Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01147
Acrónimo :
01147
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se com esta UC, a partir de quadros teóricos da psicologia social, analisar as relações recíprocas entre a saúde e as relações sociais. É dada particular relevância ao impacto (positivo e negativo) das relações interpessoais sobre a saúde, ao papel do stress e do coping neste processo, à análise das formas de intervenção para promover a saúde ou a adaptação à doença através da interação social e a utilização de grupos no contexto de saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Identificar os principais resultados da investigação sobre a associação entre a saúde e as relações pessoais OA2 – Descrever as principais explicações psicossociais para os efeitos das relações sociais na saúde OA3 – Identificar técnicas e programas de intervenção na saúde através da interação social OA4 –Dominar as técnicas básicas de avaliação da dinâmica de grupos na área da saúde. OA5 –Dominar as técnicas básicas de avaliação e intervenção ao nível do stress.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Os impactos das relações sociais na saúde 1.1. Saúde, integração e interacção social. Solidão e saúde. CP2. Modelos teóricos psicossociais da ligação entre saúde e relações sociais 2.1. A via emocional 2.2. A via da validação social 2.3. A via da integração social 2.4. A via da vinculação CP3. Stress, coping e suporte social 3.1. Stress e saúde: definições, processos e efeitos; respostas e gestão de stress; avaliação e intervenção 3.2. Coping e adaptação: processos, recursos e avaliação 3.3. Suporte Social e Saúde: funções do suporte social, suporte recebido vs percebido, medidas e intervenções CP4. Dinâmica de grupos na saúde 4.1. Processos de grupo em saúde 4.2. Feedback e comunicação no grupo 4.3. Coesão e conflito no grupo 4.5. Modelos de intervenção em grupos 4.6. A condução de grupos em contextos de saúde

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O1 é abordado em P1.1, que discute o impacto das relações sociais na saúde. Os alunos vão identificar e fortalecer o seu conhecimento sobre o impacto das relações sociais neste contexto. O2 é coberto em P2, que detalha modelos psicossociais e explica processos que medeiam a associação entre relações sociais e saúde. Permite-se que os estudantes analisem estes processos em grupos naturais ou de apoio. O3 é abordado em P2 e P3, que apresentam teorias e técnicas para desenvolver intervenções e aplicar programas de intervenção em grupo. O4 é refletido em P4, que cobre a dinâmica de grupos, discute processos, feedback, coesão, liderança de grupos e modelos de intervenção, cruciais para dominar técnicas de avaliação no campo da saúde. O5 é representado em P3, detalhando definições, processos, gestão, avaliação e intervenção relacionadas com o stress, fornecendo o conhecimento necessário para que os estudantes aprendam e apliquem técnicas básicas de avaliação e intervenção.

Avaliação / Assessment


O/as estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação a longo do semestre inclui (i) um teste individual escrito (60%), (ii) um trabalho de grupo sobre uma intervenção grupal de combate à solidão ou ao burnout (20%), com discussão de poster, (iii) um ensaio individual com questão de investigação (20%). Ficam aprovados o/as estudantes que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores (e, logo, média final igual ou superior a 9.5 valores), e a presença em pelo menos 2/3 das aulas PL. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC integra metodologias expositivas (e.g. quadros teóricos), assim como participativas e ativas (e.g. role-play, análise de casos práticos, atividades em grupo). As TP utilizam metodologias expositivas e participativas, que alternam entre si. As PL usam metodologias participativas e ativas, permitindo treino de competências específicas de intervenção em grupo, cruciais para o exercício profissional da Psicologia da Saúde. Estão previstos trabalho autónomo, OT e supervisão dos trabalhos. As horas de trabalho autónomo previstas (i.e., 113h) destinam-se à realização de trabalho individual (36h de fichas de avaliação, 10h de leituras e preparação das aulas e 24h de realização de um ensaio que implica a reflexão sobre um tema à escolha do estudante, recorrendo, para tal, aos conteúdos lecionados nas TPs e de trabalho de grupo: 44h (entrevista e contactos para a um estudo de caso, leituras, análise e escrita do estudo de caso).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. As metodologias expositivas, que integram as aulas teórico-práticas, suportam a concretização da totalidade dos objetivos (OA1 a OA5), permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas, que integram as aulas teórico-práticas e as aulas de prática laboratorial, permitem, por sua vez, o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos, assim como o treino de aptidões e competências específicas de organização, desenvolvimento e avaliação de grupos em contexto de saúde. As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA6). A realização de um ensaio individual com formulação e análise de uma questão de investigação suporta os OA1 e OA2. A realização, em grupo, do trabalho prático que compõe a avaliação ao longo do semestre - com foco no desenvolvimento e análise de grupos em contexto de saúde está alinhada com os OA3 a 0A6. O teste individual reflete todos os OAs.

