Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01157
Acrónimo :
01157
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
7.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1193.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aproveitamento de disciplinas do 1º ano curricular do mestrado perfazendo um mínimo de 42 ECTS

Objetivos Gerais / Objectives


Elaborar um projeto de análise de uma questão que se enquadre na área científica do curso (economia da empresa e da concorrência) aplicando os conhecimentos teóricos e metodológicos relevantes de forma integrada, atendendo às especificidades da realidade económica em estudo e estabelecendo uma articulação com os contributos teóricos e com a investigação aplicada prévia sobre a temática em estudo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Definir uma questão de investigação e a sua pertinência; OA2. Identificar os objetivos de investigação; OA3. Desenvolver uma revisão de literatura que permita enquadrar o tema em estudo na dissertação; OA4. Utilizar as metodologias empíricas adequadas ao tratamento do tema; OA5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Escrita de introdução e resumo CP2. Definição de uma questão de investigação e dos objetivos de pesquisa CP3. Revisão de literatura CP4. Definição da estratégia empírica CP5. Utilização de técnicas de recolha de dados (se aplicável) CP6. Utilização de técnicas de análise de dados (se aplicável) CP7. Interpretação crítica dos resultados derivados da aplicação da estratégia empírica, devidamente fundamentada nos contributos (teóricos e empiricos) identificados na revisão da literatura CP8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4, CP5, CP6 OA5 - CP7, CP8

Avaliação / Assessment


- Apresentação escrita da dissertação - Apresentação oral da síntese do projeto e posterior discussão pública perante um júri

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem realiza-se em sessões individuais com o orientador.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As sessões individuais com o orientador contribuirão para alcançar os vários objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thomson, W. (2001), A Guide for the Young Economist ? Writing and Speaking Effectively about Economics, MIT Press. Phillips, Estelle M.; Pugh, D. S. (2005). How to get a PhD, Glasgow: McGraw-Hill Education. Garson, G. (2001) Guide to Writing Empirical Papers, Theses, and Dissertations, Marcel Dekker Inc. Creedy, J., (2001) ?Starting Research?, Australian Economic Papers 34: 116-124. Carvalho, J. Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Cientifico, Lisboa: Escolar Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bibliografia específica ao tema da dissertação.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16