Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01150
Acrónimo :
01150
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
16.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Econometria

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos no final da unidade curricular sejam capazes de aplicar modelos micro-econométricos a problemas concretos do contexto económico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A unidade curricular tem como objectivo que os alunos adquiram conhecimento que lhes permita: - Compreender a importância do uso de técnicas econométricas no contexto da economia; - Identificar e compreender os vários tipos de dados económicos; - Compreender os principais conceitos estatísticos; - Identificar e compreender os vários tipos de modelos de microeconometria e as suas condições de aplicabilidade; - Identificar o modelo que é mais apropriado para um dado problema em estudo e de acordo com os dados disponíveis; - Estimar modelos de microeconometria usando softwares de estatística/ econometria; - Interpretar de forma crítica os resultados dos vários modelos de microeconometria leccionados; - Elaborar um relatório com as principais conclusões dos modelos estimados; - Apresentar oralmente os principais resultados e conclusões de modelos estimados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução 1.1. O que é a econometria 1.2. Modelo económico e modelo econométrico 1.3. O erro num modelo econométrico 1.4. Estrutura dos dados económicos 1.5. Conceito de causalidade 2. Conceitos estatísticos 2.1. População e amostra 2.2. Tipos de variáveis 2.3. Medidas de localização e de dispersão 2.4. Conceito de probabilidade 2.5. Conceito de variável aleatória 2.6. Função de distribuição e de probabilidade 2.7. Algumas distribuições teóricas mais importantes 2.8. Estimação pontual e por intervalos 2.9. Testes de hipóteses 3. Modelo de regressão linear 3.1. O modelo de regressão linear simples 3.2. Estimação do modelo pelo método OLS 3.3. O modelo de regressão linear múltipla 3.4. Pressupostos do modelo de regressão linear múltipla 3.5. Especificação do modelo 3.6. Relaxar os pressupostos do modelo 3.7. Ajustamento e diagnóstico do modelo 4. Modelos de regressão de variável dependente qualitativa 4.1. Probit 4.2. Logit 4.3. Multinomial

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Conhecer e saber aplicar os principais conceitos de introdução à econometria OA2 - Conhecer e saber aplicar estatística descritiva e inferência estatística OA3 - Saber estimar e interpretar modelos de regressão linear, bem como a verificação dos seus pressupostos e o diagnóstico do modelo OA4 - Saber estimar e interpretar modelos de regressão de variável dependente qualitativa

Avaliação / Assessment


A avaliação divide-se em Avaliação Contínua e Exame Final. Na Avaliação Contínua, a nota final é composta por: 1.Elaboração de um relatório (em grupo) de aplicação dos modelos econométricos leccionados e apresentação oral do mesmo (50%) 2.Frequência (50%) Cada uma destas componentes tem uma nota mínima de 8 valores. Os alunos que não obtiverem aprovação da disciplina em Avaliação Contínua podem sujeitar-se a Exame Final, no qual a nota consiste unicamente no resultado de um exame escrito.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, de acordo com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de EA: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com resolução de exercícios 3.Activas, com realização de trabalhos de grupo 4.Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento de modelos em computador 5.Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA2. a OA4. 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo OA1 a OA4. 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador OA2 a OA4. 5. Auto-estudo Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wooldridge, Jeffrey M. (2008), Introductory Econometrics: A Modern Approach (4th edition), South-Western Cengage Learning. Pindyck, Robert S., e Daniel L. Rubinfeld (2000), Econometric Models and Economic Forecasts (4th edition), McGraw-Hill. Folhas de apoio elaboradas pelos docentes e distribuídas ao longo das aulas.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Studenmund, A.H. (2010), Using Econometrics: A Practical Guide (6th edition), Prentice Hall. Gujarati, Damodar N. (2008), Basic Econometrics (5th edition), McGraw-Hill/Irwin.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16