Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01147
Acrónimo :
01147
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se com esta UC, a partir de quadros teóricos da psicologia social, analisar as relações recíprocas entre a saúde e as relações sociais. É dada particular relevância ao impacto (positivo e negativo) das relações interpessoais sobre a saúde, ao papel do stress e do coping neste processo, à análise das formas de intervenção para promover a saúde ou a adaptação à doença através da interação social e a utilização de grupos no contexto de saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Identificar os principais resultados da investigação sobre a associação entre a saúde e as relações pessoais OA2 – Descrever as principais explicações psicossociais para os efeitos das relações sociais na saúde OA3 – Identificar técnicas e programas de intervenção na saúde através da interação social OA4 –Dominar as técnicas básicas de avaliação da dinâmica de grupos na área da saúde. OA5 –Dominar as técnicas básicas de avaliação e intervenção ao nível do stress

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Os impactos das relações sociais na saúde P1.1. Saúde, integração e interacção social. Solidão e saúde. P2. Modelos teóricos psicossociais da ligação entre saúde e relações sociais P2.1. A via emocional P2.2. A via da validação social P2.3. A via da integração social P2.4. A via da vinculação P3. Stress, coping e suporte social P3.1. Stress e saúde: definições, processos e efeitos; respostas e gestão de stress; avaliação e intervenção P3.2. Coping e adaptação: processos, recursos e avaliação P3.3. Suporte Social e Saúde: funções do suporte social, suporte recebido vs percebido, medidas e intervenções P4. Dinâmica de grupos na saúde P4.1. Processos de grupo em saúde P4.2. Feedback e comunicação no grupo P4.3. Coesão e conflito no grupo P4.5. Modelos de intervenção em grupos P4.4. A condução de grupos em contextos de saúde

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: A "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto 1 OA2 - Ponto 2 OA3 - Pontos 2 e 3 OA4 - Ponto 4 OA5 - Ponto 3

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica -Presença nas aulas PL (obrigatório) -frequência com toda a matéria (60%). -trabalho de grupo sobre uma intervenção grupal de combate à solidão ou ao burnout (20%), com discussão de poster. - ensaio indiv com questão de investigação (20%) Aprovação: notas superiores a 9.5 valores em cada um dos elementos. Quem não estiver inscrito ou quem reprove na avaliação periódica, pode ir a exame final (100%), se tiver participado nas aulas PL.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino aprendizagem promovem o trabalho autónomo fora das horas de contacto. Sugere-se que o tempo de trabalho total (150h) seja distribuído da seguinte forma: - horas de contacto: 36h - Trabalho individual: 36h (Teste) + 10 h (TPCs ao longo da UC) + 24h ensaio - trabalho de grupo: 44h (entrevista e contactos + leituras + análise + escrita)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e aprendizagem foram organizadas de forma a atingir os 5 objectivos de aprendizagem definidos. Assim, foram usadas as seguintes metodologias, associadas aos objectivos: - Metodologias expositivas, com apoio de powerpoint, resumos detalhados das aulas com bibliografia de material de apoio na plataforma de elearning (onde são colocados os textos em pdf das principais referências). Estas metodologias apoiam todos os objectivos de aprendizagem (OA1 a OA5) - Metodologias Participativas, com análise de casos práticos nas aulas, para atingir os objectivos OA1, OA2 e OA4 - Metodologias Activas com a realização de trabalhos práticos individuais e de grupo para atingir os OA3, OA4 e OA5 - Estudo autónomo associado ao acompanhamento das aulas, ao estudo para o teste e à realização dos trabalhos propostos em todos os objectivos de aprendizagem (OA1 a OA5)

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Friedman, H.S. (Ed.) (2014). The Oxford Handbook of Health Psychology. Oxford: Oxford University Press Guerra, M.P., Lima, L., & Torres, S. (2013). Intervir em Grupos na Saúde. Lisboa: Climepsi. Lima, M.L. (2018). Nós e os outros: o poder dos laços sociais. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Lima, M.L., Marques, S., & Bernardes, S. (2014 e 2016). Psicologia Social da Saúde (volumes 1 e 2). Lisboa: Sílabo Stroebe, W., & Stroebe, M.S. (1995). Psicologia Social e Saúde. Lisboa: Instituto Piaget. [PS.120 STR*Soc]

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Relações sociais e saúde Haslam, C., Jetten, J., Creuwys, T, Dingle, G.A., & Haslam, S.A. (2018). The New Psychology of Health: Unlocking the social cure. London: Routledge. Jetten, J., Haslam, C., & Haslam, S.A. (2011). The Social Cure: Identity, Health and Well-Being. London: Taylor & Francis. [S.301 Soc,6] Ryff, C. D., & Singer, B. (2001). Emotion, Social Relationships, and Health. New York: Oxford University Press. [PS.122 Emo,1] Stress e Coping Cooper, C. L., & Payne, R. E. (1991). Personality and stress: Individual differences in the stress process. John Wiley & Sons.[ PS.122 Per] Fink, G. (Ed.). (2016). Stress: Concepts, Cognition, Emotion, and Behavior: Handbook of Stress Series (Vol. 1). Academic Press. [PS.123 FIN*Str] Folkman, S. (2013). Stress: appraisal and coping. In Encyclopedia of behavioral medicine (pp. 1913-1915). Springer New York. Lazarus, R., & Folkman, S. (2004). Stress, appraisal and coping. Springer: New York.[ PS.123 LAZ*Str] Snyder, C. R. (Ed.). (1999). Coping: The psychology of what works. Clarendon Press.[ PS.123 Cop] Suedfeld, P. (1997). Handbook of Stress, Medicine, and Health. Boca Raton : CRC Press. [PS.122 Han,2] Zeidner, M., & Endler, N. S. (Eds.). (1996). Handbook of coping: Theory, research, applications (Vol. 195). John Wiley & Sons.[PS.122 Han,7] Suporte Social Cohen, S., Underwood, L.G., & Gottlieb, B.H. (2000). Social Support Measurement and Intervention: A Guide for Health and Social Scientists. New York: Oxford University Press. [S.205 Soc] Uchino, B. N. (2004). Social support and physical health: Understanding the health consequences of relationships. Yale University Press [PS.131 UCH*Soc] Dinâmica de grupos Forsyth, D.R. (1999). Group dynamics. Belmont: Wadsworth . [PS.132 FOR*Gro 6ªed.] Guerra, M.P., Lima, L., & Torres, S. (2013). Intervir em Grupos na Saúde. Lisboa: Climepsi. Kurtz, L.F. (1997). Self-help and support groups. A hand-book for practicioners. London: Sage. [PS.132 KUR*Sel]

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16