Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem pré-requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
Com esta UC pretende-se, a partir de quadros teóricos da psicologia social, analisar os efeitos que a pertença a grupos sociais minoritários (ex., mulheres, pessoas idosas, imigrantes e minorias étnicas) possui tanto ao nível dos processos e experiências de saúde e doença dos seus membros, como da relação destes com o sistema de prestação de cuidados de saúde dominante.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/a aluno/a que complete esta UC será capaz de: OA1 - Descrever os processos psicológicos envolvidos nas pertenças grupais e nas relações intergrupais e o seu impacto em dimensões de saúde; OA2 - Compreender a influência dos processos de estigmatização e das identidades estigmatizadas na saúde e doença dos indivíduos; OA3 - Compreender os contributos do idadismo para as diferenças na saúde e doença entre pessoas de diferentes idades; OA4 - Identificar factores protetores e de risco para a saúde de pessoas migrantes e minorias étnicas OA5 - Compreender a influência do género na saúde e na doença OA6 - Identificar modelos de competências para a diversidade individual e cultural
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1-Grupos e relações entre grupos e saúde: 1. Grupos sociais e desigualdades na saúde e doença 2. A relação entre estereótipos, preconceito, estigmatização e discriminação social e saúde 3. A relação entre identidades sociais, estigmatizadas e saúde CP2- Sexo, género e saúde: 1. Os conceitos de sexo e género 2. Diferenças de sexo na saúde e doença 3. A influência do género na saúde e doença 4. Estratégias de combate às iniquidades de género na saúde CP3-Migrantes, minorias étnicas e saúde: 1. Determinantes culturais e saúde 2. Representações sociais da saúde e da doença 3. O conceito de etnia 4. Fatores de risco na saúde física e mental de migrantes e minorias étnicas CP4 - Envelhecimento, idadismo e saúde: 1. Conceito de idadismo 2. Diferenças etárias na saúde e doença 3. Idadismo e envelhecimento ativo CP5-Métodos de intervenção a nível grupal 1. Métodos para redução do preconceito, estigma e discriminação e métodos para a promoção de identidades sociais positivas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A correspondência entre objetivos (O) e Pontos do Programa (P) é a seguinte: OA1 e OA2- CP1 e CP5 OA3 - CP4 OA4- CP3 OA5 - CP2 OA6 - CP5
Avaliação / Assessment
1) Avaliação periódica: 1.Apresentação escrita em grupo (30%); 2.Apresentação oral em grupo (20%); 3.Frequência no final do semestre (50%). Ficam aprovados o/as aluno/as que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 7.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. O/as aluno/as que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação periódica, poderão ir a avaliação final por exame final (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está estruturada em aulas com componentes teóricas (T) e práticas (TP) e em práticas laboratoriais (PL). Na componente teórica, são apresentados os conceitos básicos e as teorias de referência neste domínio em grande grupo. Nas aulas TP, o trabalho está centrado sobre exercícios de aplicação em pequeno grupo. O treino das competências envolvidas na aplicação dos métodos de intervenção é realizado em pequenos grupos nas PL.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os alunos são encorajados a realizar esta UC em regime de avaliação periódica, uma vez que se considera que os vários elementos de avaliação nela contidos possibilitam medir se os OAs foram alcançados com sucesso pelos alunos. As metodologias de ensino e os processos de ensino-aprendizagem estão alinhados com as metodologias de avaliação e ambas com os objetivos de aprendizagem (OA), de acordo com as relações descritas abaixo (e que seguem a sequência Objetivo de aprendizagem - Método de ensino-aprendizagem - Método de avaliação). 1. Objetivos de Conhecimentos - Exposição oral - Apresentação de trabalho. 2. Objetivos de desenvolvimento de aptidões e competências) -Práticas Laboratoriais exercícios práticos - Trabalho de grupo. 3. Objetivos de aplicação de conhecimentos - Exposição oral, exercícios práticos - Frequência ou Exame/Trabalho de grupo.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Vala, J. & Monteiro, M.B. (2013). Psicologia Social (9ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Pope-Davis, D., Coleman, H., Liu, W. & Toporek, R. (2003). Handbook of Multicultural Competencies in Counseling & Psychology (Eds.). California: Sage. Nelson, T. D. (Ed.). (2002). Stereotyping and prejudice against older persons. Cambridge. MA: Bradford Book. Marques. S. (2011). Discriminação da terceira idade. Lisboa : Relógio d'Àgua Editores. Jetten, J., Haslam, C., & Haslam, S. A. (2012). The social cure: Identity, health, and well-being. Hove: Psychology Press. Haslam, C., Jetten, J., Cruwys, T., Dingle, G., & Haslam, S. A. (2018). The new psychology of health: Unlocking the social cure. Routledge. Gurung, R. (2006). Health psychology: a cultural approach. Belmont: Thomsom Abrams, D., & Hogg, M. A. (2006). Social identifications: A social psychology of intergroup relations and group processes. Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16