Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Econometria
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos no final da unidade curricular sejam capazes de aplicar modelos micro-econométricos a problemas concretos do contexto económico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A unidade curricular tem como objectivo que os alunos adquiram conhecimento que lhes permita: - Compreender a importância do uso de técnicas econométricas no contexto da economia; - Identificar e compreender os vários tipos de dados económicos; - Compreender os principais conceitos estatísticos; - Identificar e compreender os vários tipos de modelos de microeconometria e as suas condições de aplicabilidade; - Identificar o modelo que é mais apropriado para um dado problema em estudo e de acordo com os dados disponíveis; - Estimar modelos de microeconometria usando softwares de estatística/ econometria; - Interpretar de forma crítica os resultados dos vários modelos de microeconometria leccionados; - Elaborar um relatório com as principais conclusões dos modelos estimados; - Apresentar oralmente os principais resultados e conclusões de modelos estimados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução 1.1. O que é a econometria 1.2. Modelo económico e modelo econométrico 1.3. O erro num modelo econométrico 1.4. Estrutura dos dados económicos 1.5. Conceito de causalidade 2. Conceitos estatísticos 2.1. População e amostra 2.2. Tipos de variáveis 2.3. Medidas de localização e de dispersão 2.4. Conceito de probabilidade 2.5. Conceito de variável aleatória 2.6. Função de distribuição e de probabilidade 2.7. Algumas distribuições teóricas mais importantes 2.8. Estimação pontual e por intervalos 2.9. Testes de hipóteses 3. Modelo de regressão linear 3.1. O modelo de regressão linear simples 3.2. Estimação do modelo pelo método OLS 3.3. O modelo de regressão linear múltipla 3.4. Pressupostos do modelo de regressão linear múltipla 3.5. Especificação do modelo 3.6. Relaxar os pressupostos do modelo 3.7. Ajustamento e diagnóstico do modelo 4. Modelos de regressão de variável dependente qualitativa 4.1. Probit 4.2. Logit 4.3. Multinomial
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Conhecer e saber aplicar os principais conceitos de introdução à econometria OA2 - Conhecer e saber aplicar estatística descritiva e inferência estatística OA3 - Saber estimar e interpretar modelos de regressão linear, bem como a verificação dos seus pressupostos e o diagnóstico do modelo OA4 - Saber estimar e interpretar modelos de regressão de variável dependente qualitativa
Avaliação / Assessment
A avaliação divide-se em Avaliação Contínua e Exame Final. Na Avaliação Contínua, a nota final é composta por: 1.Elaboração de um relatório (em grupo) de aplicação dos modelos econométricos leccionados e apresentação oral do mesmo (50%) 2.Frequência (50%) Cada uma destas componentes tem uma nota mínima de 8 valores. Os alunos que não obtiverem aprovação da disciplina em Avaliação Contínua podem sujeitar-se a Exame Final, no qual a nota consiste unicamente no resultado de um exame escrito.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, de acordo com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de EA: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com resolução de exercícios 3.Activas, com realização de trabalhos de grupo 4.Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento de modelos em computador 5.Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA2. a OA4. 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo OA1 a OA4. 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador OA2 a OA4. 5. Auto-estudo Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wooldridge, Jeffrey M. (2008), Introductory Econometrics: A Modern Approach (4th edition), South-Western Cengage Learning. Pindyck, Robert S., e Daniel L. Rubinfeld (2000), Econometric Models and Economic Forecasts (4th edition), McGraw-Hill. Folhas de apoio elaboradas pelos docentes e distribuídas ao longo das aulas.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Studenmund, A.H. (2010), Using Econometrics: A Practical Guide (6th edition), Prentice Hall. Gujarati, Damodar N. (2008), Basic Econometrics (5th edition), McGraw-Hill/Irwin.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16