Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01153
Acrónimo :
01153
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
14.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


No final da UC, o aluno deverá conhecer tópicos fundamentais de análise sectorial, a nível teórico e metodológico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1 - conhecer os principais factores que afectam a dinâmica sectorial e o papel da inovação OA2 - conhecer os principais factores que afectam a evolução dos mercados e o papel potencial das políticas públicas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


PCP1 Elementos de análise económica da Inovação e Tipos e Modelos de Inovação CP2 A inovação setorial em contexto de economia global; Redes de cooperação para a inovação CP3 Mapear, medir e monitorizar a Inovação e as dinâmicas setoriais CP4 Dinâmicas industriais, evolução setorial e estrutura de mercado CP5 Política de I&D, Política de Inovação e dinâmicas setoriais; Industria 4.0 e as novas dinâmicas setoriais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP4 e CP5 OA2 - CP3

Avaliação / Assessment


O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; MEA2: Participativas, com análise de casos práticos; MEA3: Ativas, com realização de trabalho individual; MEA4: Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. | Trabalho de grupo (100%) Outras épocas de avaliação - teste escrito

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; MEA2: Participativas, com análise de casos práticos; MEA3: Ativas, com realização de trabalho individual; MEA4: Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que de seguida se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos (OA): MEA1: Todos MEA2: Todos MEA3: Todos MEA4: Todos

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Geroski, P. (2003). The Evolution of New Markets. New York: Oxford University Press. Fagerberg, J., D.C. Mowery, and R.R. Nelson (eds) (2004), The Oxford Handbook of Innovation, Oxford: Oxford University Press. Church, J. and R. Ware (2000), Industrial Organization - a strategic approach, McGraw-Hill.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Artigos de revistas científicas, em particular das revistas Research Policy, Industrial and Corporate Change, Economics of Innovation and New Tecnology, Technological Forecasting and Social Change, etc. Capítulos de livros recomendados Relatórios de instituições nacionais e internacionais de política pública Literatura complementar Shepherd, W.G. (1997), The Economics of Industrial Organization, 4ª ed., Prentice Hall.  Jacobson, D. e Andréosso, B. (2005), Industrial Economics and Organization - A European Perspective, McGraw-Hill. Leão, P. (2011), Economia dos Mercados e da Empresa, Escolar Editora.Complementar Tremblay, V. e Tremblay, C. (2012), New Perspectives on Industrial Organization , Springer.  Hall, B. and N. Rosenberg (2010), Handbook of the Economics of Innovation, North Holland: Elsevier. Godinho, Manuel Mira (2013), A Inovação em Portugal, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Fagerberg, J., D.C. Mowery, and R.R. Nelson (eds) (2004), The Oxford Handbook of Innovation, Oxford: Oxford University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16