Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01145
Acrónimo :
01145
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2015/2016

Pré-requisitos / Pre-Requisites


nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Aquisição de uma visão crítica do passado histórico que funcione como base para a compreensão, também crítica, do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente; OG2. Consciência de que as questões e os problemas colocados nas áreas da História Moderna e Contemporânea, as categorias de análise e as respostas obtidas, se alteram com o tempo e com a diversificação dos contextos sociais e políticos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Desenvolver a capacidade de compreensão de uma discurso oral e de acompanhar um dabate científico; OA2. Desenvolver a capacidade de formular questões de forma simples e clara; OA3. Desenvolver a capacidade de avaliar os pontos fortes e os pontos fracos de um discurso científico; OA4. Familiarizar-se com algumas das questões e temas em torno das quais gravita o debate académico em torno de temas da História Moderna e da História Contemporânea; OA5. Desenvolver a capacidade de escrever na sua própria linguagem um texto síntese de uma palestra ou conferência proferida por um especialista de área.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Como tirar o máximo partido de uma conferência? CP2. Ciclo de Conferências (doze ao longo do ano letivo). CP3. Discussão dos relatórios individuais (2º semestre).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


CP1. - OA1, OA2, OA3 CP2. - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 CP3. - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5

Avaliação / Assessment


A avaliação baseia-se na elaboração e entrega de dois relatórios, com uma extensão de 3-4 páginas cada um. No 1º semestre, o relatório abarcará o conjunto das conferências do Ciclo "O Ofício do Historiador". No 2º semestre, o relatório deve conter um resumo da conferência escolhida pelo estudante e também uma apreciação crítica dos seus conteúdos, em termos de pontos fortes e fracos. A inclusão das perguntas feitas pelo estudante aos conferencistas será valorizada.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método de ensino desta unidade curricular assenta num conjunto de Conferências proferidas por especialistas cujos temas interessam aos investigadores. Os estudantes têm toda a liberdade de escolher as conferências a que querem assitir.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia desta UC está de acordo com os objetivos que ela se propõe atingir.

Observações / Observations


Esta unidade curricular tem lugar durante os dois semestres letivos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Nenhuma

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


None

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16