da sua coerência com os objectivos de aprendizagem é o facto de o professor indicar antecipadamente para cada um desses objectivos e pontos do programa um conjunto de leituras que permite aos estudantes aprofundar os assuntos abordados nas aulas e alcançar os OA. As leituras e a bibliografia recomendada, pela sua diversidade e, por vezes, pelo confronto de visões historiográficas distintas sobre um mesmo tema, permitirão ao estudante alcançar um conjunto de outros objectivos gerais, como OG6 e 7.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Westad, Odd Arne, The Global Cold War, Cambridge, Cambridge University Press, 2007. Paterson, Thomas and McMahon, Robert (editors), The Origins of the Cold War, 3rd Edition, Lexington, D.C. Heath and Company, 1991. McCormick, Thomas, America's Half-Century. United States Foreign Policy in the Cold War and After, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 2nd edition, 1995. Leffler, Melvyn & Westad, Odd Arne, The Cambridge History of the Cold War, Vols 1-3, Cambridge University Press, 2010. LaFeber, Walter, The American Age. U.S. Foreign Policy at Home and Abroad, 1750 to the Present, New York, W.W. Norton & Company, 2nd edition, 1994. Judt, Tony, Pós-Guerra. História da Europa desde 1945, Lisboa, Edições 70, 2010. Hogan, Michael (ed.), The end of the cold war: its meaning and implications, Cambridge, Cambridge University Press, 1992. Gaddis, John Lewis, A Guerra Fria, Lisboa, Edições 70, 2005.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zubok, Vladislav M., A Failed Empire. The Soviet Union in the Cold War. From Stalin to Gorbachev, The University of North Carolina Press, Chapel Hill, 2007. Westad, Odd Arne (ed.), Reviewing the Cold War. Approaches, Interpretations, Theory, London, Frank Cass, 2000. Stern, Sheldon, The Week the World Stood Still: Inside the Secret Cuban Missile Crisis, Stanford, Stanford University Press, 2005. Statler, Kathryn & Johns, Andrew (eds.), The Eisenhower admnistration, the Third World, and the globalization of the Cold War, Oxford, Rowman Littlefield , 2006. Rodrigues, Luís Nuno, ?Uma Nova História da Guerra Fria??, in Luís Nuno Rodrigues e Fernando Martins (coord.), História e Relações Internacionais: Temas e Debates, Lisboa, Edições Colibri ? CIDEHUS, 2004, pp. 163-184. Roberts, Geoffrey, Stalin's wars: from world war to Cold War, 1939-1953, New Haven, Yale University Press, 2006. Paterson, Thomas G. (ed.), Kennedy?s Quest for Victory. American Foreign Policy, 1961-1963, New York, Oxford University Press, 1989. Painter, David, The Cold War: an International History, London, Routledge, 1999. Osgood, Kenneth, Total Cold War: Eisenhower's Secret Propaganda Battle at Home and Abroad, Lawrence, University Press of Kansas, 2006. Njølstad, Olav (ed.), The Last Decade of the Cold War. From Conflict Escalation to Conflict Transformation, London, Frank Cass, 2004. Miscamble, Wilson, From Roosevelt to Truman: Postdam, Hiroshima, and the Cold War, Cambridge, Cambridge University Press, 2007. McCauley, Martin, The Origins of the Cold War, 1941-1949, 2nd edition, London, Longman, 1995. May, Elaine Tyler, Homeward Bound. American Families in the Cold War Era, New York, Basic Books, 2008. Mastny, Vojtech, The Cold War and Soviet Insecurity: The Stalin Years, New York, Oxford University Press, 1996. Mamdani, Mahmood, Good muslim, bad muslim: America, the Cold War, and the roots of terror, New York, Three Leaves Press, Doubleday, 2005. Ludlow, N. Piers, European Integration and the Cold War. Ostpolitik-Westpolitik, 1965-1973, London, Routledge, 2007. Logevall, Fredrik & Preston, Andrew (eds.), Nixon in the World. American Foreign Relations, 1969-1977, Oxford, Oxford University Press, 2008. Logevall, Fredrik, Choosing War: The Lost Chance for Peace and the Escalation of War in Vietnam, Berkeley, University of California Press, 1999. Levering, Ralph, The Cold War: a Post-Cold War History, Wheeling, Illinois, Harlan Davidson, 1994. Leffler Melvyn, A Preponderance of Power. National Security, the Truman Administration, and the Cold War, Stanford, 1992. Leffler, Melvyn, The Specter of Communism. The United States and the Origins of the Cold War, 1917-1953, New York, Hill and Wang, 1994. Larson, Deborah Welch, Anatomy of Mistrust: U.S.