Programa

Curso de Pós Graduação em Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo

Mestrado em Gestão Cultural

Programa

A cadeira encontra-se estruturada em cinco vertentes que se interligam na exposição, análise e debate a realizar durante os tempos lectivos. Essas cinco áreas temáticas e as suas sub-componentes são as seguintes: 1. Arte, consumo e cultura contemporânea: entre a distinção e a autenticidade 1.1. Arte, mercado e cultura contemporânea: pensar a cultura 1.2 Poder, diferenciação social e conformismo: as articulações sociais da cultura 1.3. Resistência, criatividade e autenticidade: os paradoxos do individualismo em rede 2. Cultura, inovação e indústria: uma visão crítica 2.1. O binómio cultura e industria 2.2. Culturas da produção e produção de culturas 2.3. Economia criativa, inovação e cidadania 3. Tecnologia, media e cultura: as mediações 3.1. Materialidades, vida quotidiana e práticas culturais 3.2. As mediações nas práticas de inovação e produção cultural: um enfoque pragmático 3.3. Novos media, novas tecnologias e uma nova cultura? 4. Inovação em arte e cultura digital: passado, presente e tendências de futuro 4.1 História e teoria da arte e a cultura digital. Novas tendências 4.2 Comissariado, documentação e arquivo da arte e da cultura digital 4.3 Processos de inovação e economia política da arte e da cultura digital 5. Cultura lúdica e entretenimento digital: os novos agentes culturais 5.1 Novos media e cultura lúdica no mundo actual 5.2 Espectadores, utilizadores, consumidores e participantes como protagonistas 5.3. Mudanças e transformações nas industrias criativas