Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01174
Acrónimo :
01174
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de Contabilidade e Marketing

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular terá como principal objetivo aplicar o conjunto de conhecimentos disciplinares adquiridos ao longo das outras unidades do curso, permitindo aos alunos desenvolver um projeto de natureza empresarial no domínio das indústrias culturais/criativas ou no setor artístico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Desenvolver um projeto empresarial com/sem fins lucrativos OA2 - Conhecer as características contextuais e pessoais que favorecem a inovação e o empreendedorismo. OA3 – Aplicar a metodologia do Business Model Canvas e criar propostas de valor OA4 - Saber elaborar o plano de negócios do seu projeto empresarial (inclusive analise de mercado, analise de concorrência, estratégia empresarial, plano de marketing, projeções financeiras) OA5 - Saber apresentar o plano de negócios para obter financiamento/apoios

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - O contexto e o empreendedor: CP1.1: Contextualização do ambiente atual para o arranque de projetos empresariais no domínio das indústrias culturais/criativas CP1.2: O perfil do empreendedor e empreendedorismo cultural CP2: Modelos de negócios – Introdução, exemplos e casos de estudo CP3: Business Model Canvas CP4: Criar propostas de valor (apresentação e discussão das propostas de valor elaboradas em grupo) CP5: Plano de negócios – estrutura (segmentos de mercado, analise de concorrência, plano de marketing, plano financeiro) CP6: Apresentação e discussão dos projetos empresariais (pitch)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A estrutura da UC assegura a coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem da UC: CP1: Fornece conhecimentos teóricos sobre o papel do empreendedor, o contexto do empreendedorismo e o empreendedorismo cultural. CP2 e CP3: Desenvolvem as competências necessárias para compreender o funcionamento de modelos de negócios e as ferramentas necessárias para a sua elaboração. CP4: Promove a criação de propostas de valor e o trabalho em equipa. CP5: Desenvolve todas as competências necessárias para a elaboração de um plano de negócios CP6: Desenvolve competências interpessoais e de comunicação para lidar com situações profissionais futuras (pitch aos investidores). Ligação entre os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6 OA2: CP1 OA3: CP2, CP3, CP4 OA4: CP5 OA5: CP6

Avaliação / Assessment


Existem dois métodos de avaliação: (1) Avaliação ao longo do semestre (método de avaliação recomendado) Ao longo do semestre, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: - Assiduidade e participação - (20%) – Assiduidade obrigatória em 66% das aulas - Plano de negócios (elaborado em grupo): apresentação final - (30%) - Todos os membros do grupo têm de participar na apresentação - Plano de negócios (elaborado em grupo): relatório escrito - (50%) (2) Avaliação por exame escrito (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino e de aprendizagem (ME): ME1 – Aulas expositivas ME2 – Estudos de caso ME3 – Dinâmicas em grupo ME4 - Discussões em grupo e debates ME5 – Apresentações de projetos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino (ME) descritas estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) da UC. Através das aulas expositivas (ME1), os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre o empreendedorismo cultural, o papel do empreendedor, e o funcionamento de modelos de negócio, incluindo o business model canvas. (OA1, OA2 e OA3). Os estudos de caso (ME2) permitirão aos estudantes uma análise de situações reais ou fictícias, promovendo o desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e de resolução de problemas (OA1, OA3) As dinâmicas em grupo (ME3) proporcionarão aos estudantes atividades interativas que promovem a colaboração, a comunicação e o trabalho em equipa (OA4). A discussão em sala de aula (ME4) e as apresentações dos trabalhos (ME5) ajudarão os alunos a tomar decisões sobre o desenvolvimento dos seus projetos, refletir sobre os seus modelos de negócio, e apresentar os mesmos de uma forma eficaz e profissional (OA4 e OA5). As metodologias de aprendizagem da UC demostram coerência, proporcionando aos estudantes uma experiência de aprendizagem abrangente e prática para desenvolver as habilidades necessárias para o desenvolvimento de um projeto empresarial no setor criativo/cultural/artístico.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. New Jersey: J. Wiley & Sons. https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=88421 Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A. & Papadakos, P. (2014). Value Proposition Design. New Jersey: J. Wiley & Sons. Gehman, J., & Soublière, J-F. (2017). Cultural entrepreneurship: from making culture to cultural making. Innovation 19 (1), 61-73. DOI:10.1080/14479338.2016.1268521

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Barringer, B.R. and Ireland, R.D. (2016). Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures, Pearson Prentice-Hall, Upper Saddle River, NJ. Andrews, R. (2019). Arts Entrepreneurship: Creating a New Venture in the Arts. London: Routledge Bock, A. J., & George, G. (2018). The Business Model Book. Harlow: Pearson Education Limited. Naudin, A. (2019). Cultural Entrepreneurship: The Cultural Worker’s Experience of Entrepreneurship. London: Routledge

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-06