Objectivos

Mestrado em Gestão de Mercados de Arte

OA1-O projecto a desenvolver poderá ser aplicado numa unidade empresarial privada, numa organização sem fins lucrativos (fundação, associação, ONG) ou mesmo em organismos públicos. 0A2-Em simultâneo ao desenvolvimento do projecto empresarial, os alunos conhecerão as características ambientais e pessoais que favorecem a inovação e o empreendedorismo. A03- Nesta unidade, os alunos serão convidados a pesquisar os elementos relevantes e elaborar o plano de negócios do seu projecto empresarial, nomeadamente mercado, tecnologia, recursos humanos, organização e financiamento, identificando em simultâneo as fontes de valor. A04- Os alunos, com base nos conhecimentos já adquiridos, serão convidados a construir os documentos inerentes ao plano financeiro ao longo do ciclo de vida do projecto, incluindo o curto e médio prazo, para além de avaliar o empreendimento, através dos métodos dos múltiplos, cash-flows actualizados, valor actual líquido ajustado e opções reais, na óptica do empreendedor e da sociedade de capital de risco. OA5-Os alunos, também com base em conhecimentos anteriores, irão também identificar e avaliar as fontes de financiamento do novo projecto, tais como fundos próprios, crédito bancário, leasing, capital de risco, capital de business angels e sistemas de incentivos especificamente orientados para as indústrias culturais. OA6- Por fim, os alunos serão convidados a avaliar as estratégias de reestruturação, desinvestimento e colheita do seu projecto empresarial.