Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01148
Acrónimo :
01148
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem pré-requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


Com esta UC pretende-se, a partir de quadros teóricos da psicologia social, analisar os efeitos que a pertença a grupos sociais minoritários (ex., mulheres, pessoas idosas, imigrantes e minorias étnicas) possui tanto ao nível dos processos e experiências de saúde e doença dos seus membros, como da relação destes com o sistema de prestação de cuidados de saúde dominante.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a aluno/a que complete esta UC será capaz de: OA1 - Descrever os processos psicológicos envolvidos nas pertenças grupais e nas relações intergrupais e o seu impacto em dimensões de saúde; OA2 - Compreender a influência dos processos de estigmatização e das identidades estigmatizadas na saúde e doença dos indivíduos; OA3 - Compreender os contributos do idadismo para as diferenças na saúde e doença entre pessoas de diferentes idades; OA4 - Identificar factores protetores e de risco para a saúde de pessoas migrantes e minorias étnicas OA5 - Compreender a influência do género na saúde e na doença OA6 - Identificar modelos de competências para a diversidade individual e cultural

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1-Grupos e relações entre grupos e saúde: 1. Grupos sociais e desigualdades na saúde e doença 2. A relação entre estereótipos, preconceito, estigmatização e discriminação social e saúde 3. A relação entre identidades sociais, estigmatizadas e saúde CP2- Sexo, género e saúde: 1. Os conceitos de sexo e género 2. Diferenças de sexo na saúde e doença 3. A influência do género na saúde e doença 4. Estratégias de combate às iniquidades de género na saúde CP3-Migrantes, minorias étnicas e saúde: 1. Determinantes culturais e saúde 2. Representações sociais da saúde e da doença 3. O conceito de etnia 4. Fatores de risco na saúde física e mental de migrantes e minorias étnicas CP4 - Envelhecimento, idadismo e saúde: 1. Conceito de idadismo 2. Diferenças etárias na saúde e doença 3. Idadismo e envelhecimento ativo CP5-Métodos de intervenção a nível grupal 1. Métodos para redução do preconceito, estigma e discriminação e métodos para a promoção de identidades sociais positivas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A correspondência entre objetivos (O) e Pontos do Programa (P) é a seguinte: OA1 e OA2- CP1 e CP5 OA3 - CP4 OA4- CP3 OA5 - CP2 OA6 - CP5

Avaliação / Assessment


1) Avaliação periódica: 1.Apresentação escrita em grupo (30%); 2.Apresentação oral em grupo (20%); 3.Frequência no final do semestre (50%). Ficam aprovados o/as aluno/as que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 7.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. O/as aluno/as que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação periódica, poderão ir a avaliação final por exame final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em aulas com componentes teóricas (T) e práticas (TP) e em práticas laboratoriais (PL). Na componente teórica, são apresentados os conceitos básicos e as teorias de referência neste domínio em grande grupo. Nas aulas TP, o trabalho está centrado sobre exercícios de aplicação em pequeno grupo. O treino das competências envolvidas na aplicação dos métodos de intervenção é realizado em pequenos grupos nas PL.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os alunos são encorajados a realizar esta UC em regime de avaliação periódica, uma vez que se considera que os vários elementos de avaliação nela contidos possibilitam medir se os OAs foram alcançados com sucesso pelos alunos. As metodologias de ensino e os processos de ensino-aprendizagem estão alinhados com as metodologias de avaliação e ambas com os objetivos de aprendizagem (OA), de acordo com as relações descritas abaixo (e que seguem a sequência Objetivo de aprendizagem - Método de ensino-aprendizagem - Método de avaliação). 1. Objetivos de Conhecimentos - Exposição oral - Apresentação de trabalho. 2. Objetivos de desenvolvimento de aptidões e competências) -Práticas Laboratoriais exercícios práticos - Trabalho de grupo. 3. Objetivos de aplicação de conhecimentos - Exposição oral, exercícios práticos - Frequência ou Exame/Trabalho de grupo.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vala, J. & Monteiro, M.B. (2013). Psicologia Social (9ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Pope-Davis, D., Coleman, H., Liu, W. & Toporek, R. (2003). Handbook of Multicultural Competencies in Counseling & Psychology (Eds.). California: Sage. Nelson, T. D. (Ed.). (2002). Stereotyping and prejudice against older persons. Cambridge. MA: Bradford Book. Marques. S. (2011). Discriminação da terceira idade. Lisboa : Relógio d'Àgua Editores. Jetten, J., Haslam, C., & Haslam, S. A. (2012). The social cure: Identity, health, and well-being. Hove: Psychology Press. Haslam, C., Jetten, J., Cruwys, T., Dingle, G., & Haslam, S. A. (2018). The new psychology of health: Unlocking the social cure. Routledge. Gurung, R. (2006). Health psychology: a cultural approach. Belmont: Thomsom Abrams, D., & Hogg, M. A. (2006). Social identifications: A social psychology of intergroup relations and group processes. Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


