Sumários

Um etnógrafo no Parlamento: acesso, desafios metodológicos e dilemas éticos

14 Dezembro 2022, 19:00 Rita Sousa


Identificar as especificidades das abordagens etnográficas às instituições estatais e aos parlamentos e analisar as suas consequências teóricas e epistemológicas.

Avaliar diferentes estratégias de acesso ao terreno e as dimensões éticas inerentes à presença de um etnógrafo numa instituição política.

Analisar diferentes métodos e técnicas de investigação etnográfica numa instituição parlamentar, os desafios da sua aplicação e as suas consequências em termos de produção de conhecimento.

Comprar diferentes abordagens metodológicas e a suas implicações na investigação das práticas, discursos, interações, rotinas, rituais e performances que estruturam a vida quotidiana de uma instituição de representação política.

Sessão 10 - 14 de Dezembro

14 Dezembro 2022, 18:00 Rita Sousa


Um etnográfo no Parlamento: acesso, desafios metodológicos e dilemas éticos (João Mineiro)

Sessão de balanço e de discussão das várias metodologias apresentadas.

Sessão 9  - 7 de Dezembro

7 Dezembro 2022, 19:00 Rita Sousa


Semelhanças de família: problemas comparativos em três pesquisas no Sul da Europa

(Antonio Maria Pusceddu)

Embora a antropologia se defina como um saber eminentemente comparativo, os estatutos epistemológicos da comparação, bem com as modalidades e os procedimentos comparativos, continuam a ser objeto de debate. Alguns problemas teórico-metodológicos são abordados a partir de três pesquisas comparativas no Sul da Europa: (1) uma pesquisa desenvolvida por dois investigadores (entre Albânia-Grécia e Marrocos-Itália; (2) um projecto comparativo desenvolvido por uma de equipe (9 investigadores entre Grécia, Itália, Espanha e Portugal) e uma pesquisa individual (entre Itália e Portugal). Assumindo a noção de "semelhanças de família" como importante ponto de partida para refletir sobre as potencialidades e as limitações epistemológicas das etnografias comparativas, são discutidos os problemas de definição das escalas e dos espaços de comparação (o "Sul da Europa", a "Área mediterrânea"), as modalidades de comparação, bem como os usos críticos e reflexivos da abordagem comparativa na prática e na análise etnográfica.

Sessão 9  - 7 de Dezembro

7 Dezembro 2022, 18:00 Rita Sousa


António Pusceddu - Semelhanças de família: problemas comparativos em três pesquisas no Sul da Europa.

sessão 8 - 30 de Novembro

30 Novembro 2022, 19:00 Rita Sousa


O que implica fazer trabalho de campo em terrenos metropolitanos e com elites.