Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos de Contabilidade e Marketing
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular terá como principal objetivo aplicar o conjunto de conhecimentos disciplinares adquiridos ao longo das outras unidades do curso, permitindo aos alunos desenvolver um projeto de natureza empresarial no domínio das indústrias culturais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1-Desenvolver um projeto uma unidade empresarial privada, numa organização sem fins lucrativos ou mesmo em organismos públicos. 0A2-Conhecer as características ambientais e pessoais que favorecem a inovação e o empreendedorismo. A03- Pesquisar os elementos relevantes e elaborar o plano de negócios do seu projeto empresarial, nomeadamente mercado, tecnologia, recursos humanos, organização e financiamento, identificando em simultâneo as fontes de valor. A04- Construir os documentos inerentes ao plano financeiro ao longo do ciclo de vida do projecto, incluindo o curto e médio prazo, para além de avaliar o empreendimento, através dos métodos dos múltiplos, cash-flows actualizados, valor actual líquido ajustado e opções reais, na óptica do empreendedor e da sociedade de capital de risco. OA5- Identificar e avaliar as fontes de financiamento do novo projeto. OA6- Avaliar as estratégias de reestruturação, desinvestimento e colheita do seu projeto empresarial.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 - O ambiente e o empreendedor: a)O papel do mercado e intermediação financeira; condições legais e culturais; o perfil do empreendedor. b)Contextualização do ambiente actual para o arranque de projectos empresariais em Portugal no domínio das indústrias culturais; c) Fundamentos do processo empreendedor e estrutura de um plano de negócios; d) Casos de projectos empresariais nas indústrias criativas e culturais 2 - Proposta de valor Apresentação e discussão das propostas de valor elaboradas em grupo. 3 - Aspectos específicos do plano de negócios: o plano de marketing e fontes de financiamento Definição de segmentos de mercado, estudo de mercado, estudo de concorrência e marketing-mix. A estrutura do plano de marketing. 4 - Fontes de financiamento e projeções económica financeiras. 5 - Apresentação e discussão dos projectos empresariais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: I to IV OA2 - Ponto do programa: I e IV AO3 - Ponto do programa: III AO4 - Ponto do programa: III OA5 - Ponto do programa: III OA6 - Ponto do programa: III
Avaliação / Assessment
Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação (classificação de 0 a 20 valores). Com um peso de 100% na classificação final da UC): O sistema de avaliação é composto por: - Assiduidade e participação - (20%) - Apresentações do plano de negócios (25%) - Todos os membros do grupo têm participar na apresentação - Plano de Negócios realizado em Grupo (25%) - Teste final individual sobre o Plano de Negócios desenvolvido (30%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, trabalho de grupo e análise de casos de estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Trabalho de grupo Objectivos de aprendizagem (AO): Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Artigos e documentação a entregar nas aulas. Leach, J. e R. Melicher (2006) Entrepreneurial Finance, Thomson. Osterwalter A, Pigneur Y, (2009), "Business Model Generation", Self Published. Esperança, J. e F. Matias (2005) Finanças Empresariais, Ed. D. Quixote. Duarte C e Esperança, J. (2012) Empreendedorismo e Planeamento Financeiro, Edições Sílabo Sarkar, S. (2014) "Empreendedorismo e Inovação", Escolar Editora.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Timmons, J., A. Zacharakis e S. Spinelli (2004) ?Business Plans that Work?, McGraw-Hill Smith, J. e R. Smith (2004, 2ª Ed.) Entrepreneurial Finance, Wiley. Luherman, T. (1998) ?Investment Opportunities as Real Options: Getting Started on the Numbers?, Harvard Business Review, July-August, pp. 51-67. Esperança, J. (1995) Rendibilidade, Liquidez e o Financiamento das PMEs, Revista Portuguesa de Gestão. Dushnitsky, G. e Lenox, M. (2005) When do incumbents learn from entrepreneurial ventures? Corporate venture capital and investing firm innovation rates, Research Policy, 34, pp. 615-639. Davilaa, A., Fostera, G. e Guptab, M. (2003) ?Venture capital financing and the growth of startup firms?, Journal of Business Venturing 18 (2003) 689?708. Balanko-Dickson, G. (2007) Tips and Traps for Writing an Effective Business Plan, McGraw Hill. Andrew W. e Vijay Y., Entrepreneurial finance: Banks versus venture capital, Journal of Financial Economics (2008).
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16