Observações / Observations


Está prevista orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos de grupo e individuais. A unidade curricular inclui horário de atendimento aos alunos, a agendar com cada docente previamente por email.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Friedman, H.S. (Ed.) (2014). The Oxford Handbook of Health Psychology. Oxford: Oxford University Press Guerra, M.P., Lima, L., & Torres, S. (2013). Intervir em Grupos na Saúde. Lisboa: Climepsi. Lima, M.L. (2018). Nós e os outros: o poder dos laços sociais. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Lima, M.L., Marques, S., & Bernardes, S. (2014 e 2016). Psicologia Social da Saúde (volumes 1 e 2). Lisboa: Sílabo Stroebe, W., & Stroebe, M.S. (1995). Psicologia Social e Saúde. Lisboa: Instituto Piaget. [PS.120 STR*Soc]

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Relações sociais e saúde Haslam, C., Jetten, J., Creuwys, T, Dingle, G.A., & Haslam, S.A. (2018). The New Psychology of Health: Unlocking the social cure. London: Routledge. Jetten, J., Haslam, C., & Haslam, S.A. (2011). The Social Cure: Identity, Health and Well-Being. London: Taylor & Francis. [S.301 Soc,6] Ryff, C. D., & Singer, B. (2001). Emotion, Social Relationships, and Health. New York: Oxford University Press. [PS.122 Emo,1] Stress e Coping Cooper, C. L., & Payne, R. E. (1991). Personality and stress: Individual differences in the stress process. John Wiley & Sons.[ PS.122 Per] Fink, G. (Ed.). (2016). Stress: Concepts, Cognition, Emotion, and Behavior: Handbook of Stress Series (Vol. 1). Academic Press. [PS.123 FIN*Str] Folkman, S. (2013). Stress: appraisal and coping. In Encyclopedia of behavioral medicine (pp. 1913-1915). Springer New York. Lazarus, R., & Folkman, S. (2004). Stress, appraisal and coping. Springer: New York.[ PS.123 LAZ*Str] Snyder, C. R. (Ed.). (1999). Coping: The psychology of what works. Clarendon Press.[ PS.123 Cop] Suedfeld, P. (1997). Handbook of Stress, Medicine, and Health. Boca Raton : CRC Press. [PS.122 Han,2] Zeidner, M., & Endler, N. S. (Eds.). (1996). Handbook of coping: Theory, research, applications (Vol. 195). John Wiley & Sons.[PS.122 Han,7] Suporte Social Cohen, S., Underwood, L.G., & Gottlieb, B.H. (2000). Social Support Measurement and Intervention: A Guide for Health and Social Scientists. New York: Oxford University Press. [S.205 Soc] Uchino, B. N. (2004). Social support and physical health: Understanding the health consequences of relationships. Yale University Press [PS.131 UCH*Soc] Dinâmica de grupos Forsyth, D.R. (1999). Group dynamics. Belmont: Wadsworth . [PS.132 FOR*Gro 6ªed.] Guerra, M.P., Lima, L., & Torres, S. (2013). Intervir em Grupos na Saúde. Lisboa: Climepsi. Kurtz, L.F. (1997). Self-help and support groups. A hand-book for practicioners. London: Sage. [PS.132 KUR*Sel]

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23