Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem pré-requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
Com esta UC pretende-se, a partir de quadros teóricos da psicologia social, analisar os efeitos que a pertença a grupos sociais minoritários (ex., mulheres, pessoas idosas, imigrantes e minorias étnicas) possui tanto ao nível dos processos e experiências de saúde e doença dos seus membros, como da relação destes com o sistema de prestação de cuidados de saúde dominante.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Descrever os processos psicológicos envolvidos nas pertenças grupais e nas relações intergrupais e o seu impacto na saúde; OA2 - Identificar a influência dos processos de estigmatização e das identidades estigmatizadas na saúde e doença; OA3 - Identificar diferenças de sexo na saúde e doença e explicá-las à luz de teorias de género. OA4 - Descrever a influência de cultura na saúde e doença dos indivíduos; OA5 - Identificar os contributos do idadismo para as diferenças na saúde e doença em função da idade; OA6 - Identificar fatores protetores e de risco para a saúde pela pertença a grupos minoritários relacionados com o género, cultura e idade OA7 – Planear estratégias de combate às iniquidades na saúde OA8 – Desenvolver competências para a diversidade individual e cultural OA9 – Desenvolver ideias de investigação aplicada nos domínios dos estudos de género, cultura e idade, na sua relação com a saúde
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1-Grupos e relações entre grupos e saúde: 1.Grupos sociais e desigualdades na saúde 2.A relação entre estereótipos, preconceito, estigma, discriminação e saúde 3.Identidades sociais e saúde CP2- Sexo, género e saúde: 1.Os conceitos de sexo e género 2.Diferenças de sexo na saúde e doença 3.A influência do género na saúde e doença 4.Estratégias de combate às iniquidades de género na saúde CP3-Migrantes, minorias étnicas e saúde: 1.Determinantes culturais e saúde 2.Representações sociais da saúde e da doença 3.O conceito de etnia 4.Fatores de risco na saúde de migrantes e minorias étnicas CP4 - Envelhecimento, idadismo e saúde: 1.Conceito de idadismo 2.Diferenças etárias na saúde e doença 3.Os determinantes do idadismo 4.Idadismo e envelhecimento ativo CP5-Métodos de intervenção a nível grupal 1.Métodos para redução do preconceito, estigma e discriminação 2.Métodos para a promoção de identidades sociais positivas 3.Treino de competências para a diversidade individual e cultural
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O conteúdo programático 1 encontra-se associados aos objetivos de aprendizagem 1 e 2, focando numa abordagem introdutória os impactos na saúde devido à pertença a grupos minoritários e associados a identidades estigmatizadas. Os conteúdos programáticos 2, 3, e 4 relacionam-se com os objetivos de aprendizagem 3, 4, 5 e 6, procurando aprofundar esta relação no contexto específicos de três principais identidades relacionadas com o género, cultura e idade. Finalmente, o conteúdo programático 5 relaciona-se com os objetivos de aprendizagem 7 e 8, procurando desenvolver nos alunos competências para o planeamento de estratégias de combate às iniquidades em saúde e para a diversidade individual e cultural. O objetivo de aprendizagem 9 relaciona-se de uma forma integrada com todos os conteúdos programáticos do curso, procurando que o(a)s estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de ideias originais de investigação nos três domínios abordados (género, cultura e idade).