WHO (2002). Active ageing: A policy framework [electronic version]. Geneva: World Health Organization. Walker, A. (2002). A strategy for active aging. International Social Security Review, 55, 121-139. Vauclair, C. M., Marques, S., Lima, M. L., Abrams, D., Swift, H., & Bratt, C. (2014). Perceived Age Discrimination as a Mediator of the Association Between Income Inequality and Older People's Self-Rated Health in the European Region. The Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, gbu066. Vauclair, C. M., Marques, S., Lima, M. L., Bratt, C., Swift, H. J., & Abrams, D. (2014). Subjective Social Status of Older People Across Countries: The Role of Modernization and Employment. The Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, gbu074. Swift, H. J., Vauclair, C. M., Abrams, D., Bratt, C., Marques, S., & Lima, M. L. (2014). Revisiting the paradox of well-being: The importance of national context. The Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, gbu011. Sen, G., & Ostlin, P. (2010, Eds.). Gender Equity in Health: The Shifting Frontiers of Evidence and Action. NY: Taylor & Francis Moleiro, C., Marques, S & Pacheco, P. (2011). Cultural Diversity Competencies in Child and Youth Care Services in Portugal: Development of two measures and a brief training program. Children and Youth Services Review, 33(5), 767-773. Moleiro, C., Freire, J. & Tomsic, M. (2013). Immigrants' Perspectives on Clinician Cultural Diversity Competence: A qualitative study with immigrants in Portugal. International Journal of Migration, Health and Social Care, 9(2), 84-95 Marques, S., Swift, H.J., Vauclair, C.M, Lima, M.L., Bratt, C. & Abrams, D. (2014). "Being old and ill" across different countries: Social status, age identification, and older people´s subjective health. Psychology & Health, 14, 1-16. Marques, S., Lima, M.L., Abrams, D. & Swift, H.J. (2014). Will-to-live in older people's medical decisions: immediate and delayed effects of aging stereotypes. Journal of Applied Social Psychology, 44, 399-408. Marques, S. Vauclair, M.L., Rodrigues, R., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F. (2015). imAGES: Programa de intervenção de promoção de imagens positivas de envelhecimento em crianças e adolescentes. Lisboa: SCML & Leya Editores. Kelly, J. A., St Lawrence, J. S., Diaz, Y. E., Stevenson, L. Y., Hauth, A. C., Brasfield, T. L., ... & Andrew, M. E. (1991). HIV risk behavior reduction following intervention with key opinion leaders of population: an experimental analysis. American Journal of Public Health, 81(2), 168-171. Kato, P.M., & Mann, T. (1996). Handbook of diversity issues in health psychology. New York : Plenum Press. Lorber, J. (1997). Gender and the Social Construction of Illness. Londres: Sage Levy, B. (2003). Mind matters: cognitive and physical effects of aging self-stereotypes Journal of Gerontology: Psychological Sciences, 58B(4), 203-211. Huff, R. M., Kline, M. V. & Peterson, D. V. (Eds.) (2014). Health Promotion in Multicultural Populations (3rd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Benoit, C., & Shumka, L. (2009). Gendering the health determinants framework: Why girls' and women's health matters. Canada: WHRN. Aneshensel, C., & Phelan, J. (Eds.) (1999). Handbook of the Sociology of Mental Health. New York: Kluwer Academic.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16