Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa desenvolver, nas/nos alunas/os, competências específicas de análise de dados textuais e qualitativos. Pretende-se, igualmente, que conheçam e utilizem software específico de apoio a este tipo de análise. A UC visa, ainda, proporcionar um entendimento das potencialidades, limites e critérios avaliação da pesquisa qualitativa, bem como desenvolver nos alunos competências específicas relativas à escrita de textos científicos decorrentes de estudos qualitativos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Cada estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Reconhecer a especificidade e os contextos de aplicação da pesquisa qualitativa. OA2. Utilizar as metodologias de análise de discurso e temática. OA3. Organizar, gerir e codificar dados qualitativos, recorrendo a aplicações informáticas. OA4. Reconhecer os limites, potencialidades e critérios de avaliação da pesquisa qualitativa em psicologia OA5. Produzir documentos científicos em que apresentem uma análise de dados qualitativos
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução à pesquisa qualitativa 1.1. Âmbito e perspetivas em pesquisa qualitativa CP2. Metodologias de análise de dados qualitativos 2.1. Análise de discurso e análise temática: definições e etapas 2.2. Potencialidades e limitações de cada técnica 2.3. Exercícios práticos CP3. Recursos de software à codificação e análise de dados 3.1. Introdução, potencialidades e aplicações 3.2. Exercícios com recurso ao software MAXQDA CP4. Critérios de avaliação da pesquisa qualitativa em psicologia CP5. Escrita e apresentação de resultados nas pesquisas qualitativas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). No primeiro ponto do programa, o objetivo a atingir implica conhecer as especificidades da investigação qualitativa (OA1). Para atingir o OA2, serão focadas as análises qualitativas, suas etapas e seus processos de aplicação (CP2). O objetivo 3 é concretizado através do CP3, sobre utilização de software MAXQDA disponível no Iscte. O objetivo 4 articula-se com o CP4, que permitirá reconhecer os limites, potencialidades e critérios de avaliação da pesquisa qualitativa em psicologia. OA5 permitirá a produção de textos científicos recorrendo a metodologias qualitativas de análise de dados textuais, contemplada no CP5. Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 – CP3 OA4 – CP4 OA5 – CP5
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: os alunos devem participar nas aulas (mínimo de 75% de presenças) e realizar (1) um trabalho individual (40%) de análise crítica de um artigo científico qualitativo; e (2) um trabalho de grupo (50%) em que aplicam uma das metodologias a um conjunto de dados textuais. Este trabalho será apresentado em aula (10%). São aprovados os alunos com nota igual ou superior a 9,5 valores. Nota mínima de 9,5 valores em cada componente da avaliação ao longo do semestre. Avaliação final: Exame (100%) sob a forma de trabalho escrito. Este exame consistirá na apresentação de um trabalho de análise temática, apresentado sob a forma de Métodos e Resultados de um artigo científico com as regras da Associação Americana de Psicologia, a partir de textos disponibilizados 3 dias antes da data do exame, na plataforma moodle. A equipa docente pode requerer avaliação por exame oral (tanto na avaliação ao longo do semestre como na avaliação final) como complemento, sempre que se justifique (ex. caso de dúvida relativamente a plágio)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta unidade curricular assume um formato teórico-prático, no qual os temas centrais e os conceitos fundamentais serão introduzidos através da leitura e análise de textos teóricos de referência. As sessões teórico-práticas subsequentes permitirão um aprofundamento desses conceitos e abordagens analíticas. Estas sessões terão ainda como objetivo demonstrar a aplicabilidade empírica dos enquadramentos teóricos, através da apresentação e discussão crítica de artigos de investigação selecionados, bem como da participação em exercícios práticos estruturados. As aulas teórico-práticas incluirão exposições orais, trabalho colaborativo em grupo — incluindo a utilização de software de análise qualitativa, como o MAXQDA — e discussão orientada de literatura académica relevante. O tempo de trabalho total da UC (150h) distribui-se do seguinte modo: -25h em tempo de contacto -125h horas de trabalho autónomo, transversal a todos os OA, que se estima que seja distribuído da seguinte forma: - 40h de leituras para acompanhamento das aulas; são feitas recomendações de leitura aula a aula - 25h na realização de treinos no software MAXQDA - 60h h na preparação do trabalho final da UC e no trabalho individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os objetivos de aprendizagem (OA), de acordo com as relações descritas abaixo (e que seguem a sequência Objetivo de aprendizagem - Método de ensino-aprendizagem - Tipo de avaliação) OA1 (Conhecimentos) - Exposições orais - Trabalho individual. OA2 (Conhecimentos e Aptidões) - Exposições orais - Trabalho de Grupo OA3 (Aptidões) - Exercícios práticos - Trabalho de grupo OA4 (Conhecimentos) - Exposições orais - Trabalho de grupo e trabalho individual. OA5 (Conhecimentos e aptidões) - Exposições orais e discussão de artigos - Trabalho de grupo As aulas teórico-práticas proporcionam um espaço privilegiado para a experimentação e aplicação prática dos conhecimentos e competências adquiridos, promovendo a articulação entre metodologia e sua aplicação prática. Este processo pressupõe, igualmente, um investimento significativo em trabalho autónomo por parte dos/as estudantes, no sentido de consolidar aprendizagens e aprofundar a reflexão crítica sobre os conteúdos abordados. Os objetivos de aprendizagem serão atingidos através do recurso a metodologias expositivas, demonstrativas, mas também participativas e ativas, nomeadamente através dos trabalhos e exercícios propostos.
Observações / Observations
Todos os trabalhos devem ser submetidos através do moodle, nos pontos de entrega identificados para o efeito. Atendimentos são previamente marcados com docente.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bauer, M. & Gaskell, G. (2000). Qualitative Researching with Text, Image and Sound. London: Thousand Oaks. Braun, V & Clarke, V. (2022). Thematic Analysis: A practical guide. London: SAGE Braun, V. & Clarke, V. (2014). Successful qualitative research. London: SAGE Jones, R. (2024). Discourse Analysis. London: Routledge. Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. London:Sage. Woolf, N. & Silver, C. (2017). Qualitative Analysis Using MAXQDA: The Five-Level QDA Method. London: Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Complimentary references will be given at each class. Serão fornecidas outras referências (específicas) em cada uma das aulas. Joffe, H. (2012). Thematic analysis. In D. Harper & A. Thompson, Qualitative Research Methods in Mental Health and Psychotherapy (pp. 209-223). Chichester: Wiley-Blackwell. Levitt, H. M., Bamberg, M., Creswell, J. W., Frost, D. M., Josselson, R., & Suárez-Orozco, C. (2018). Journal article reporting standards for qualitative primary, qualitative meta-analytic, and mixed methods research in psychology: The APA Publications and Communications Board task force report. American Psychologist, 73(1), 26-46. http://dx.doi.org/10.1037/amp0000151 Levitt, H. M., Motulsky, S. L., Wertz, F. J., Morrow, S. L., & Ponterotto, J. G. (2017). Recommendations for designing and reviewing qualitative research in psychology: Promoting methodological integrity. Qualitative Psychology, 4(1), 2-22. http://dx.doi.org/10.1037/qup0000082 Lyons, E., & Coyle, A. (2007). Analysing qualitative data in psychology. London: Sage. Style, B. A. (2020). APA 7th Edition Guide. Washington, DC: APA.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-15