Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01137
Acrónimo :
01137
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Italiano,Francês,Espanhol

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa desenvolver, nos alunos, competências específicas de análise de dados qualitativos. Pretende-se, igualmente, que os alunos conheçam e utilizem software específico de apoio a este tipo de análise. A UC visa, ainda, proporcionar critérios de avaliação da qualidade da pesquisa qualitativa, bem como desenvolver nos alunos competências específicas relativas à escrita de textos científicos decorrentes de estudos qualitativos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Reconhecer a especificidade e os contextos de aplicação da pesquisa qualitativa OA2. Descrever as principais etapas, potencialidades e limitações da análise de conteúdo e da análise temática. OA3. Analisar dados qualitativos, recorrendo às técnicas de análise de conteúdo e temática. OA4. Identificar as principais funções de um software de análise de dados qualitativos. OA5. Organizar, gerir e codificar dados qualitativos, recorrendo a aplicações informáticas. OA6. Identificar critérios de qualidade da pesquisa qualitativa e aplicar esses critérios na avaliação crítica de publicações científicas. OA7. Produzir documentos científicos que descrevam a análise de dados qualitativos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


PROGRAMA CP1. Introdução à pesquisa qualitativa 1.1. Âmbito e perspetivas em pesquisa qualitativa 1.2. Critérios de qualidade na pesquisa qualitativa. CP2. Técnicas de análise de dados qualitativos 2.1. Análise de conteúdo e análise temática: definições e etapas 2.2. Potencialidades e limitações de cada técnica 2.3. Exercícios práticos CP3. Software de apoio à codificação e análise de dados 3.1. Introdução, potencialidades e aplicações 3.2. Exercícios com recurso ao software NVivo CP4. Escrita e apresentação de resultados nas pesquisas qualitativas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1 OA2 ? CP2 OA3 - CP2 OA4 ? CP3 OA5 - CP3 OA6 ? CP1 OA7 ? CP4

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: os alunos devem participar nas aulas (são aceites 3 faltas) e realizar (1) um trabalho individual (60%) correspondente às secções do método e resultados de um artigo; e (2) um trabalho de grupo (40%) relativo a exercícios práticos com o NVivo. São aprovados os alunos com nota igual ou superior a 9,5 valores. Nota mínima de 9,5 valores em cada componente da avaliação contínua. Avaliação final: Exame (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teórico-práticas incluirão exposições orais, exercícios práticos em grupo (incluindo recurso ao NVivo) e discussão de artigos. O trabalho autónomo totaliza 125 horas: recomenda-se 40h para o trabalho individual, 30h para o trabalho de grupo e 45h de leituras e preparação para as aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os objetivos de aprendizagem (OA), de acordo com as relações descritas abaixo (e que seguem a sequência Objetivo de aprendizagem - Método de ensino-aprendizagem - Tipo de avaliação) OA1 (Conhecimentos) - Exposições orais - Trabalho individual. OA2 (Conhecimentos) - Exposições orais - Trabalho individual. OA3 (Aptidões) - Exercícios práticos - Trabalho Individual. OA4 (Conhecimentos) - Exposições orais - Trabalho de grupo. OA5 (Aptidões) - Exercícios práticos (NVivo) - Trabalho de Grupo. OA6 (Conhecimentos e aptidões) - Exposições orais e discussão de artigos - Trabalho individual.

Observações / Observations


Todos os trabalhos devem ser submetidos através do SafeAssign.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lyons, E., & Coyle, A. (2007). Analysing qualitative data in psychology. London: Sage. Krippendorff, K. (2004/2018). Content analysis: An introduction to its methodology. London: Sage. Joffe, H. (2012). Thematic analysis. In D. Harper & A. Thompson, Qualitative Research Methods in Mental Health and Psychotherapy (pp. 209-223). Chichester: Wiley-Blackwell. Flick, U. (2014). An Introduction to Qualitative Research (5th ed). London: Sage. Bryman, A. (2008). Social research methods (3r ed.). Oxford: Oxford University Press. Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. Berg, B. L., & Lune, H. (2012). Qualitative research methods for the social sciences (8th ed.). Boston: Pearson. Bazeley, P., & Jackson, K. (2013). Qualitative Data Analysis with NVIVO. (2nd ed.). SAGE. Bauer, M. & Gaskell, G. (2000). Qualitative Researching with Text, Image and Sound. London: Thousand Oaks.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Complimentary references will be given at each class. Serão fornecidas outras referências (específicas) em cada uma das aulas.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16