Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
- Conhecer as metodologias de intervenção do Serviço Social e o seu percurso evolutivo; - Desenvolver competências de análise e aplicação das metodologias em Serviço Social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Analisar as fases do método em Serviço Social; - Aplicar metodologias de intervenção individual e coletiva - Co-relacionar as metodologias de intervenção com os referenciais teóricos em Serviço Social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A dimensão conceptual das metodologias do Serviço Social 2. O conceito de metodologias, método e modelo 3. As fases do diagnóstico 4. Metodologias de intervenção individual e coletiva (Apoio Social) 5. Metodologias colaborativas e integradas no Serviço Social 6. Modelos de intervenção em Serviço Social (Centrado na pessoa; Resolução de problemas; Desenvolvimento comunitário).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos da unidade curricular orientam para a aquisição de conhecimentos e a sua aplicação ao exercício profissional através das metodologias, método e modelos de intervenção do Serviço Social. Os conteúdos programáticos situam as metodologias do Serviço Social num quadro teórico- metodológico aplicado a diferentes áreas de intervenção do assistente social. O Programa termina com os modelos, meios e instrumentos que permitem ao estudante compreender as fases de intervenção em Serviço Social.
Avaliação / Assessment
- Avaliação ao longo do semestre - 1 teste individual (40%). - Trabalho grupo: Apresentação oral e debate reflexivo sobre temas de Serviço Social, estabelecendo a relação com as metodologias de intervenção, em sala de aula. A apresentação deve incluir o formato de poster cientifico (40%) - Participação - 20% A avaliação por exame - 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
-Exposição dos conteúdos pelo professor. -Leitura, exposição e comentário de artigos ou casos práticos seleccionados pelo professor ou pelos alunos. -Análise e debate reflexivo sobre temas de Serviço Social, estabelecendo a relação com as metodologias de intervenção.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O método de ensino aprendizagem estabelece uma articulação entre o conhecimento teórico e a intervenção do assistente social. Desenvolve-se o método expositivo, de forma a possibilitar a aquisição de conhecimento teórico e promover a reflexão e a análise, assim como a realização de exercícios práticos, em que se procura estimular a compreensão dos conhecimentos adquiridos e refletir sobre a sua aplicação num quadro de análise das dificuldades e das hipóteses de trabalho.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cimarolli, V. R.; Boerner, K. (2005) Social Support and Well-Being in Adults Who Are Visually Impaired. J. Visual. Impair. Blind. 2005, 68399 (9), 521–534 Peláez, Antonio López; Diez, Esther Raya (2017) Social Work Research and practice. Contributing to a science of social work. Social Work series Aranzadi. Ed Thomson Reuters Aranzadi. Navarra/Spain. Serrano, Maria Paz Garcia-Longoria y Palomares, Rosa Maria Esteban (2016) Análisis Diagnóstico en Trabajo Social. ISBN 978-84-1678-614-5. Estúdios de economia y sociologia. Tirant Humanidades, Ed. Valência/Espanha Taylor, S. E. (2011)Social Support: A Review. The Oxford handbook of health psychology,1,189–214. Wild, T.; Herzberg, T. S.; Hicks, M. (2023) The Changing Role of Teachers of Students with Visual Impairments in North America 738 during the Initial Response to the COVID-19 Pandemic. Br. J. Vis. Impair. 2023, 41 (4), 887–899.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
West-Dunk, P. (2018) How to Be a Social Worker. Palgrave Teater, Barbra (2014), An Introduction To Applying Social Work Theories And Methods, London, Open University Press Sousa, Paula e José Luís D'Almeida (2016) Avaliação Diagnóstica, Viseu, Ed. Psicosoma Santos, Clara C. et al (2013) Serviço Social Mutações e Desafios, Coimbra,Imprensa da Universidade de Coimbra Lindsay, Trevor (2013) Social Work Intervention, London, Learning Matters Fialho, Joaquim et al (2015) Diagnóstico Social, Lisboa, Edições Sílabo Carvalho, Irene e Carla Pinto (2014) Serviço Social Teorias e Práticas,Lisboa, edições Pactor Viscarret, Juan (2007) Modelos y métodos de intervencion en Trabajo Social, Madrid, Alianza editorial Koprowska, Juliet (2014) Communication & Interpersonal Skills in Social Work, London, Learning Matters Hodgson, David & Watts, L. (2017) Key Concepts & Theory in Social Work. Palgrave Davies, Martin (Edit) (2013). The Blackwell Companion to Social Work. 4ª Ed. Wiley-Blackwell.London
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-05