Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01158
Acrónimo :
01158
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
26.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos anteriores de microeconomia são recomendados.

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo geral é que os alunos absorvam e dominem os principais temas e as técnicas-chave ligados à teoria da empresa e ao estudo das organizações económicas em contextos competitivos. Serão abordados conceitos, métricas e predições relacionados com evolventes sectoriais, estrutura de mercado, concorrência e estratégia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender as principais teorias sobre a existência, organização e funções da empresa. OA2: Analisar o contexto de mercado e os processos de concorrência. OA3: Definir e avaliar os limites horizontais e verticais da empresa. OA4: Avaliar o posicionamento estratégico e os modelos de negócio. OA5: Desenvolver, sustentar e evoluir vantagens competitivas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


.1: Teorias da Empresa e Seus Limites Principais teorias (neoclássica, custos de transação, baseada em recursos, agência). Limites horizontais e verticais da empresa. Integração e alternativas. P2: Análise de Mercado e Dinâmica de Concorrência Concorrência entre empresas e barreiras à entrada/saída. Análise de mercado e estrutura do setor. Ciclo de vida das indústrias e estratégias para contextos turbulentos. P3: Posicionamento Estratégico e Vantagem Competitiva Diferenciação, liderança em custos e nichos de mercado. Utilização da informação para criação de valor. Sustentação da vantagem competitiva ao longo do tempo. P4: Organização Interna Avaliação de desempenho, incentivos e estrutura organizacional. Alinhamento entre estratégia e estrutura empresarial.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: P1 e P4 OA2: P2 e P3 OA3: P1 e P2 OA4: P1, P2 e P3 OA5: P2 e P3

Avaliação / Assessment


A aprovação na UC pode ser obtida através de duas modalidades: I. Avaliação contínua 1- Frequência: 60% (nota mínima: 8,5 val) 2- Trabalho de grupo: 40% II - Avaliação final 1 - Exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar e de discutir estratégias empresariais das seguintes formas: 1. Aulas expositivas - descrição e explicação de conceitos, exploração de factos estilizados sobre estratégia e concorrência; 2. Aulas participativas - debate sobre teoria e regularidades empíricas, estudo de casos, utilização de indicadores; 3. Auto-estudo - trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A exposição dos conceitos e teorias nas aulas permite aos alunos compreender os principais conceitos de estratégia e teoria da empresa (OA1, OA2, OA3). Este conhecimento é aplicado e consolidado através de exemplos concretos, contribuindo para OA4 e OA5. O estudo de casos reforça a teoria, ajudando a alcançar os objetivos OA1, OA2 e OA3, enquanto o trabalho promove a aplicação prática, especialmente para OA3 e OA4.

Observações / Observations


Artigos científicos, case studies , relatórios oficiais e trabalhos de consultoria são disponibilizados como apoio a cada ponto do programa. Espera-se que os mestrandos participem activamente durante e contribuam com apreciações baseadas na literatura relevante.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Besanko, D. (2013), Economics of Strategy, 6th edition Wiley. - Porter, M. (1998), Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors, New York: The Free Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Shapiro, C. e H. Varian (1998), Information Rules: A Strategic Guide to the Network Economy. - Geroski, P. (2003), The Evolution of New Markets, Oxford: Oxford University Press. - Cunha, M.P., J.V. Cunha e S. Mendonça (2010), Empresa, Progresso e Contestação: O Primeiro Século de Estudos Organizacionais, Lisboa: Sílabo. - Foss, N. J. (1993). Theories of the firm: contractual and competence perspectives. Journal of Evolutionary Economics, 3(2), 127-144. http://doi.org/10.1007/BF01213830 - John Kay (2018) Theories of the Firm, International Journal of the Economics of Business, 25:1, 11-17, DOI: 10.1080/13571516.2017.1402468 - Gibbons, R. (2005). Four formal(izable) theories of the firm? Journal of Economic Behavior & Organization, 58(2), 200-245. http://doi.org/10.1016/J.JEBO.2004.09.010

Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-29