Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01144
Acrónimo :
01144
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2012/2013

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O Seminário teórico e metodológico I foi pensado como um espaço orientador de pesquisa, de debate, de reflexão e de troca de experiências para os estudantes que iniciam o seu percurso no curso de doutoramento. Pretende-se apoiar o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e de análise, teórico e metodológicos, que permitam e apoiem a concretização e progressão de um projecto de pesquisa, bem como a concretização de uma tese numa área específica do conhecimento histórico, no período Moderno ou Contemporâneo. Pretende-se que os estudantes façam escolhas informadas sobre as melhores opções teóricas e metodológicas para a sua pesquisa específica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Descrever e discutir procedimentos metodológicos. OA2- Identificar e apresentar propostas teóricas de análise. OA3- Propor estratégias metodológicas e quadros teóricos pertinentes para a pesquisa a realizar.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1-Percursos metodológicos. CP2- Os estudos. O Estado da Arte. CP3- As fontes. A Pesquisa heurística. CP4- A recolha da informação. CP5- A crítica da fonte. A hermenêutica. CP6- O tratamento da informação. CP7- Análise dos dados. Escalas de análise. Quantitativo e Qualitativo. Abordagens comparadas. Análise de conteúdo. CP8- A redacção. Géneros e especificidades

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1-CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA2- CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA3- CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação será baseada: a) na participação dos alunos nas aulas (20%), b) nas apresentações realizadas ao longo do seminário (40%) e 3) na apresentação de um trabalho final: apresentação oral, com um resumo escrito, sobre uma tese, de modo a identificar os principais elementos teóricos e metodológicos aplicados (40%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Em seminário, as aulas serão práticas, destinadas à exposição e debate de temas e metodologias propostas pelos estudantes, com o objectivo de concretizarem os seus projectos de pesquisa e as suas teses de doutoramento. De forma acompanhada, os estudantes irão expondo, debatendo e maturando os respectivos percursos de pesquisa, bem como as opções teóricas e metodológicas escolhidas. A experiência individual bem como a leitura e debate sobre textos relevantes serão elementos contemplados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As sessões serão seminariais, com exposição e debate em grupo sobre os quadros teóricos e estratégias metodológicas que podem integrar um projecto de investigação e uma tese de doutoramento na área científica da História Moderna e Contemporânea. Desta forma permite-se que os estudantes vão maturando e definindo as possibilidades teóricas e metodológicas que poderão integrar no seu projecto de pesquisa, cumprindo-se os objectivos definidos para esta unidade curricular.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


WILLIAMS, Robert - The Historian?s Toolbox. A Student?s Guide to the Theory and Craft of History, Londres e Nova York, M. E. Sharpe, 2007. VEYNE, Paul, Como se Escreve a História, Lisboa, Edições 70, 1987 REVEL, Jacques, (dir.), Jeux d?échelles. La micro-analyse à l?expérience, Paris, Seuil/Gallimard, 1996 PEREIRA, Miriam Halpern, «A História e as Ciências Sociais», Ler História, n.º 49 GINZBURG, Carlo ,Miti. Emblemi. Spie, Turim, Einaudi, 1992 FARGE, Arlette, Le gout de l?archive, Paris, Seuil, 1989 FARGE, Arlette, Des lieux pour l?histoire, Paris, Seuil, 1997 CHARLE, Christophe (dir.), Histoire Sociale / Histoire Globale?,Paris, Éd. Maison des Sciences de l?Homme,1993 BERLIN, Isaiah, «O conceito de história científica» e «A inevitabilidade histórica» in A Busca do Ideal, Lisboa, Bizâncio, 1998 BEAUD, Michel, L?Art de la Thèse, Paris, Éditions La Découverte, 1991 ARÓSTEGUI, Julio, La Investigación Historica. Teoria Y Método, Barcelona, Ed. Crítica, 2003

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


LE GOFF, Jacques - «História», «Documento-Monumento» e «Memória-História», Vol. 1, Enciclopédia Einaudi, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1985. VALENSI, Lucette - «L?exercice de la comparaison au plus proche, à distance: le cas des sociétés plurielles», Annales HSS, Paris, 2002, pp. 27-30. SKOCPOL, Theda; SOMERS, Margaret - «The uses of Comparative History in macrosocial inquiry», Comparative Studies in Society and History, vol. 22, nº 2, 1980, pp. 174-197. RAMOS, Madalena; BARROSO, Mário - Métodos quantitativos para as ciências sociais, Lisboa, Sílabo, 2001. MATTOSO, José - A Escrita da História. Teoria e Métodos, Lisboa, Estampa, 2.ª ed., 1997. KOCKA, Jurgen - Historia Social y Conciencia Histórica, Madrid, Marcial Pons, 2002. LAMBERT, Peter; SCHOFIELD, Phillip (eds.) - Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres e Nova York, Routledge, 2004. KAELBLE, Hartmut - «La recherche européenne en histoire sociale comparative (XIXe-XXe siècle)», Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, nº 106-107, 1995, pp.67-79. HESPANHA, António Manuel - «A emergência da História», Penélope. Fazer e Desfazer a História, n.º 5, Lisboa, Cosmos, 1991, pp. 9-25. CERUTTI, Simona - «Normes et pratiques, ou de la légitimité de leur opposition» in Les formes de l´expérience: une autre histoire sociale, dir de Bernard Lepetit, Paris, Albin Michel, [cop.1995], pp.127-149. CATROGA, Fernando - Memória, História e Historiografia, Coimbra, Quarteto, 2001. BURKE, Peter - What is Cultural History ?, Cambridge, Polity Press, 2004. BURKE, Peter - «History of events and the revival of narrative» in New Perspectives in Historical Writing (ed. Peter Burke), Cambridge, Polity Press, 1991, pp. 233-248. BOURDIEU, Pierre - La distinction: critique sociale du jugement, Paris, Éditions de Minuit, 1979. BLOCH, Marc - «Pour une histoire comparée des sociétés européennes», in Mélanges Historiques, M. Bloch, Vol. I, Paris, S.E.V.P.E.N., 1963, pp.16-40.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16