Métodos de Ensino e Avaliações
A perspectiva pedagógica valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de investigação autónomos e a discussão como forma de aprendizagem activa dos alunos. Por isso, os alunos são vivamente aconselhados a terem uma posição activa durante as aulas, a exprimirem os seus pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os alunos são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com a docente da cadeira durante as aulas práticas e principalmente durante os tempos de atendimento disponibilizados. | Em avaliação contínua, espera-se que os alunos participem nas aulas (são aceites 3 faltas) e que realizarem 1) um trabalho individual (60% da nota final) e 2) um trabalho de grupo (40% da nota final). O trabalho individual corresponde a um trabalho escrito onde consta os seguintes elementos: 1) escrita do método incluindo o processo de análise de conteúdo/discurso; considerações sobre questões da fiabilidade e validade; interpretação e escrita dos resultados. O trabalho de grupo corresponde a um exercício prático utilizando o software Atlas.Ti. Ficam aprovados os alunos que tenham uma nota igual ou superior a 9,5 valores. Os alunos que reprovem na avaliação contínua, poderão ir a um exame final (2ª época). Os alunos que não estejam inscritos em avaliação contínua irão a exame final (1ª ou 2ª época).