Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01139
Acrónimo :
01139
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1: Aquisição de uma perspectiva histórica da evolução das relações internacionais ao longo da época contemporânea que funcione como base para a compreensão crítica do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente; OG2: Explicação da relação existente entre os acontecimentos do presente e o passado histórico; OG3: Análise das questões e dos temas que constituem, hoje em dia, o debate científico na área da história das relações internacionais na época contemporânea; OG4: Consciência de que as questões e os problemas colocados ao passado histórico, as categorias de análise e as respostas obtidas, se alteram com o tempo e com a diversificação dos contextos sociais e políticos; OG5: Consciência da natureza dinâmica e inacabada da pesquisa histórica e do debate historiográfico; OG6: Capacidade de comunicar oralmente na sua própria linguagem, utilizando a terminologia e as técnicas aceites na área da história das relações internacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Descrever o alargamento do campo da história das relações internacionais e a progressiva incorporação de novos conceitos, objectivos e métodos; OA2: Analisar as características essenciais do período geralmente designado por Era do Império; OA3: Identificar a I Guerra Mundial enquanto momento fundador do século XX; OA4: Distinguir as razões da ascensão de movimentos e regimes fascistas e autoritários na Europa de entre as duas Guerras; OA5: Analisar a II Guerra Mundial, identificando as suas causas e as suas consequências; OA6: Identificar as origens da Guerra Fria bem como as suas características essenciais; OA7: Avaliar a importância do fim dos impérios coloniais europeus; OA8: Analisar o processo de integração europeia nas suas principais dimensões; OA9: Identificar as causas do final da Guerra Fria e as características essenciais do sistemna internacional após 1989; OA10: Explicar o declínio da supremacia americana e as mudanças do sistema internacional no século XXI.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: As Relações Internacionais na Época Contemporânea: introdução teórica e metodológica. CP2: A Era do Império. CP3: A Grande Guerra e a crise internacional. CP4: Fascismos e Autoritarismos na Europa de entre as duas Guerras. CP5: A Segunda Guerra Mundial. CP6: A Guerra Fria. CP7: O fim dos impérios coloniais europeus. CP8: A Integração da Europa. CP9: O fim da Guerra Fria e o mundo após 1989. CP10: O mundo pós-americano? As mudanças do sistema internacional no século XXI

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


CP1: OA1, OG1, 2, 3, 4, 5. CP2: OA2, OG1, 2, 3, 4, 5. CP3: OA3, OG1, 2, 3, 4, 5. CP4: OA4, OG1, 2, 3, 4, 5. CP5: OA5, OG1, 2, 3, 4, 5. CP6: OA6, OG1, 2, 3, 4, 5. CP7: OA7, OG1, 2, 3, 4, 5. CP8: OA8, OG1, 2, 3, 4, 5. CP9: OA9, OG1, 2, 3, 4, 5. CP10: OA10, OG1, 2, 3, 4, 5.

Avaliação / Assessment


Os estudantes serão avaliados com base na apresentação oral efectuada nas aulas (40%) e pela entrega de um trabalho escrito no final do semestre (60%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem assenta num conjunto de aulas teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Nessas aulas o docente começa por expôr uma visão de síntese sobre o tema, seguindo-se a apresentação pelos alunos de um dos livros indicados na bibliografia da UC ou sugerido pelo professor. Na parte final da aula, ocorre um debate no qual participam todos os estudantes da UC. Os estudantes dispõem igualmente de um conjunto de leituras suplementares para cada semana de aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino seguidas nesta UC revelam-se perfeitamente coerentes com os objectivos de aprendizagem. Desde logo, porque a metodologia de ensino-aprendizagem desta UC assenta num conjunto aulas teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do programa e estes coincidem com os objectivos de aprendizagem, esta metodologia garante o cumprimentos dos seguintes objectivos de aprendizagem: OA1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. Nas aulas, os estudantes são chamados a participar, através da apresentação de um dos livros indicados na bibliografia ou sugerido pelo professor. Os livros incidem também sobre os conteúdos programáticos da UC contribuindo também assim para que os estudantes alcancem os objectivos de aprendizagem, acima referidos. No caso concreto desta metodologia, ela contribui também para que os estudantes alcancem outros objectivos gerais: OG3 e 6. Outro aspecto importante da metodologia de ensino desta UC e da sua coerência com os objectivos de aprendizagem é o facto de o professor indicar antecipadamente para cada um desses objectivos e pontos do programa um conjunto de leituras que permite aos estudantes aprofundar os assuntos abordados nas aulas e alcançar os objectivos de aprendizagem OA1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. As leituras e a bibliografia recomendada, pela sua diversidade e, por vezes, pelo confronto de visões historiográficas distintas sobre um mesmo tema, permitirão ao estudante alcançar um conjunto de outros objectivos gerais: OG4 e 5.

