Programa

Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência

Programa

1. Análise da estrutura e rentabilidade de um sector (P1, B12) a. Determinantes da estrutura de um sector e da intensidade da concorrência b. Estrutura do sector e estratégias competitivas 2. Fronteiras horizontais da empresa e estrutura de mercado (P1; B2 e B3) a. Economia de Escala e Economias de Gama b. Agência e Coordenação 3. Mercados e Concorrência (P3 e P4; B8 e B10) a. Estrutura de mercado e concorrência b. Preços, conluio e guerras de preços c. Sinais de mercados d. Movimentos concorrenciais 4. Entrada e Saída (P15 e P16; B11) a. Entrada e Saída: Conceitos e Factos b. Estratégias para evitar a entrada c. Estratégias para promover a saída 5. Integração vertical e relações verticais (P6, B5 e B6) a. Custos e benefícios da integração vertical b. Contractos de longo prazo e investimento específico c. Distribuição e franchising Outsourcing e offshoring 6. Diversificação do produto e segmentação do mercado (P1,B7) a. Motivos para a diversificação b. Performance das empresas diversificadas 7. Estratégia competitivas das empresas (P2, B13) a. Liderança de custos b. Diferenciação c. Focus 8. Manter a vantagem competitiva (P2, B14) a. Dificuldade em manter lucros elevados b. Vantagem competitiva sustentável c. Imitação imperfeita e equilíbrio do sector 9. Origens da Vantagem Competitivas (B15) a. Inovação b. Evolução c. Ambiente envolvente 10. Estratégias de preços a. Segmentação de mercados e discriminação de preços b. Preços não lineares e tarifários de preços c. Estratégias de preço alternativas 11. Externalidade de rede e standards a. Externalidades de rede e feedback positivo b. Standards e alianças