Métodos de Ensino e Avaliações
As sessões de seminário, com uma forte componente de análise crítica, terão como objecto prioritário textos seleccionados para cada um dos quatro grandes temas. Estes textos serão idealmente lidos pela turma previamente, e debatidos colectivamente, sendo recomendado construir os ensaios finais em torno deles. Serão distribuídas, adicionalmente, bibliografias específicas de: a) textos antropológicos úteis de cunho introdutório, e b) enciclopédias e dicionários de antropologia, bem como enciclopédias e dicionários das ciências sociais, igualmente úteis. A bibliografia será disponibilizada sempre em dois formatos: fotocópias e PDFs. Os mestrandos deverão utilizar as três bibliotecas próximas especializadas em antropologia: as do ISCTE/IUL (biblioteca geral), do CEAS/CRIA (Edifício I) e do ICS (ao lado do Edifício II). | A avaliação tomará em conta: a participação activa nos debates dos seminários; a demonstração de compreensão das leituras e de aprendizagem de novos conhecimentos; a redacção de um trabalho individual a entregar em papel A4 (5-10 pp.) sobre uma das quatro principais temáticas discutidas nos seminários; a delineação preliminar de metodologias concretas adequadas ao projecto individual de cada mestrando. Uma grelha (Guião) da estrutura do ensaio final será apresentada e discutida: irá envolver a comparação de um conceito, ideia ou tema metodológico comum a dois textos (preferivelmente de autores diferentes).