Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01189
Acrónimo :
01189
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


- Conhecer as metodologias de intervenção do Serviço Social e o seu percurso evolutivo; - Desenvolver competências de análise e aplicação das metodologias em Serviço Social.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Analisar as fases do método em Serviço Social; - Aplicar metodologias de intervenção individual e coletiva - Co-relacionar as metodologias de intervenção com os referenciais teóricos em Serviço Social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A dimensão conceptual das metodologias do Serviço Social 2. O conceito de metodologias, método e modelo 3. As fases do diagnóstico 4. Metodologias de intervenção individual e coletiva 5. Metodologias colaborativas e integradas no Serviço Social 6. Modelos de intervenção em Serviço Social

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos da unidade curricular orientam para a aquisição de conhecimentos e a sua aplicação ao exercício profissional através das metodologias, método e modelos de intervenção do Serviço Social. Os conteúdos programáticos situam as metodologias do Serviço Social num quadro teórico- metodológico aplicado a diferentes áreas de intervenção do assistente social. O Programa termina com os modelos, meios e instrumentos que permitem ao estudante compreender as fases de intervenção em Serviço Social.

Avaliação / Assessment


-Exposição dos conteúdos pelo professor. -Leitura, exposição e comentário de artigos ou casos práticos seleccionados pelo professor ou pelos alunos. -Análise e debate reflexivo sobre temas de Serviço Social, estabelecendo a relação com as metodologias de intervenção. | A avaliação contínua integra os seguintes elementos -1 teste escrito (40%) a realizar no período definido pelo calendário letivo -1 trabalho de grupo (40%) - Participação (20%) A avaliação final é realizada por exame de acordo com as datas do calendário letivo

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


-Exposição dos conteúdos pelo professor. -Leitura, exposição e comentário de artigos ou casos práticos seleccionados pelo professor ou pelos alunos. -Análise e debate reflexivo sobre temas de Serviço Social, estabelecendo a relação com as metodologias de intervenção

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O método de ensino aprendizagem estabelece uma articulação entre o conhecimento teórico e a intervenção do assistente social. Desenvolve-se o método expositivo, de forma a possibilitar a aquisição de conhecimento teórico e promover a reflexão e a análise, assim como a realização de exercícios práticos, em que se procura estimular a compreensão dos conhecimentos adquiridos e refletir sobre a sua aplicação num quadro de análise das dificuldades e das hipóteses de trabalho.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


West-Dunk, P. (2018) How to Be a Social Worker. Palgrave Viscarret, Juan (2007) Modelos y métodos de intervencion en Trabajo Social, Madrid, Alianza editorial Serrano, Maria Paz G.; Palomares, Rosa Maria E. (2016). Analisis y Diagnóstico en Trabajo Social. Tirant Humanidades, estudios de economia y sociologia. valência, Espanha Rogers, M. et al (2016) Developing skils for Social Work Practice, Sage Publ. Parker, Jonathan & Greta Bradley (2014) Social Work Practice, London, Learning Matters Lishman, Joyce (2018) Social Work: an introduction, Sage Publ. Koprowska, Juliet (2014) Communication & Interpersonal Skills in Social Work, London, Learning Matters Hodgson, David & Watts, L. (2017) Key Concepts & Theory in Social Work. Palgrave Davies, Martin (Edit) (2013). The Blackwell Companion to Social Work. 4ª Ed. Wiley-Blackwell.London

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Teater, Barbra (2014), An Introduction To Applying Social Work Theories And Methods, London, Open University Press Sousa, Paula e José Luís D'Almeida (2016) Avaliação Diagnóstica, Viseu, Ed. Psicosoma Santos, Clara C. et al (2013) Serviço Social Mutações e Desafios, Coimbra,Imprensa da Universidade de Coimbra Lindsay, Trevor (2013) Social Work Intervention, London, Learning Matters Fialho, Joaquim et al (2015) Diagnóstico Social, Lisboa, Edições Sílabo Carvalho, Irene e Carla Pinto (2014) Serviço Social Teorias e Práticas,Lisboa, edições Pactor

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16