Observações / Observations


Esta unidade curricular funciona como continuação do Seminário de História Moderna e Contemporânea I, com especialidade em Defesa e Relações Internacionais, pelo que o programa é idêntico, bem como os objectivos e a bibliografia. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Westad, Odd Arne, The Global Cold War, Cambridge, Cambridge University Press, 2007. Trachtenberg, Marc, The Craft of International History. A Guide to Method, Princeton University Press, 2006. Snyder, Timothy, Bloodlands. Europe Between Hitler and Stalin, Basic Books, New York, 2010. Rotter, Andrew J., Hiroshima. The World?s Bomb, Oxford University Press, 2008. Njølstad, Olav, The Last Decade of the Cold War. From Conflict Escalation To Conflict Transformation, Frank Cass, London And New York, 2005. McCormick, Thomas, America's Half Century. United States Foreign Policy in the Cold War and After, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1995. Judt, Tony, Pós-guerra: História da Europa desde 1945, Lisboa, Edições 70, 2006. Darwin, John, The Empire Project. The Rise and Fall of the British World-System, 1830?1970, Cambridge University Press, 2009. Brands, Hal, From Berlin to Baghdad. America?s Search for Purpose in the Post?Cold War World, University Press of Kentucky, 2008.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zubok, Vladislav M., A Failed Empire. The Soviet Union in the Cold War. From Stalin to Gorbachev, The University of North Carolina Press, Chapel Hill, 2007. Zelizer, Julian E. (edited by), The Presidency of George W. Bush. A First Historical Assessment, Princeton, Princeton University Press, 2010. Zakaria, Fareed, The Post-American World, W. W. Norton & Company, New York, 2008. Weinberg, Gerhard, A World at Arms: A Global History of World War II, Cambridge, Cambridge University Press, 1994. Venner, Dominique, O Século de 1914. Utopias, Guerras e Revoluções na Europa do Século XX, Porto, Civilização Editora, 2009. Transchel, Kate, The Breakup of Yugoslavia: Conflict in the Balkans, Chelsea House, New York, 2007. Stiglitz, Joseph, Globalização: a grande desilusão, Lisboa, Terramar, 2002. Sternhell, Zeev, (dir.), Nascimento da Ideologia Fascista, Venda Nova, Bertrand, 1995. Steiner, Zara, The Triumph Of The Dark European International History, 1933?1939, Oxford University Press, 2011 Steiner, Zara, The Lights that Failed: European International History 1919-1933, Oxford University Press, 2007 - H.123(4) STE*Lig,1. Smith, Thomas W., History and International Relations, London, Routledge, 1999. Reynolds, David, From World War to Cold War. Churchill, Roosevelt and the International History of the 1940s, Oxford, Oxford University Press, 2006. Reus-Smit, Christian and Duncan Snidal (eds.), Oxford Handbook of International Relations, Oxford, Oxford University Press, 2010. Porter, Andrew, European Imperialism, 1860-1914, Londres, Macmillan, 1994. Nye, Joseph S., The Future of Power, New York, Public Affairs, 2011. Neiberg, Michael S., Fighting the Great War. A Global History, Cambridge, Harvard University Press, 2005. Möckli, Daniel, European Foreign Policy during the Cold War Heath, Brandt, Pompidou and the Dream of Political Unity, I.B.Tauris & Co Ltd, London, 2009. Mitter, Rana, A Bitter Revolution. China?s Struggle With The Modern World, Oxford University Press, 2004. Miscamble, Wilson, From Roosevelt to Truman : postdam, Hiroshima, and the Cold War, Cambridge, Cambridge University Press, 2007. McKercher, B. J. C., Transfer of Power. Britain?s Loss of Global Pre-eminence to the United States, 1930-1945, Cambridge, Cambridge University Press, 2004. Mann, Michael, Fascistas, Lisboa, Edições 70, 2011. Manela, Erez, The Wilsonian Moment. Self-Determination and the International Origins of Anticolonial Nationalism, Oxford University Press, 2007. Lundestad, Geir (ed.), Just Another Major