Avaliação / Assessment
1) Avaliação ao longo do semestre: 1.Apresentação escrita em grupo (30%); 2.Apresentação oral em grupo (20%); 3.Teste individual no final do semestre (50%). Ficam aprovados o/as aluno/as que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. O/as aluno/as que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre, poderão ir a avaliação por exame (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade está organizada em aulas teórico-práticas e aulas laboratoriais. As aulas teórico-práticas utilizam sobretudo métodos expositivos e participativos de forma articulada. Assim, pretende-se que os alunos apliquem sob a forma de exercícios práticos (e.g., estudos de caso em pequeno grupo, discussões guiadas e debates) os conhecimentos teóricos adquiridos. As aulas laboratoriais pretendem o desenvolvimento de competências no planeamento de estratégias de intervenção. Neste sentido utilizam-se métodos de aprendizagem ativos tais como estratégias de role-play, onde os/as aluno/as têm oportunidade de treinar competências. A UC envolve também horas de trabalho autónomo (113 horas) que pressupõem a leitura de textos de apoio para as aulas (23) e a frequência (40 horas) e a realização de um trabalho de grupo que compõe a avaliação ao longo do semestre (50 horas). A realização do trabalho de grupo incide sobre uma das principais temáticas em estudo (género, cultura e idade).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (AO) identificados. As metodologias de carácter mais expositivo, que compõem parte das aulas TPs, permitem a aquisição de conhecimentos essenciais ao cumprimento da generalidade dos objetivos da UC (AO1 a OA9). Por sua vez, o recurso aos métodos participativos, utilizados também nas aulas TP, permitem aplicar os conhecimentos adquiridos a casos concretos em análise, solidificando a concretização dos OA2, OA3, OA5, OA6 e OA9. Nas aulas laboratoriais, procura-se o treino de competências práticas no desenho e aplicação de intervenções para combate ao estigma e preconceito e de competências para a diversidade individual e cultural através de metodologias de “role-play” procurando ir ao encontro dos OA7 e OA8. As horas de trabalho autónomo estão alinhadas de forma geral com todos os OAs da UC. A realização do trabalho de grupo que compõe a avaliação ao longo do semestre permite ir ao encontro de todos os objetivos de aprendizagem, com particular destaque para o 9. A frequência pretende avaliar o conhecimento adquirido nas aulas, indo em particular ao encontro dos objetivos de aprendizagem 1 ao 8.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ayalon, L., & Tesch-Römer, C. (2018). Contemporary perspectives on ageism. USA: Springer Nature. Brannon, L., (2024). Gender: Psychological perspectives (8ª ed.). Routledge Hassard, J., & Torres, L.D. (2020, Eds.). Aligning perspectives in gender mainstreaming: Gender, health, Safety and Wellbeing Haslam, C., Jetten, J., Cruwys, T., Dingle, G., & Haslam, S. A. (2018). The new psychology of health: Unlocking the social cure. Routledge. Marques, S. (2011). Discriminação da terceira idade. Relógio d´Água Editores. Nelson, T. (ed.). (2017). Ageism: Stereotypes and Prejudice Against Older Persons (2nd Ed.). MIT Press. Nico, M., & Pollock, G. (2022, Eds.). The Routledge Handbook of Contemporary Inequalities and the Life Course. Routledge International Handbooks Oliffe, J.L. & Greaves, L. (2012, Eds). Designing and conducting gender and sex and health research. London. SAGE World Health Organization. (2021). Global report on ageism. World Health Organization.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Berry, J. W. (2023). Living together in culturally diverse societies. Canadian Psychology / Psychologie Canadienne, 64(3), 167–177. https://doi.org/10.1037/cap0000362 Chang, E. S., Kannoth, S., Levy, S., Wang, S. Y., Lee, J. E., & Levy, B. R. (2020). Global reach of ageism on older persons? health: A systematic review. PloS one, 15(1), e0220857. Chu, W., Wippold, G., & Becker, K. D. (2022). A systematic review of cultural competence trainings for mental health providers. Professional Psychology: Research and Practice, 53(4), 362–371. https://doi.org/10.1037/pro0000469 Helgeson, V. (2017). Psychology of Gender. London: Routledge Gurung, R. (2006). Health psychology: a cultural approach. Belmont: Thomsom Huff, R. M., Kline, M. V. & Peterson, D. V. (Eds.) (2014). Health Promotion in Multicultural Populations (3rd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Marques, S. Vauclair, M.L., Rodrigues, R., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F. (2015). imAGES: Programa de intervenção de promoção de imagens positivas de envelhecimento em crianças e adolescentes. Lisboa: SCML & Leya Editores. Marques, S., Mariano, J., Mendonça, J., De Tavernier, W., Hess, M., Naegele, L., ... & Martins, D. (2020). Determinants of ageism against older adults: a systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(7), 2560. Revenson T. & Gurung, R. A: (2019). Handbook of Health Psychology. New York: Routledge Sánchez-Lopez, P., & Limiñana-Gras, R. (2016, Eds.). The psychology of gender and health: Conceptual and applied global concerns. Oxford: Academic press Ussher; J.M., Chrisler, J.C., Perz, Janette (2020). Routledge International Handbook of Women’s Sexual and Reproductive Health. London: Routledge
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-03