Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
A. Conhecimento e compreensão - do enquadramento ético das decisões em contexto empresarial; - dos conceitos básicos associados à noção de corporate governance; - das dimensões do conceito de responsabilidade empresarial; - da investigação em responsabilidade empresarial B. Aplicação critica de conhecimentos - mobilização de conhecimentos na análise e intervenção em casos concretos;
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular o aluno deve ter desenvolvido as seguintes competências: OA1 - Debater e criticar o enquadramento ético das decisões em contexto empresarial; OA2 - Caracterizar os conceitos básicos associados à noção de corporate governance; OA3 - Comparar e interpretar as abordagens e dimensões do conceito de responsabilidade empresarial. OA4 - Integrar a lógica da investigação científica na abordagem do tema
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Introdução Ética empresarial, governance e responsabilidade social II. Corporate Governance e sustentabilidade - Evolução e desenvolvimento dos Modelos de Governação - Natureza e implicações da Corporate Governance - Mecanismos internos e externos de Corporate Governance - A governação em rede e os novos desafios da gestão III. Responsabilidade Social das Organizações - Responsabilidade Social das Organizações enquanto novo paradigma de gestão: Conceitos e modelos de RSO - Drivers da RSO (facilitadores, obstáculos e vantagens) - A gestão da relação com os stakeholders (accionistas, colaboradores, clientes e parceiros comerciais, comunidade, Estado e ambiente) - Avaliação e accountability IV - Investigação em CG e RSO 4.1 modelização e variáveis 4.2 formulação de projecto de investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - P1 OA2 - P2 OA3 - P3 OA4 - P4
Avaliação / Assessment
Um trabalho de grupo sob a forma de relatório escrito (50%), um teste individual (50%) sobre todos os conteúdos programáticos. A aprovação é obtida com a média igual ou superior a 10 valores em cada uma das componentes da avaliação. Nos exames de qualquer das épocas existirá apenas um instrumento de avaliação (100%). Será mantido o critério mínimo de 10 valores para aproveitamento.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas serão teóricas (T) e teórico-práticas (TP), com o objectivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. Esta não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada aluno. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O método adoptado não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada aluno. A elaboração do trabalho de grupo (ensaio com debate estruturado) permitirá o reflexão crítica e a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação prática. Método Expositivo, para a apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3 e OA4. Método participativo, com análise e resolução de exercícios práticos: OA1, OA2, OA3, OA4 Metodologia de Auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno: OA1, OA2, OA3, OA4.
Observações / Observations
Nenhuma
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Antunez, M., Ramalho, N., & Marques, T. M. (2023). Context matters less than leadership in preventing unethical behaviour in international business. Journal of Business Ethics, 1-16. Aras, G. & Crowther, D. (Edit.) (2016), A Handbook of corporate governance and social responsibility, London, Routledge Borges, A., & Ramalho, N. (2022). Building political capital through corporate social responsibility: a microlevel focus on the role of business leaders. Social Responsibility Journal, 19(3), 566-578. Stoelhorst, J. W., & Vishwanathan, P. (2024). Beyond primacy: A stakeholder theory of corporate governance. Academy of Management Review, 49(1), 107-134. Zaman, R., Jain, T., Samara, G., & Jamali, D. (2022). Corporate governance meets corporate social responsibility: Mapping the interface. Business & Society, 61(3), 690-752.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Aguinis, H., & Glavas, A. (2012). What we know and don’t know about corporate social responsibility: A review and research agenda. Journal of Management, 38(4), 932-968. Burke, J. J. (2021). Do boards take environmental, social, and governance issues seriously? Evidence from Media Coverage and CEO Dismissals. Journal of Business Ethics, 1-25. Carroll, A. (1999). Corporate social responsibility: Evolution of a definitional construct. Business & Society, 38, 268-295. Duarte, A.P., Mouro, C., & Neves, J. (2010). Corporate social responsibility: Mapping its social meaning. Management Research: The Journal of Iberoamerican Academy of Management, 8 (2), 101-122. Falcão, P., Ramalho, N., & Nobre, M. (2021). Stakeholder management: the new role of business diplomacy. Journal of Business Strategy, 42(6), 399-405. Ferrell, O. C., Fraedrich, J., & Ferrell, L. (2021). Business Ethics: Ethical Decision Making & Cases (11th ed.). Boston: Cengage. Gull, A. A., Hussain, N., Khan, S. A., Khan, Z., & Saeed, A. (2023). Governing corporate social responsibility decoupling: The effect of the governance committee on corporate social responsibility decoupling. Journal of Business Ethics, 185(2), 349-374. Jiang, F., & Kim, K. A. (2020). Corporate governance in China: A survey. Review of Finance, 24(4), 733-772. Khatib, S. F., Abdullah, D. F., Elamer, A. A., & Abueid, R. (2021). Nudging toward diversity in the boardroom: A systematic literature review of board diversity of financial institutions. Business Strategy and the Environment, 30(2), 985-1002. Park, J., & Kim, S. (2011). Global corporate social responsibility standard, ISO 26000 and its effect on the society. Asian Journal on Quality, 12(3), 315-322. Rego, A., Cunha, M., Costa, N., Gonçalves, H., & Cabral-Cardoso, C. (2006). Gestão ética e socialmente responsável. Lisboa: RH Editora. Zattoni, A., Dedoulis, E., Leventis, S., & Van Ees, H. (2020). Corporate governance and institutions - A review and research agenda. Corporate Governance: An International Review, 28(6), 465-487.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16