Crisis? The United States and Europe since 2000, Oxford, Oxford University Press, 2008. Louis, William Roger e Gifford, Prosser, The Transfer of Power in Africa: Decolonization, 1940-1960, Yale University Press, 1982. LaFeber, Walter, The New Empire. An Interpretation of American Expansion, 1860-1898. Ithaca, Cornell University Press, 1963. Kramer, Alan, Dynamic of Destruction. Culture and Mass Killing in the First World War, Oxford University Press, 2007 Knox, MacGregor, To the Threshold of Power, 1922/33. Origins and Dynamics of the Fascist and Nationalist Socialist Dictatorships Volume 1, Cambridge University Press, 2007. Khalidi, Rashid, Sowing Crisis. The Cold War and American Dominance in the Middle East, Beacon Press, Boston, 2009. Hupchick, Dennis P., The Balkans: from Constantinople to Communism, New York, Palgrave, 2002. Hunt, Michael, Ideology and U.S. Foreign Policy, Yale University Press, New Haven, 2009. Hosking, Geoffry, The First Socialist Society: The History of the Soviet Union from Within, Cambridge, MA: Harvard University Press, 1993. Hogan, Michael (ed.), The end of the cold war: its meaning and implications, Cambridge, Cambridge University Press, 1992. Hogan, Michael e Paterson, Thomas (eds.), Explaining the History of American Foreign Relations, 2ª edição, Cambridge University Press, 2004. Hobsbawm, Eric, A Era dos Extremos: história breve do século XX, 1914-1991, Lisboa, Editorial Presença, 1996. Hobsbawm, Eric, A Era do Império, 1875-1914, Lisboa, Presença, 1990. Griffin, Roger, The Nature of Fascism, Londres, 1991. Gaddis, John Lewis, The United States and the Origins of the Cold War, 1941-1947, New York, Columbia University Press, 1972. Gaddis, John Lewis, The Landscape of History. How Historians Map the Past, Oxford, Oxford University Press, 2002. Fitzpatrick, Sheila, The Russian Revolution, Oxford University Press, 1994. Ferguson, Niall, The Ascent of Money. A Financial History of the World, The Penguin Press, New York, 2008. Eriksen, Erik O., The Unfinished Democratization of Europe, Oxford, Oxford University Press, 2009. Dulffer, Jost & Marc Frey, Elites and Decolonization in the Twentieth Century, London, Palgrave MacMillan, 2011. Doyle, Michael and John Ikenberry, New Thinking in International Relations Theory, Boulder, Westview Press, 1997. Davies, Norman, A Europa em Guerra; 1939-1945, Lisboa, Edições 70, 2006. Craig, Campbell and Logevall, Fredrik, America?s Cold War. The politics of insecurity, The Belknap Press of Harvard University Press, Cambridge, 2009. Connelly, Matthew, A Diplomatic Revolution: Algeria?s Fight for Independence and the Origins of the Post?Cold War Era, Oxford University Press, 2002. Cohrs, Patrick O., The Unfinished Peace after World War I. America, Britain and the Stabilisation of Europe, 1919-1932, Cambridge University Press, 2006. Cohen, Warren, America?s failing empire: U.S. Foreign Relations Since the Cold War, Blackwell Publishing, Malden, 2005. Brose, Eric Dorn, A History of the Great War. World War One and the International Crisis of the Early Twentieth Century, Oxford University Press, 2009. Boyce, Robert. The Great Interwar Crisis and the Collapse of Globalization. London, Palgrave Macmillan, 2009. Bideleux, Robert & Ian Jeffries, A history of eastern Europe: crisis and change, London, Routledge, 2007 Bew, Paul, Ireland. The Politics of Enmity 1789?2006, Oxford University Press, 2007. Berghahn, Volker, Europe in the Era of Two World Wars. From Militarism and Genocide to Civil Society, Princeton, Princeton University Press, 2006. Beevor, Antony, Estalinegrado, Lisboa, Bertrand, 2000. Bacevich, Andrew, Washington Rules. America?s Path to Permanent War, New York, Metropolitan Books, 2010. Akinrinade, Sola & Amadu Sesay (eds.), Africa in the post-cold war international system, London, Pinter, 1998.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16