Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01186
Acrónimo :
01186
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não tem

Objetivos Gerais / Objectives


A UC tem como principais objetivos gerais: 1) analisar de forma crítica as relações e tensões entre os métodos de pesquisa clássicos (designados por ?cânone etnográfico?) e os desenvolvimentos mais recentes nas políticas e poéticas das formas de representação etnográfica. Através de um corpus selecionado de textos de reflexão teórico-metodológica e de monografias os estudantes serão conduzidos a refletir sobre: 2) os desafios metodológicos que se colocam na pesquisa em Antropologia; 3) os desafios teóricos e epistemológicos e as questões éticas que se colocam à prática etnográfica no mundo contemporâneo. Através de aulas de exposição seguidas de debate e da leitura intensiva de ensaios e monografias, 4) espera-se que os/as estudantes concluam o a UC tendo desenvolvido capacidades para formular questões adequadas a uma pesquisa em antropologia e elaborar as escolhas metodológicas apropriadas tendo em vista o trabalho de dissertação de mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 Desenvolver uma perspetiva teoricamente informada sobre a construção do cânone etnográfico e as suas transformações no decurso da história da disciplina. OA2 Compreender a prática etnográfica como uma perspetiva sobre a pesquisa e identificar os seus principais instrumentos, estratégias e questões éticas subjacentes. OA3 Desenvolver capacidades de leitura crítica e de síntese de textos de reflexão teórico-metodológica e de monografias. OA4 Formular questões adequadas a uma pesquisa em antropologia e elaborar as escolhas metodológicas apropriadas tendo em vista o trabalho de dissertação de mestrado.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 A construção do cânone etnográfico e as suas múltiplas declinações. CP2 Políticas e poéticas da etnografia: as desconstruções e reconstruções do cânone. CP3 A etnografia como perspetiva sobre a pesquisa: instrumentos, estratégias e ética no trabalho de terreno. Leitura de textos de reflexão teórico-metodológica CP4 Os ?novos terrenos? e seus desafios metodológicos. Leituras críticas e analíticas de monografias CP5 Os desafios da prática etnográfica: questões pertinentes, escalas e dimensões de análise, desenho e planificação de pesquisas em Antropologia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem desta UC (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP) de acordo com as relações seguintes que demonstram essa coerência. OA1 - CP1; CP2 OA2 - CP3 OA3 - CP3; CP4 OA4 - CP1; CP2; CP3; CP4; CP5

