Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01156
Acrónimo :
01156
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
7.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1193.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aproveitamento de disciplinas do 1º ano curricular do mestrado perfazendo um mínimo de 42 ECTS

Objetivos Gerais / Objectives


Elaborar um projeto de análise de uma questão que se enquadre na área científica do curso (economia da empresa e da concorrência) aplicando os conhecimentos teóricos e metodológicos relevantes de forma integrada, atendendo às específicidades da realidade económica em estudo e estabelecendo uma articulação com os contributos teóricos e com a investigação aplicada prévia sobre a temática em estudo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Definir um problema científico e a sua pertinência; OA2. Definir objetivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação; OA3. Conduzir uma revisão de literatura que suporte o problema definido na dissertação; OA4. Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados, se aplicável; OA5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Escrita de uma introdução e um resumo que sintetize o trabalho de investigação realizado CP2. Definição de uma questão de investigação e dos objetivos de pesquisa CP3. Revisão de literatura CP4. Definição da estratégia empírica CP5. Utilização de técnicas de recolha de dados (se aplicável) CP6. Utilização de técnicas de análise de dados (se aplicável) CP7. Interpretação crítica dos resultados derivados da aplicação da estratégia empírica, devidamente fundamentada nos contributos (teóricos e empiricos) identificados na revisão da literatura CP8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4, CP5, CP6 OA5 - CP7, CP8

Avaliação / Assessment


- Apresentação escrita da dissertação - Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de metodologias de ensino realiza-se em sessões individuais com o orientador.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As sessões individuais com o orientador contribuirão para alcançar os vários objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Carvalho, J. Eduardo, Metodologia do Trabalho Cientifico, 2009, Lisboa: Escolar Editora., Creedy, J., Starting Research, 2001, Australian Economic Papers 34: 116-124., Garson, G., Guide to Writing Empirical Papers, Theses, and Dissertations, 2001, Marcel Dekker Inc., Phillips, Estelle M.; Pugh, D. S., How to get a PhD, 2005, Glasgow: McGraw-Hill Education., Thomson, W., A Guide for the Young Economist ? Writing and Speaking Effectively about Economics, 2001, MIT Press.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16