-Soviet Relations during the Cold War, Ithaca, Cornell University Press, 1997. Larres, Klaus & Lane, Ann, The Cold War. The Essential Readings, Oxford, Blackwell Publishers, 2001. Kramer, Hilton, The twilight of the intellectuals: culture and politics in the era of the Cold War, Chicago: Ivan R. Dee, 1999. Khalidi, Rashid, Sowing Crisis. The Cold War and American Dominance in the Middle East, Boston, Beacon Press, 2009. Kennedy-Pipe, Caroline, Stalin's Cold War: Soviet Strategies in Europe, 1943 to 1956, Manchester, University Press, 1995. Hofmann, Arne, The Emergence of Détente in Europe. Brandt, Kennedy and the formation of Ostpolitik, London, Routledge, 2007. Hobsbawm, Eric, A Era dos Extremos: História Breve do Século XX, 1914-1991, Lisboa, Editorial Presença, 1996. Hitchcok, William, France Restored: Cold War Diplomacy and the Quest for Leadership in Europe, 1944-1954, Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 1998. Harbutt, Fraser, The Cold War Era, Malden, Blackwell Publishers, 2002. Gleijeses, Piero, Conflicting Missions. Havana, Washington, and Africa, 1959-1976, The University of North Carolina Press, Chapel Hill and London, 2002. Garver, John, The Sino-American Alliance: Nationalist China and American Cold War Strategy in Asia, New York, M. E. Sharpe, 1997. Garthoff, Raymond, Détente and Confrontation. American-Soviet Relations from Nixon to Reagan, Washington D.C., The Brookings Institution, 1994. Gaddis, John Lewis, We Now Know. Rethinking Cold War History, Oxford, Oxford University Press, 1998. Gaddis, John Lewis, The United States and the Origins of the Cold War, 1941-1947, New York, Columbia University Press, 1972. Fursenko, Aleksandr e Naftali, Timothy, Khrushchev's Cold War: The Inside Story of an American Adversary, New York, W.W. Norton, 2006. Friedman, Norman, The fifty-year war: conflict and strategy in the Cold War, London: Chatham Publishing, 2000 Fried, Richard, The Russians Are Coming! The Russians Are Coming!: Pageantry and Patriotism in Cold-War America, New York, Oxford University Press, 1998, Freeland, Richard, The Truman Doctrine and the Origins of McCarthyism. Foreign Policy, Domestic Politics, and Internal Security, 1946-1948, 3ª ed., New York University Press, 1985 Fousek, John, To lead the free world: american nationalism and the cultural roots of the cold war, Chapel Hill, The University of North Carolina Press , 2000. Fischer, Beth, The Reagan Reversal: Foreign Policy and the End Of The Cold War, Columbia, University of Missouri Press, 1997. Engel, Jeffrey, Local Consequences of the Global Cold War, Stanford, Stanford University Press, 2007. Brands, H.W., The Devil We Knew: Americans and the Cold War, Wheeling, Illinois, Harlan Davidson, 1994. Bowie, Robert e Immerman, Richard, Waging peace: How Eisenhower Shaped an Enduring Cold War Strategy, Oxford, Oxford University Press, 1997 Blum, William, Killing Hope: U.S. Military & CIA Interventions Since World War II, London, Zed books, 2003. Appy, Christian (ed.), Cold war constructions: the political culture of United States Imperialism, 1945-1966, Amherst: The University of Massachusetts Press , 2000.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23