Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01160
Acrónimo :
01160
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular pretende fornecer uma visão panorâmica das áreas relacionadas com a sustentabilidade ambiental, usando a teoria económica e enfatizando as falhas de mercado, os problemas intertemporais de gestão de recursos e o contributo do sector energético.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular o aluno deve: -conhecer e compreender as principais políticas ambientais do ponto de vista da teoria económica -conhecer e compreender os conceitos básicos associados à sustentabilidade, os indicadores existentes e os problemas decorrentes da análise intertemporal; -ser capaz de aplicar conceitos novos à análise de políticas ambientais -mobilizar os conhecimentos teóricos e empíricos adquiridos na análise crítica de problemas concretos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação dos conceitos fundamentais: sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; falhas de mercado e política ambiental; 2. Problemas na escolha intertemporal: a escolha da taxa de desconto para a actualização dos valores futuros; a equidade intergeracional; como lidar com a incerteza nos resultados futuros; 3. A utilização dos recursos naturais no crescimento económico e o papel da inovação tecnológica; a relevância da substituibilidade; 4. O sector energético: caracterização e desafios; a política energética da União Europeia; eficiência energética. 5. Valoração de bens ambientais: metodologias e aplicações; indicadores de sustentabilidade: contabilidade ambiental nas contas nacionais, poupança genuína e outros indicadores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos cobrem os temas cuja apresentação é objectivo da disciplina, da seguinte forma: OA1 - 1 OA2 - 1, 2, 3, 5 OA3 - todos OA4 - 4,5

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua -Participação (10%): atitude interessada e interventiva durante as aulas, mostrando preparação adequada (nomeadamente, leituras recomendadas) e também participação nas discussões online; -Mini-testes (40%): haverá dois mini-testes de 20 minutos; -Trabalho de grupo (50%): análise crítica de um tema a escolher. Existe nota mínima global de 8,5v nos 50% da componente individual. Se um estudante não participar na avaliação contínua poderá ser avaliado por exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas (T) apresentam os conceitos fundamentais e mostram os problemas existentes, e as aulas teórico-práticas (TP) permitem maior discussão. Pretende-se estimular nos alunos a capacidade de analisar a coerência e a pertinência de objectivos de sustentabilidade, desenvolvendo capacidade de análise crítica, de construção de argumentação própria fundamentada teórica, lógica e factualmente, e ainda competências de comunicação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino promovem a aquisição de conhecimentos pelos alunos, fomentam a sua participação nas aulas e desenvolvem a sua capacidade de analisar problemas concretos.

Observações / Observations


Devido à pandemia Covid-19, todas as aulas desta UC foram leccionadas online, na plataforma Zoom. Os alunos foram avisados desde o início que o processo de avaliação seria o que estava previsto inicialmente, e que para os 10% de "Participação" seria dada mais atenção à participação online na plataforma Piazza.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Simpson,Toman and Ayres (2005) Scarcity and Growth Revisited: Natural Resources and the Environment in the New Millenium, RFF Press Sachs, J. (2015) The Age of Sustainable Development, Columbia University Press Perman, Ma, Common, Maddison, and McGilvray (2011) Natural Resource and Environmental Economics, 4a ed, FT Prentice Hall Keohane, N. and S. Olmstead (2007) Markets and the Environment, Island Press Atkinson, Dietz and Neumayer (Eds). (2014) Handbook of Sustainable Development, Edward Elgar, 2a ed.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


+ Artigos escolhidos / chosen papers

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16