Avaliação / Assessment


.Na avaliação ao longo do semestre serão usados os seguintes instrumentos: Comentário crítico (1000-1500 palavras) sobre texto de reflexão teórico-metodológica ? 40% Ensaio (até 3000 palavras) sobre uma monografia ? 60% Os estudantes que não obtenham nota superior a 10 valores na avaliação periódica deverão ir a exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Parte-se do pressuposto de que a aprendizagem de métodos de pesquisa em Antropologia se concretiza através da leitura intensiva de ensaios e monografias indicados para cada aula. Os/as estudantes serão estimulados a escolher, de entre um corpus vasto de ensaios e monografias, os textos que serão objeto dos dois ensaios escritos . Pretende-se que os/as estudantes possam escolher esses textos em função da sua curiosidade e dos interesses e temas a desenvolver nos seus projetos de Dissertação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Em cada aula o docente fará uma apresentação do conteúdo programático previsto, reservando algum desse tempo letivo para o esclarecimento de questões relativas aos temas abordados ou aos textos de apoio indicados. Cada estudante deverá realizar antecipadamente as leituras dos textos fundamentais indicados para cada sessão e solicitar atendimento tutorial para esclarecimento adicional de questões. As metodologias de ensino previstas (aula do docente, leitura prévia de textos, discussão e esclarecimento de dúvidas em aula em tutoria) bem como o pressuposto de que a aprendizagem de métodos de pesquisa em Antropologia se concretiza através da leitura intensiva de ensaios de reflexão teórico-metodológica e de obras completas - monografias são coerentes com os objetivos de aprendizagem 1, 2 e 3. Este pressuposto, aliado à autonomia para escolher os textos sobre os quais incidirão os instrumentos de avaliação, é coerente com os objetivos de aprendizagem 3 e 4.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Tachi, J. et alli 2003 Ethnographic Action Research, UNESCO. New Delhi. Sarró, Ramon & Lima Antónia 2003 Terrenos Metropolitanos. Ensaios sobre a produção etnográfica, Imprensa de Ciências Sociais Robben, Antonius C.G.M. and Jeffrey A. Sluka (Ed.) 2027 Ethnographic fieldwork : an anthropological reader, Blackwell Publishing Ltd. Pink, Sarah at alli, 2016 Digital Etnography. Principles and Practice, Sage Publications Bryman, Alan (Ed.) 2001 Etnography, Sage Publications Abu-Lughod, L. 2000 ?Locating Ethnography? Ethnography 1 (2): 261-67.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Watson, C. W. 1999 Being there: six anthropological accounts of fieldwork, Pluto Press Vokes, Richard 2007 ?(Re)constructing the Field through Sound: Actor-networks, Ethnographic Representation Representation and 'Radio Elicitation' in South-western Uganda? in Tim Ingold e Elisabeth Hallan (Eds) Creativity and Cultural Imprositation, Oxford: Berg, p. 285-303. Tachi, J. et all. 2003. Ethnographic Action Research. UNESCO. New Delhi. Spiess, Maiko Rafael e Marcos Antônio Mattedi 2010 ?Da Associação à Dissolução da Rede Sociotécnica do Processador de Textos Fácil: Subsídios Para uma Etnografia da Tecnologia? Mana 16(2): 435-470. Roger Sanjek (ed.) 1990 Fieldnotes. The Making of Anthropology, Ithaca, London: Cornell University Press Poirier,J. & Clapier Valladon, S. & Raybaut (1983) 1995 Histórias de Vida - Teoria e Prática, Celta, Oeiras Peters, John Durham 2001 ?Seeing Bifocality: Media, Place, Culture? in: Akhil e James Ferguson (Eds) 2001Culture, Power, Place. Explorations in Critical Anthropology, Duke University Press. Postill, John 2006 Media and Nation Building. How the Iban became Malasians, Berghahn Books. Peirano, Mariza 1995 A favor da etnografia, Rio de Janeiro : Relume-Dumará. O?Neill, Brian J. & Pais de Brito, Joaquim 1991 Lugares de Aqui, Lisboa, D.Quixote O' Neill, B. J. 1988 "Reflexões sobre o Estudo de Caso Antropológico" in O estudo da História: Boletim dos Sócios da Associação de Professores de História, nº 5-6 (II série), p. 5-23. O'Neill, Brian 1984 Proprietários, Lavradores e Jornaleiras. Desigualdade Social numa Aldeia Transmontana, 1870-1978, Lisboa: Dom Quixote. Miller, Daniel et alli, 2016. How the World Changed Social Media. London: UCL Press. Miller, Daniel & Heather A. Horst. 2012. ?The Digital and the Human: A Prospectus for Digital Anthropology?. in Heather A. Horst & Daniel Miller. Digital Anthropology. London/New York: Berg Publishers. pp. 3-35. Miller, Daniel 2011 Tales of Facebook, Cambridge: Polity Press Lahire, B. (1996), ?La variation des contextes en sciences sociales: remarques épistémologiques?, Annales: Histoire, Sciences Sociales, 2, Março-Abril, pp. 381-407. Jorba, Juan M. García 2000 Diarios de Campo, CIS: Madrid. Hine, Christine 2000 Virtual Etnography, Sage Publications Gupta, Akhil and James Ferguson 1997 Anthropological locations: boundaries and grounds of a field science, University of California Press. Hume, Lynne and Jane Mulcock (Ed.) 2004 Anthropologists in the field: cases in participant observation, Columbia University Press. Garsten, Christine 2011 ?Ethnography in the Interface?. 'Corporate Social Responsability' as an Anthropological Field of Inquiry? in Ethographic Practice in The Present, Marit Melhuus et all (Ed.) New York, Oxford: Berghanh Books, pp.56-68 Ginsburg, Faye D.; Lila Abu-Lughood & Brian Larkin, 2002 Media Worlds. Anthropology on New Terrain. Berkeley: University of California Press. pp. 1-36. Fradique, Teresa 2003 Fixar o movimento representações da música rap em Portugal, Lisboa: Don Quixote. Fabian, Johanes 1983 Time and the Other. How Anthrpology makes its object, Columbia University Press Ethnologia (6-8), 1997, Nova Série, ?Trabalho de campo?, dossier org. por Maria Cardeira da Silva Dawson, C. 2002 Practical Research Methods. A user-friendly guide to mastering research techniques and projects, Oxford: How To Do Books Ltd. Cliford, James; George Marcus 1986 Writing Culture. The Politics and Poetics of Etnography, University of California Press Caria, Telmo H. (org.) 2002 Experiência Etnográfica em Ciências Sociais, Porto: Ed. Afrontamento Armbrust, Walter 2000 ?Introduction. Anxieties of Scale? in: Walter Armbrust (Ed.) 2000 Mass Mediations. New Approaches to Popular Culture in the Middle East and Beyond, University of California Press. American Anthropological Association Statement on Ethics, available online at the following web site: http://www.aaanet.org/stmts/ethstmnt.htm;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25