Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01146
Acrónimo :
01146
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta unidade curricular é apresentar e debater com os estudantes as bases para a realização de uma pesquisa em História, proporcionando informação e procedimentos úteis ao desenvolvimento de uma dissertação de mestrado ou de um trabalho de projecto de mestrado na área da História Moderna e Contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1-Os estudantes deverão adquirir conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam dominar as etapas da realização de uma investigação em história moderna e contemporânea, nomeadamente: OA1.1-definição do objecto de estudo e dos objectivos da pesquisa, OA1.2-a elaboração da problemática, OA1.3-a planificação do trabalho, OA1.4-a pesquisa e o acesso às fontes de informação documental e bibliográfica, OA1.5-os percursos metodológicos, OA1.6-as estratégias de análise da documentação; os procedimentos a que deve ser submetida a documentação utilizada na elaboração de estudos científicos, OA1.7-a interpretação da informação recolhida, a sistematização e divulgação dos resultados; OA1.8-interpretação das Normas para a apresentação de dissertações de mestrado e de trabalhos de projecto no Departamento de História / Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1-Planificação do trabalho científico CP2- Temas, objectivos e problemáticas CP3- A pesquisa da informação bibliográfica. O estado da arte CP4- A pesquisa das fontes. O conceito de documento. A pesquisa heurística. A crítica do documento. Criticismo e hermenêutica CP5- Metodologias e práticas historiográficas CP6- História: narrativa, análise e interpretação CP7- A apresentação dos resultados CP8- Normas para a apresentação de dissertações de mestrado e de trabalhos de projecto no Departamento de História / Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE ? IUL

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos colaboram no geral para a concretização dos objetivos de aprendizagem, a aquisição da capacidade de realizar um projeto de investigação que seja aplicado durante o segundo ano do mestrado. Trata-se de um processo de construção gradual, em que o percorrer dos vários conteúdos programáticos, permite ir contemplando os diversos sub-objetivos de aprendizagem mais especificos, como é o caso da definição da problemática, que é sobretudo contemplada nos CP1, CP2, CP3.

Avaliação / Assessment


Duas modalidades 1) Avaliação ao longo do semestre Participação nas aulas (10%) e elaboração de um trabalho individual, temático e sintético, com apresentação oral (10 minutos) e debate na sala de aulas (30%) e entrega do trabalho por escrito no final das sessões de aulas (60%). 2) Avaliação final - exame Realização de um trabalho escrito conde se concretize um projeto de investigação em história.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual, tendo por base a bibliografia de trabalho, é orientado e complementado pela exposição e debates nas aulas. O desenvolvimento de competências específicas relacionadas, nomeadamente, com a definição do objecto de estudo, a definição da problemática e a pesquisa e acesso à informação é incentivado através da realização de trabalhos individuais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As actividades de ensino-aprendizagem são variadas com o objectivo de treinar um conjunto de competências científicas, nomeadamente: a leitura da bibliografia de forma analítica e crítica; a escrita e explanação oral; o acesso à documentação; a imaginação e criatividade; a discussão; a capacidade de trabalhar com as noções adequadas a realidades de pesquisa concretas. A compreensão das múltiplas abordagens e análises já realizadas no campo das metodologias de investigação utilizadas no campo da História e a capacidade de definir uma pesquisa original serão objecto de avaliação no trabalho final.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Veyne, Paul (1987), Como se Escreve a História, Lisboa, Edições 70 STOREY, William Kelleher (2008), Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, Oxford UP Revel, Jacques, (dir.) (1996), Jeux d?échelles. La micro-analyse à l?expérience, Paris, Seuil/Gallimard Pereira, Miriam Halpern (2005), «A História e as Ciências Sociais», Ler História, n.º 49, pp. 5-29 Mattoso, José (1988),A Escrita da História, Lisboa,Estampa Le Goff, J. (1984),«Documento/Monumento», in Enciclopédia Einaudi, vol. I, Lisboa, INCM, pp. 95-104 Farge, Arlette (1997),Des lieux pour l?histoire, Paris, Seuil Charle, Christophe, dir.(1993), Histoire Sociale/Histoire Globale?,Paris, Maison des Sciences de l?Homme BERLIN, Isaiah (1998),«O conceito de história científica» e «A inevitabilidade histórica» in A Busca do Ideal, Lisboa, Bizâncio, pp. 63-104 e 169-240 Beaud, M.(1993),L'art de la thèse, Paris, La Découverte Aróstegui, J. (1995). La investigación Histórica: Teoria y Método, Barcelona, Crítica

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Teixeira, Manuel C. (1993), «A História Urbana em Portugal: desenvolvimentos recentes», Análise Social, n.º 121, 1993, pp. 371-390 Serrão, Joel, coord. (1984-1985), Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea, 3 Volumes, Lisboa, Instituto Nacional de Investigação Científica Serra, João B. (1991), «Os estudos sobre o século XX na historiografia portuguesa do pós-guerra», Penélope, n.º 5 Ribeiro, Fernanda (2003), O acesso à informação nos arquivos, 2 volumes, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e a Tecnologia Pinheiro, Magda (2006), «A Biografia em Portugal», Ler História, n.º 50, pp. 67-80 Pereira, Miriam Halpern (1991), «A historiografia contemporânea sobre o século XIX», Ler História, 21, pp. 93-125 Pereira, Miriam Halpern (1991), «Breves reflexões acerca da historiografia portuguesa no século XX», Ler História, 21, pp. 5-15 Marques, A. H. de Oliveira (1981), Guia de História da I República Portuguesa, Lisboa, Estampa Lepetit, Bernard, dir. (1995), Les formes de l'expérience: une autre histoire sociale, Paris, Albin Michel Le Goff, Jacques (1984), «História», in Enciclopédia Einaudi, vol. I, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, pp. 158-259 LAMBERT, Peter; SCHOFIELD, Phillip, eds. (2004), Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres e Nova York, Routledge Hildesheimer, Françoise (1984), Les archives? Pourquoi ? Comment ?, Paris Éditions de l´Érudit Hespanha, António (2004), An introduction to 19th century Portuguese Constitutional and State History», E-JPH (Electronic Journal of Portuguese History, vol. 2, n.º 2. Ver: http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/ejph/html/issue4/pdf/ahespanha.pdf Ginzburg, Carlo (1992), Miti. Emblemi. Spie, Turim, Einaudi Eco, Umberto (1980), Como se faz uma tese em ciências humanas, Lisboa, Presença DUBY, George, ed. (1986), História e Nova História, Lisboa, Teorema CHARTIER, Roger (1989), «Le monde comme représentation», Annales ESC, n.º 6, pp. 1505-1520 Charle, Christophe (2002), «La storia sociale della Francia nel XIX secolo. Bilancio delle richerche recenti, Memoria e Ricerca, n.º 10, pp. 1122 Catroga, Fernando (2001), Memória, História e Historiografia, Coimbra, Quarteto BURKE, Peter (2004), What is Cultural History?, Cambridge, Polity Press Bloch, Marc (s.d.), Introdução à História, Lisboa, Europa América

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25