Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01151
Acrónimo :
01151
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
26.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem por objetivo desenvolver a análise crítica da arquitetura de decisão e estruturas de governo das sociedades, salientando a sua relação com a responsabilidade social das organizações e a dimensão ética e comportamental na relação com os stakeholders.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1 - Debater e criticar o enquadramento ético das decisões em contexto empresarial; OA2 - Caracterizar os conceitos básicos associados à noção de corporate governance; OA3 - Comparar e interpretar as abordagens e dimensões do conceito de responsabilidade empresarial. OA4 - Integrar a lógica da investigação científica na abordagem do tema

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução - Ética empresarial, governance e responsabilidade social II. Corporate Governance e sustentabilidade - Evolução e desenvolvimento dos Modelos de Governance - Natureza e implicações da Corporate Governance - Mecanismos internos e externos de Corporate Governance - A governance em rede e os novos desafios da gestão III. Responsabilidade Social das Organizações - Responsabilidade Social das Organizações enquanto novo paradigma de gestão: Conceitos e modelos de RSO - Drivers da RSO (facilitadores, obstáculos e vantagens) - A gestão da relação com os stakeholders (accionistas, colaboradores, clientes e parceiros comerciais, comunidade, Estado e ambiente) - Avaliação, formalização e prestação de contas IV - Investigação em CG e RSO

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O primeiro conteúdo programático explora a dimensão ética de negócios, a governance e a responsabilidade social, o que contribui para o OA1. O segundo conteúdo programático desenvolve os modelos e mecanismos de governance, que contribui para os OA1 a OA2. O terceiro conteúdo programático explora os modelos, drivers, e avaliação da responsabilidade social das organizações, o que contribui para o OA3. O último conteúdo programático explora a investigação em governance e responsabilidade social, assim contribuindo para o OA4.

Avaliação / Assessment


A avaliação do longo do semestre tem duas componentes: 1) trabalho de grupo sob a forma de relatório escrito (50%) e um teste escrito individual (50%). A avaliação ao longo do semestre implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação é obtida com a média das componentes igual ou superior a 10 valores e não pode ser inferior a 8 valores em qualquer das componentes da avaliação. A avaliação final é realizada por meio de exame escrito individual (100%) mantendo-se o critério de nota mínima de 10 para aprovação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência). - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos). - Metodologia ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo, apresentação e debate). - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios/participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


- Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência): todos os objetivos de aprendizagem - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos): todos os objectivos de aprendizagem. - Metodologia ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo, apresentação e debate): OA1 a OA3. - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios/participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral): todos os objetivos de aprendizagem

Observações / Observations


Nenhuma

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Antunez, M., Ramalho, N., & Marques, T. M. (2023). Context matters less than leadership in preventing unethical behaviour in international business. Journal of Business Ethics, 1-16. Aras, G. & Crowther, D. (2016), A Handbook of corporate governance and social responsibility, London, Routledge Borges, A., & Ramalho, N. (2022). Building political capital through corporate social responsibility: a microlevel focus on the role of business leaders. Social Responsibility Journal, 19(3), 566-578. Magnan, M. & Michelon, G. (2024). Handbook on Corporate Governance and Corporate Social Responsibility. Edward Elgar Stoelhorst, J. W., & Vishwanathan, P. (2024). Beyond primacy: A stakeholder theory of corporate governance. Academy of Management Review, 49(1), 107-134. Zaman, R., Jain, T., Samara, G., & Jamali, D. (2022). Corporate governance meets corporate social responsibility: Mapping the interface. Business & Society, 61(3), 690-752.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Aguinis, H., & Glavas, A. (2012). What we know and don’t know about corporate social responsibility: A review and research agenda. Journal of Management, 38(4), 932-968. Burke, J. J. (2021). Do boards take environmental, social, and governance issues seriously? Evidence from Media Coverage and CEO Dismissals. Journal of Business Ethics, 1-25. Carroll, A. (1999). Corporate social responsibility: Evolution of a definitional construct. Business & Society, 38, 268-295. Duarte, A.P., Mouro, C., & Neves, J. (2010). Corporate social responsibility: Mapping its social meaning. Management Research: The Journal of Iberoamerican Academy of Management, 8 (2), 101-122. Falcão, P., Ramalho, N., & Nobre, M. (2021). Stakeholder management: the new role of business diplomacy. Journal of Business Strategy, 42(6), 399-405. Ferrell, O. C., Fraedrich, J., & Ferrell, L. (2021). Business Ethics: Ethical Decision Making & Cases (11th ed.). Boston: Cengage. Gull, A. A., Hussain, N., Khan, S. A., Khan, Z., & Saeed, A. (2023). Governing corporate social responsibility decoupling: The effect of the governance committee on corporate social responsibility decoupling. Journal of Business Ethics, 185(2), 349-374. Jiang, F., & Kim, K. A. (2020). Corporate governance in China: A survey. Review of Finance, 24(4), 733-772. Khatib, S. F., Abdullah, D. F., Elamer, A. A., & Abueid, R. (2021). Nudging toward diversity in the boardroom: A systematic literature review of board diversity of financial institutions. Business Strategy and the Environment, 30(2), 985-1002. Park, J., & Kim, S. (2011). Global corporate social responsibility standard, ISO 26000 and its effect on the society. Asian Journal on Quality, 12(3), 315-322. Rego, A., Cunha, M., Costa, N., Gonçalves, H., & Cabral-Cardoso, C. (2006). Gestão ética e socialmente responsável. Lisboa: RH Editora. Zattoni, A., Dedoulis, E., Leventis, S., & Van Ees, H. (2020). Corporate governance and institutions - A review and research agenda. Corporate Governance: An International Review, 28(6), 465-487.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-14