Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01185
Acrónimo :
01185
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Inexistentes

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos identifiquem as principais teorias sobre a governação das sociedades e de relato financeiro e não financeiro; e que saibam aplicar as normas internacionais de relato financeiro a situações empresariais concretas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Conhecer teorias e conceitos relativos à governação das empresas OA2: Explorar as implicações das diferenças internacionais no relato integrado, financeiro e não financeiro, e analisar os esforços internacionais de harmonização OA3: Interpretar a informação incluída nos relatórios financeiros e não financeiros OA4: Analisar efeitos da informação financeira e não financeira para conhecimento do negócio

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Relato Financeiro 1.1. Comparabilidade internacional dos sistemas de contabilidade 1.2. Estrutura conceptual para a preparação de demonstrações financeiras 1.3. Preparação de Demonstrações financeiras (individuais/consolidadas; anuais/intercalares) 1.4. Relato sobre acontecimentos após a data de relato 1.5 Ativos Fixos Tangíveis e Intangíveis 1.6 Propriedades de Investimento 1.7 Ativos biológicos 1.8 Imparidade de Ativos não financeiros 1.9 Locações 1.10 Provisões e Contingências 2. Relato sobre a governação das sociedades 3. Relato Integrado e de sustentabilidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: 2 OA2: 1, 3 OA3: 1, 2, 3 OA4: 1, 2, 3

Avaliação / Assessment


1) Avaliação periódica: Instrumentos: trabalho de grupo (30%) e teste escrito individual (70%). Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição das competências definidas são utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. MEA2: Participativas, com resolução e análise de casos práticos e/ou de textos de apoio e leitura. MEA3: Ativas, com realização de mini casos e trabalhos de grupo. MEA4: Auto estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). Apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem: MEA1: Transversal a todos os OA MEA2: OA1, OA2 MEA3: OA3, OA4 MEA4: Transversal a todos os OA

Observações / Observations


- O trabalho de grupo na avaliação periódica deve ser deve ser entregue ao professor no máximo até ao último dia útil da 6ª semana após início das aulas. - Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chiara, Mio (2016). Integrated Reporting. A New Accounting Disclosure. Palgrave Macmillan (print or e-book version). Alexander, D., Jorissen, A., Hoogendoorn, M., Mourik, C. & Kirwan, C. (2020), International financial reporting & analysis, Cengage (print or e-book version).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


International Financial Reporting Standards, by IFRS Foundation. Intergrated Reporting, by IRRC. Código do governo das sociedades do IPCG e da CMVM. Elliot, Barry and Elliot, Jamie (2019). Financial Accounting and Reporting. 18th ed, Pearson (ebook version).

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16